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Por Volkswagen do Brasil
Atenta às tendências de mercado e às mudanças no
comportamento dos consumidores, uma das estratégias da Volkswagen do Brasil é o
desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para
estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca.
A Volkswagen aposta em duas frentes de atuação: a dos games
interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de
treinamento para funcionários da sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil.
O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com
relação às ações criativas e divertidas propostas pela marca e investir em
jogos inovadores.
"Quando decidimos criar um game, vários itens são
levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e
explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da
importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis
de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre
outros", disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação
da Volkswagen do Brasil.
Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o Missão
SpaceCross, primeiro jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen
para treinamento de funcionários da Rede de Concessionárias da marca. A
proposta do game é oferecer uma nova ferramenta de capacitação à rede, além de
muito mais praticidade e conforto, já que o participante pode acessar o
conteúdo à distância e na hora que lhe for mais conveniente.
No Missão SpaceCross, o funcionário assume o papel de
"Agente Especial Volkswagen" e encara a concorrência, que tenta
impedir o lançamento do Space Cross no mercado. Cheio de ação, mistério,
aventura, além de muita informação, o jogo envolve o participante em um roteiro
que vai do sul ao norte do Brasil, encarando quebra-cabeças, jogos de
habilidade e conhecimento, além de muitos momentos engraçados. No Missão
SpaceCross, é possível também aprender sobre o público-alvo do modelo e suas
principais características.
"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso
treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no
desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito
eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do
curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área
responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no
País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500
profissionais.
A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O
Super Trunfo on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma
Messenger (programa de mensagens instantâneas da Microsoft) na América Latina,
como uma ferramenta de branding para a Volkswagen. Com as cartas representando
toda a linha de veículos da marca, o game alcançou a média de 1 milhão de
partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores
ações de comunicação feitas por meio do programa, além dos prêmios MMonline,
Abanet e Aberje.
A partir daí, a Volkswagen criou uma série de jogos, tais
como: o CrossFox Ágil, game que permite que o usuário enfrente uma trilha cheia
de obstáculos e aventura; Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador
que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com
foco na formação do condutor consciente; entre outros.
Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse o novo site da
marca (www.volkswagen.com.br), clique na seção "Planeta Volkswagen"
e, em seguida, em "Games". Link:
www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/games.html
Educação no trânsito
O jogo Autopolis foi desenvolvido pela Fundação Volkswagen e
tem o objetivo de conscientizar jovens (futuros condutores) com relação ao
trânsito. Trata-se de um game de computador, que pode ser jogado por até quatro
participantes, no qual cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o
processo e cria situações para refletir sobre atitudes conscientes no trânsito.
No jogo, cartas virtuais podem ser usadas como acessórios,
providências, vantagens ou para se movimentar pela cidade virtual, que possui
limite de velocidade, semáforos, radares, porém os infratores estão sujeitos a
penalidades, caso não respeitem a legislação de trânsito.
O Autopolis foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game
Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da
Universidade de São Paulo (USP). Foram necessários dez meses de pesquisa para a
concepção do jogo.
Aplicativos para IPad
Além dos games, outra das inovações da Volkswagen é o uso de
aplicativos para iPad. A última novidade é o SpaceCross – A lenda do Saci,
aplicativo usado na campanha do modelo, desenvolvido pela agência AlmapBBDO.
Trata-se de um livro interativo que conta a história da mais famosa lenda do
folclore brasileiro, narrada por João Gordo, apresentador e vocalista da banda
de rock "Ratos de Porão".
O Saci é conhecido por pregar peça nas pessoas. Ele aparece
em todo o Brasil e, em cada região, ganha um nome diferente. No livro interativo,
o leitor pode descobrir todos os seus apelidos, fazer o Saci pular em uma perna
só, ver como ele assusta os viajantes e faz trança na crina dos cavalos.
Durante a aventura, o Space Cross brinca com o Saci até conseguir capturá-lo.
A lenda é contada através de animações em 3D, acompanhadas
por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário
ainda pode conhecer todos os detalhes do SpaceCross da Volkswagen.
Outros modelos que tiveram ações interativas para iPad foram
o SpaceFox e o Tiguan. Na campanha do SpaceFox, o aplicativo permite que o
usuário crie desenhos inusitados a partir da imagem do modelo e reforça a
ligação da Volkswagen com os consumidores que são o alvo da campanha: jovens
independentes que gostam de novidades e aventuras.
Já na campanha do Tiguan, o aplicativo possibilita que o
leitor coloque os dedos em locais indicados na tela para que o modelo estacione
entre eles, fazendo menção à tecnologia Park Assist II.
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