domingo, 15 de abril de 2012

Volkswagen aposta em jogos virtuais para interagir com consumidores e treinar Rede de Concessionárias


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Por Volkswagen do Brasil

Atenta às tendências de mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, uma das estratégias da Volkswagen do Brasil é o desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca.

A Volkswagen aposta em duas frentes de atuação: a dos games interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de treinamento para funcionários da sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil. O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas e divertidas propostas pela marca e investir em jogos inovadores.

"Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros", disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil.

Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o Missão SpaceCross, primeiro jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen para treinamento de funcionários da Rede de Concessionárias da marca. A proposta do game é oferecer uma nova ferramenta de capacitação à rede, além de muito mais praticidade e conforto, já que o participante pode acessar o conteúdo à distância e na hora que lhe for mais conveniente.

No Missão SpaceCross, o funcionário assume o papel de "Agente Especial Volkswagen" e encara a concorrência, que tenta impedir o lançamento do Space Cross no mercado. Cheio de ação, mistério, aventura, além de muita informação, o jogo envolve o participante em um roteiro que vai do sul ao norte do Brasil, encarando quebra-cabeças, jogos de habilidade e conhecimento, além de muitos momentos engraçados. No Missão SpaceCross, é possível também aprender sobre o público-alvo do modelo e suas principais características.

"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais.

A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O Super Trunfo on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger (programa de mensagens instantâneas da Microsoft) na América Latina, como uma ferramenta de branding para a Volkswagen. Com as cartas representando toda a linha de veículos da marca, o game alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa, além dos prêmios MMonline, Abanet e Aberje.

A partir daí, a Volkswagen criou uma série de jogos, tais como: o CrossFox Ágil, game que permite que o usuário enfrente uma trilha cheia de obstáculos e aventura; Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente; entre outros.

Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse o novo site da marca (www.volkswagen.com.br), clique na seção "Planeta Volkswagen" e, em seguida, em "Games". Link: www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/games.html

Educação no trânsito

O jogo Autopolis foi desenvolvido pela Fundação Volkswagen e tem o objetivo de conscientizar jovens (futuros condutores) com relação ao trânsito. Trata-se de um game de computador, que pode ser jogado por até quatro participantes, no qual cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o processo e cria situações para refletir sobre atitudes conscientes no trânsito.

No jogo, cartas virtuais podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou para se movimentar pela cidade virtual, que possui limite de velocidade, semáforos, radares, porém os infratores estão sujeitos a penalidades, caso não respeitem a legislação de trânsito.

O Autopolis foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). Foram necessários dez meses de pesquisa para a concepção do jogo.

Aplicativos para IPad

Além dos games, outra das inovações da Volkswagen é o uso de aplicativos para iPad. A última novidade é o SpaceCross – A lenda do Saci, aplicativo usado na campanha do modelo, desenvolvido pela agência AlmapBBDO. Trata-se de um livro interativo que conta a história da mais famosa lenda do folclore brasileiro, narrada por João Gordo, apresentador e vocalista da banda de rock "Ratos de Porão".

O Saci é conhecido por pregar peça nas pessoas. Ele aparece em todo o Brasil e, em cada região, ganha um nome diferente. No livro interativo, o leitor pode descobrir todos os seus apelidos, fazer o Saci pular em uma perna só, ver como ele assusta os viajantes e faz trança na crina dos cavalos. Durante a aventura, o Space Cross brinca com o Saci até conseguir capturá-lo.

A lenda é contada através de animações em 3D, acompanhadas por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário ainda pode conhecer todos os detalhes do SpaceCross da Volkswagen.

Outros modelos que tiveram ações interativas para iPad foram o SpaceFox e o Tiguan. Na campanha do SpaceFox, o aplicativo permite que o usuário crie desenhos inusitados a partir da imagem do modelo e reforça a ligação da Volkswagen com os consumidores que são o alvo da campanha: jovens independentes que gostam de novidades e aventuras.

Já na campanha do Tiguan, o aplicativo possibilita que o leitor coloque os dedos em locais indicados na tela para que o modelo estacione entre eles, fazendo menção à tecnologia Park Assist II.

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