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Por Volkswagen do Brasil
Importantes sistemas de segurança, freios ABS e airbags
estão sendo implementados cada vez mais nos modelos Volkswagen. Com a chegada
da linha 2013, a Saveiro Cross passa a contar, de série, com freios ABS e
airbags frontais para o motorista e passageiro. A versão aventureira da picape
agora traz também como equipamento standard faróis com a função Coming &
Leaving Home e, internamente, pedaleira em alumínio e inscrição
"Cross", também em alumínio, na soleira interna das portas.
A ampliação da oferta de veículos com freios ABS e airbags
de série é algo que tem se tornado comum na linha Volkswagen. No início do ano,
esses sistemas de segurança passaram a ser equipamentos de série para os
modelos Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend. Em 2011,
junto com as atualizações visuais, a linha Polo Hatch e Sedan passou a contar
com freios ABS e duplo airbag desde as versões de entrada.
Os freios ABS e o duplo airbag de série já estavam presentes
em alguns modelos nacionais ou fabricados na Argentina, como a picape Amarok, o
Golf, o Space Cross, o CrossFox, o Fox Prime e o SpaceFox Sportline. Além
desses, toda a gama de modelos importados pela Volkswagen da Europa e América
do Norte já conta com esses dispositivos, como os utilitários esportivos
Touareg e Tiguan, o Passat Sedan e o Passat Variant, o Passat CC e todas as
versões do Jetta.
A Saveiro Cross 2013 tem preço sugerido de R$ 49.220. A
picape, que passou a contar com freios ABS e airbags de série - além de
incorporar também pedaleiras e soleiras das portas de alumínio e faróis com
função Coming & Leaving Home, que acende os faróis automaticamente ao
entrar e sair do carro, iluminando a área ao redor do veículo - teve um
acréscimo em seu preço normal de apenas R$ 1.540, um custo relativamente baixo
se esses equipamentos fossem adquiridos separadamente ou se comparado aos
preços de mercado.
A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os
automóveis de passageiros e comerciais leves vendidos no Brasil deverão contar
com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já
existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos
30% dos veículos de cada fabricante.
ABS: segurança ativa
O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas
do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de
aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em
frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer
manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.
Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância
necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A
eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela
maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do
seguro.
Airbags: segurança passiva
Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos
ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As
bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar
a desaceleração brusca do veículo, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes
contra o volante ou o painel do carro.
É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de
segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Em
uma colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para
fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos
airbags seja mais efetiva
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