segunda-feira, 11 de março de 2013

Slogans que marcaram os 60 anos de propaganda da Volkswagen do Brasil



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 Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

As campanhas publicitárias da Volkswagen do Brasil são uma marca registrada da empresa. Sempre criativas e irreverentes, elas ajudaram a fortalecer e ressaltar as principais características dos produtos da marca: inovação tecnológica, qualidade, conforto e segurança. Os slogans ou "assinaturas" criados para a Volkswagen do Brasil ao longo dos seus 60 anos de Brasil (que serão completados em 23 março de 2013), foram essenciais para o sucesso e grande repercussão das propagandas da marca.

Para o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Artur Martins, "a conexão com o público é feita por meio de histórias relacionadas ao dia a dia das pessoas, contadas de uma forma original, criativa e autêntica, sempre com um 'tom de voz' Volkswagen, reforçando não somente a relação emocional com a marca, mas também as características e atributos de cada um dos produtos. O slogan segue esta mesma linha de comunicação, ressaltando também a imagem e os valores de marca junto aos seus consumidores. O conjunto desses quesitos é o grande diferencial da propaganda da Volkswagen.".

A "receita" usada pela marca deu certo e trouxe importantes reconhecimentos para a marca. Por 20 vezes, os anúncios da Volkswagen, feitos em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO, receberam o maior prêmio da publicidade mundial em Cannes.

Anos 60

O Bom senso em automóvel e o Bom senso sobre rodas


Os slogans "O Bom senso em automóvel" e o "Bom senso sobre rodas" foram os primeiros a serem utilizados pela Volkswagen do Brasil em seus anúncios. Eles surgiram no início dos anos 60, em um momento em que a empresa tinha se estabelecido no País e vinha se consolidando no mercado brasileiro, com a fabricação do Fusca e da Kombi.

Com estas assinaturas, a Volkswagen buscava reforçar a imagem de uma empresa que ao fabricar seus produtos buscava aliar qualidade, versatilidade e economia no consumo de combustível, que eram marcas registradas que destacavam os veículos da Volkswagen e que fazia com que ganhassem a preferência do grande público; com valores acessíveis, aí estaria o bom senso.

Ao menos isso é o que sugere uma propaganda, sobre o Fusca, veiculada em 1960, e que trazia os seguintes dizeres: "Em cada um de seus detalhes, desde o fabuloso motor refrigerado a ar até a direção suave e ao mesmo tempo segura, está presente o bom senso de seus construtores, que conseguiram fazer um automóvel que oferece a melhor soma de vantagens técnicas que o seu dinheiro pode comprar".

Anos 70

A marca que conhece nosso chão


"A marca que conhece nosso chão" foi a assinatura que passou a ser utilizada no fim dos anos 70. Buscava-se então identificar, cada vez mais uma marca que já era conhecida dos brasileiros com o Brasil. Reforçava-se assim a ideia de uma empresa brasileira que fazia veículos para as estradas brasileiras, fossem elas quais fossem, desde áreas urbanas até áreas mais afastadas e não pavimentadas. Os anúncios desse período procuravam mostrar os veículos da Volkswagen nas mais diferentes paisagens.

Anos 80

30 anos de liderança e tecnologia


Em comemoração aos 30 anos da Volkswagen do Brasil, no ano de 1983, a Volkswagen utilizou a assinatura "30 anos de liderança e tecnologia" em muitos de seus anúncios, ressaltando não apenas o seu tempo de atuação no mercado brasileiro, mas também a constante busca por inovações tecnológicas agregadas a seus produtos e a liderança que a Volkswagen matinha nesse período em número de veículos vendidos.

Qualidade e tecnologia do líder

Os slogan "Qualidade e tecnologia do líder" apareceu ainda na segunda metade da década de 1980. Sempre ressaltando a liderança da Volkswagen em número de veículos vendidos no mercado brasileiro e sua preocupação em manter um elevado padrão tecnológico em seus produtos. É preciso destacar também que na década de 1980, justamente quando esse slogan apareceu, o tema da qualidade era um assunto que estava em voga junto à indústria brasileira como um todo.

Você conhece, Você confia.

O slogan "Você conhece Você confia" surgiu em 1988 e foi escolhido por meio de um concurso nacional realizado pela própria Volkswagen do Brasil. A frase é de autoria do paulista Francisco Carlos Fontanelli, que recebeu como prêmio um automóvel Gol Cl. Ela foi escolhida entre mais de 140 mil sugestões.

Ao anunciar o resultado do concurso, Heinz Gundlach, Diretor-Presidente da Volkswagen do Brasil na época, informou que o novo slogan fazia parte de um programa de identificação corporativa que a empresa estava desenvolvendo. Entre os objetivos, estavam os de aumentar o grau de exposição da marca frente à concorrência, destacar fatores decisivos para o consumidor – como segurança na compra e eficiência na utilização e no serviço –, valorizar o conceito da marca como conforto, segurança e desempenho, e realçar o elevado padrão tecnológico de seus produtos.

A ideia de se criar um novo slogan por intermédio de um concurso foi decidida para sua maior legitimidade, pois acabaria refletindo não apenas o que a empresa poderia pensar de si própria, mas sim um elemento referencial nascido da experiência popular. Dentre as milhares de frases recebidas, foram escolhidas as cinco mais representativas. Antes de escolher a vencedora - Você conhece, Você confia – foi realizada uma pesquisa para sentir a opinião do público em relação ao slogan, com resultados surpreendentes.

