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Por Secco Consultoria de Comunicação
O BMW 118i, que acaba de chegar ao Brasil, mostrará ao
mercado as vantagens da tendência da indústria automobilística em adotar o
downsizing de motor. Em lugar do original 2.0 aspirado, com 136 cv de potência,
o automóvel apresenta um 1.6 turbo com 170 cv. Ou seja, com a adoção do turbo Garrett,
a marca alemã reduziu o peso do veículo, liberou espaço no cofre do motor e,
ainda, elevou as curvas de torque em 38,6% (25,5 mkgf), a 1.500 rpm, em vez de
18,4 mkgf, a 3.000 rpm do motor 2.0, e de potência em 25% (170 cv contra 136
cv).
Além disso, o carro reduziu para 7,5 segundos o tempo para
fazer de 0 a 100 km/h - o modelo com motor 2.0 atinge essa velocidade em 10,1
segundos. Também em consumo de combustível apresenta vantagem significativa,
com 13,9 km/l em uso urbano, em relação aos 9,4 km/l da versão 2.0.
Outra vantagem do BMW 118i com o motor 1.6 turbo está na
maior velocidade máxima, de 225 km/h. O modelo anterior, com motor de 2.0l,
chega a 210 km/h. Em termos ambientais o novo modelo também é mais eficiente e
“limpo”, com a emissão de CO2 reduzida de 143 g/km do motor 2.0 aspirado para
134 g/km do motor 1.6 turbo.
Carcaça dividida
O turbo Garrett que equipa o novo BMW 118i foi desenvolvido
em conjunto entre as engenharias da BMW e da Honeywell para promover o
downsizing do motor. É um modelo MGT1549DZL que apresenta, como principal
diferencial de tecnologia, o coletor de escape tubular, em aço inox, soldado na
carcaça de turbina dividida em duas volutas, como em turbos usados em veículos
comerciais pesados.
O coletor de escape tubular é bem mais leve que o
tradicional, fundido, e proporciona aquecimento mais rápido da turbina e também
do catalisador. Com o coletor de escape especialmente dimensionado, permite o
aproveitamento dos pulsos de pressão oriundos do movimento alternativo dos
pistões do motor, o que aumenta a pressão de sobrealimentação em baixas
rotações e promove melhor lavagem dos cilindros, resultando em desempenho mais
eficiente associado à economia de combustível e à consequente redução de emissão
de CO2.
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