domingo, 24 de março de 2013

A Ford divulgou as metas de seus programas globais de sustentabilidade para os próximos anos



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Imprensa Ford

 A Ford divulgou as metas de seus programas globais de sustentabilidade para os próximos anos, com reduções expressivas no consumo de água e energia, na emissão de gases de efeito estufa e volume de resíduos destinado a aterros. Para isso, diversas ações estão sendo desenvolvidas nas fábricas da empresa no Brasil e em todo o mundo.

Um dos objetivos da Ford é reduzir em 30% globalmente a quantidade de água utilizada por veículo produzido, de 2009 até 2015. No Brasil, os resultados tem sido expressivos nessa área: nos últimos cinco anos, houve uma redução de 23% no consumo absoluto e de 16% por veículo produzido, o que representa um total de 307 milhões de litros.

Outras metas globais da Ford são a redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa nas fábricas, entre 2010 e 2025, e de 25% no consumo médio de energia por veículo produzido, entre 2011 e 2016. Já o volume de resíduos destinados a aterros deve cair 40%, para apenas 6 kg por veículo até 2016. No período de 2007 a 2011, esse número também foi reduzido 40%, de 17 kg para 10 kg por veículo.

Metas ambiciosas

Para atingir esses objetivos ambiciosos, o plano da Ford cobre todos os aspectos da produção. Ele envolve desde a parceria com fornecedores para o uso de embalagens ecológicas até o envolvimento dos empregados na redução do desperdício de alimentos nos refeitórios e outras iniciativas.

"A redução do desperdício é uma parte essencial da nossa estratégia para construir um sistema de manufatura de classe mundial", diz John Fleming, vice-presidente executivo de Relações Trabalhistas e Manufatura Global da Ford. "Com processos padronizados de redução do desperdício em nossas fábricas globais, estamos melhorando a qualidade de vida das comunidades onde atuamos."

Essa estratégia traz também resultados financeiros. Para se ter uma ideia, apenas com a reciclagem de sucata de metal nos Estados Unidos e Canadá a Ford obteve uma receita de US$225 milhões em 2012. O novo plano quinquenal de redução de desperdícios faz parte do compromisso da empresa com o conceito "Reduzir, reusar e reciclar", aplicado em todos os seus veículos e instalações.

A Ford continua a perseguir essas metas investindo na prevenção, redução, reuso e reciclagem de resíduos. Outras ações de médio prazo incluem:


  •     Identificar os cinco principais resíduos gerados em cada fábrica e desenvolver planos para sua redução, com acompanhamento dos resultados;
  •     Reduzir os resíduos aproveitando o Sistema de Produção Ford - um sistema de produção global disciplinado, flexível e continuamente aprimorado, com uma série de princípios para a manufatura eficiente;
  •     Melhorar os processos de separação de resíduos para facilitar o reuso e reciclagem;
  •     Investir em novas tecnologias para reduzir o desperdício, como a usinagem a seco; e
  •     Expandir os programas de gerenciamento de tipos específicos de resíduos, como partículas metálicas de usinagem e borra de tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.