Anos 2000

Perfeito para sua vida


A assinatura "Perfeito para sua vida" surgiu mais ou menos em 2005, trazendo com ele a ideia de um veículo para todos os estilos, segmentos e ocasiões, ou seja, para todos os públicos. Ressalta ainda os valores da marca, tais como: alta tecnologia, acessibilidade, design contemporâneo, resistência, durabilidade, confiabilidade, modernidade e inovação.

Das Auto

Das Auto, que em português significa "O carro", é a assinatura utilizada pela matriz da Volkswagen desde 2007 e no Brasil desde 2008, até hoje. Ela apareceu pela primeira vez no comercial do "cachorro-peixe", produzido para a campanha do SpaceFox. Essa assinatura visa um alinhamento mundial da Volkswagen, entre a matriz alemã de onde a assinatura partiu, com as suas filiais espalhadas pelo mundo.

Em julho de 2012, a Volkswagen do Brasil reforçou a assinatura "Das Auto" com o filme "O cara". A campanha, que também contou com o jogador de futebol e embaixador da marca Neymar Jr., destacou os valores da Volkswagen como inovação e proximidade com o povo brasileiro, além de explicar como é importante fazer a diferença, utilizando imagens do Mahatma Gandhi, que mudou o mundo ao lutar contra os preconceitos e a violência; do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que quebrou recordes e fez do esporte sua bandeira pelo Brasil, e da seleção brasileira de futebol, que leva a imagem do País pelo mundo afora por meio da técnica de seus craques.

Slogans marcantes dos modelos

Brasília

1973 - VW 1600 Brasilia. A Nova dimensão de um carro

O slogan reforçava a ideia de um carro feito com a mesma plataforma de um compacto, o Fusca, mais com dimensões maiores

Passat

1974 – Passat Muito Prazer.
O slogan era simples e direto. Tratava-se da apresentação do Passat brasileiro, lançado em 1974.

1983 – Passat (Iraque) – Passat. Uma Potência Econômica.
Buscava ressaltar a nova potência do motor da versão lançada nesse período, porém que ao mesmo tempo mantinha uma economia do consumo de combustível.

Karmann-Ghia e o SP

1974 – Karmann-Ghia TC/ VW SP. A beleza inteligente.

Gol

1980 – Gol, o carro que une razão e emoção.

1983 – Gol, a razão da emoção.

2000 – Gol, a 13 anos o carro mais vendido do país.

Nos anos 80, a história da publicidade da Volkswagen do Brasil teve um novo e grande impacto com o lançamento do Gol que, assim como o Fusca, iniciou sua própria trajetória de sucesso. O slogan "O carro que une razão e emoção", juntou os atributos que os brasileiros passaram a admirar tanto que, anos depois, justificariam a adoção de um novo conceito: O carro mais querido do Brasil.

Parati

1982 – Voyage Parati.Uma nova geração de espaço.
Criado durante o lançamento da Parati, o slogan procurava ressaltar o espaço interno que o modelo oferecia.

2001 – Parati e Saveiro Summer. Uma série especial dos carros mais jovens do país.

2002 – Parati a Station mais jovem do país.

O objetivo destes dois slogans (2001 e 2002) foi chamar a atenção para carros voltados ao público jovem.

Apollo

1990 – Apollo. O mais novo Volkswagen.

Lançado em um momento onde o que predominava era a Autolatina a união entre a Volkswagen e a Ford, e os carros de ambas eram muito parecidos, era preciso então reforçar o lançamento de um Volkswagen e marcar as diferenças.

Golf

1995 – Golf. O carro mais vendido na Europa.

1999 – Novo Golf. O mais que perfeito.

2001 – Golf. Um dos maiores prazeres que você pode ter.

O Golf começou a ser comercializado no mercado brasileiro em 1994, sendo o primeiro automóvel importado da marca Volkswagen a ser vendido no Brasil. Em 1999, o Golf começou a ser produzido no País, na então, recém inaugurada, fábrica da Volkswagen localizada em São José dos Pinhais, Paraná. As primeiras campanhas publicitárias buscavam ressaltar as qualidades do modelo.

Polo

1997 – Novo Polo Classic. O carro made in the world
O slogan marcou o momento em que o Polo Classic foi lançado na Europa.

2002 – Novo Polo.Tudo de melhor esta aqui.
Neste ano, a campanha de introdução do Polo Hatch refletiu um grande passo da Volkswagen em direção à modernidade, inaugurando uma nova classe no mercado, a dos carros compacto premium. Com o tema "Tudo de melhor está aqui", a campanha usava detalhes das linhas arrojadas do modelo como ícones visuais, embalados pela trilha sonora "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes.

2003 – Novo Polo Sedan. Um senhor carro. Sem ser um carro de senhor.
O slogan destacou as qualidades que o Polo tem, em questões de tecnologia, conforto, segurança, design, entre outros, mas, ao mesmo tempo, destaca que o modelo é um carro para todos os públicos.

Santana

2000 – Santana. Um grande carro no tamanho certo.

Saveiro

2000 - Nova Saveiro. A Geração III da pick-up que leva você a qualquer lugar

Fox

2003 – Compacto para quem vê. Gigante para quem anda.

No final de 2003, entrava no ar mais uma grande campanha, a do Fox, que chegava para revolucionar o segmento dos carros compactos. O tema da comunicação "Compacto para quem vê. Gigante para quem anda." conseguiu traduzir exatamente a relação entre o tamanho externo do carro e o seu generoso espaço interno. Na tevê, a apresentadora e ex-top model Ana Hickmann foi a garota-propaganda da campanha.


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