VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa VW do Brasil
Durante o Salão do Automóvel de Pequim, a Volkswagen
apresentou as novidades do "Projeto Carro do Povo" (PCP), como o
"Hover Car" (carro flutuante), o "Music Car" (carro
musical) e a "Smart Key" (chave inteligente). São três conceitos
tecnológicos criados por usuários de uma plataforma online e posteriormente
desenvolvidos pela Volkswagen.
Com o "Hover Car", um automóvel urbano ecológico
de dois lugares que flutua sobre o solo, a Volkswagen está apresentando o
estudo de um veículo sem emissões que poderá, no futuro, trafegar por uma rede
de caminhos eletromagnéticos. "As ideias criativas do 'Projeto Carro do
Povo' nos possibilitaram uma valiosa visão dos desejos dos motoristas
chineses", afirma Simon Loasby, chefe de Design do Grupo Volkswagen na
China. "A tendência favorece carros seguros que possam navegar com
facilidade em vias superlotadas e tenham um design pessoal, emocionante e
empolgante."
O "Music Car" expressa o desejo de muitos chineses
por um design automotivo personalizado . Equipado com diodos emissores de luz
(LED) orgânicos, o veículo modifica sua cor externa de acordo com a escolha de
músicas feita pelo motorista. Mais do que nunca, o carro torna-se assim uma
forma de expressão e manifestação para condutores jovens.
A "Smart Key", também desenvolvida dentro do
projeto e atualmente exibida no Salão de Pequim, conduz a uma forte integração
das tecnologias online nos veículos. A fina chave, com nove milímetros, tem uma
tela de toque com alta resolução que mantém o motorista a par do nível do
tanque de combustível, das condições climáticas e da segurança do veículo por
meio da rede 3G. Também é possível monitorar o veículo de uma perspectiva
aérea, através de transmissão por satélite em tempo real.
"O 'Projeto Carro do Povo' na China marca o início de
uma nova era do design automotivo", comentou Luca de Meo, diretor de
Marketing do Grupo Volkswagen. "Nós não estamos mais apenas construindo
carros para os clientes, mas junto com eles. Ao mesmo tempo, iniciamos um
diálogo nacional que nos dá uma visão mais profunda das preferências de design,
necessidades e exigências dos consumidores chineses", disse Luca de Meo.
Devido à grande demanda e à qualidade excepcional das
contribuições recebidas, o PCP, originalmente previsto para durar um ano, foi
estendido por prazo indefinido. Além disso, uma nova fase do projeto será
lançada nos próximos meses, quando os usuários poderão não apenas enviar suas
ideias sobre design, personalização e conectividade para a mobilidade no
futuro, mas também oferecer sugestões sobre o meio-ambiente. As propostas serão
avaliadas inicialmente por toda a comunidade de usuários. Em um segundo passo,
especialistas irão analisar as ideias e premiar os vencedores.
"As descobertas do 'Projeto Carro do Povo' irão
influenciar, a longo prazo, a estratégia de produtos da Volkswagen",
explicou de Meo. "O design de nossos modelos, porém, vai continuar a
refletir as tradições da marca Volkswagen. Se, em algum momento do futuro, produzirmos
um veículo do 'Projeto Carro do Povo', ele irá combinar as opiniões dos
clientes com a tradição da marca", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.