VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Secco Consultoria de Comunicação
A Dana comemora,
este mês, 65 anos de atividades no Brasil. A empresa, que tem sua história
estreitamente ligada à introdução da indústria automobilística no País, vive um
novo momento com crescimento nos seus negócios na região do Mercosul e com o
lançamento de novas tecnologias.
“No ano passado
demos um importante passo para ampliar nossa presença no mercado e fortalecer
ainda mais nossa participação dentro das operações mundiais da Dana”, explica
Harro Burmann, presidente da Dana na América do Sul. “A estratégia da empresa
para se tornar o único fornecedor, em toda a região, de sistemas completos de
driveline já resultou na conquista de novos negócios e no fortalecimento das
operações brasileiras, com a valorização do potencial, da competência e do
talento brasileiros”, explica o executivo.
Precursora da
indústria automobilística brasileira
No dia 10 de
julho de 1947, nascia no Rio Grande do Sul a Albarus, hoje Dana. Fundada pelo
imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus, a então Albarus Cia. começou, antes
mesmo da instalação das principais montadoras, durante osanos 50, como uma
pequena oficina mecânica de precisão e, gradualmente, especializou-se na
produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam
pelo País.
Em 1948, para
atender à solicitação de um cliente que desejava adquirir mil cruzetas, a
Albarus diversificou a sua linha de produtos e passou a fabricar o importante
componente. A encomenda foi feita pela empresa Figueiras, de Porto Alegre, e
tinha como destino o mercado de reposição de autopeças para os veículos
utilitários da marca Jeep.
Pouco depois, a Ford
"descobriria" a Albarus. O primeiro pedido da fabricante
norte-americana mudou o destino da empresa e marcou o início da produção de
cruzetas para as montadoras, ainda para o mercado de reposição, pois a
indústria automotiva brasileira só se estabeleceria alguns anos depois, no
final dos anos 50.
Em 1955, por uma
sugestão da Ford, Ricardo Albarus aproximou-se da Dana Corporation - então
Spicer Manufacturing Co., fabricante norte-americana de eixos cardans - em
busca de novas tecnologias. Essa associação selou o início das atividades da
Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos EUA. Em
pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a
partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para
as montadoras de veículos instaladas no Brasil.
No ano de 1993 a
empresa dava seus primeiros passos em direção a um mercado cada vez mais
globalizado. Ainda conhecida por Albarus, passou por um período de transição,
que introduziu o nome Dana Albarus no mercado brasileiro. Alguns anos depois, a
marca Dana ganhou o destaque esperado, mas o nome Dana Albarus permanece ainda
hoje como uma referência de qualidade no mercado.
Em 2011, a Dana
fez um importante movimento e tornou-se o único fornecedor de sistemas
completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda
a América do Sul. A empresa passou a fabricar uma nova família completa de
eixos dianteiros na unidade de Sorocaba, que resultou no investimento de US$
150 milhões, o maior já feito pela companhia fora dos Estados Unidos.
Esse movimento da
Dana para a produção de eixos médios e pesados, iniciada em outubro do ano
passado na planta de Sorocaba, permitiu o aumento nas vendas anuais em cerca de
US$ 400 milhões e elevou o faturamento na América do Sul para US$ 1,5 bilhão.
Os eixos e cardans são fornecidos para as principais montadoras instaladas no
Mercosul, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Toyota, entre
outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.