quarta-feira, 10 de abril de 2013
Volkswagen comemora 10 milhões de unidades produzidas da "Família Gol"
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Volkswagen
A Volkswagen do Brasil acaba de celebrar o marco histórico de 10 milhões de unidades produzidas da "família" de veículos de maior sucesso da indústria automotiva nacional: a "Família Gol", composta pelos modelos Gol, Voyage, Saveiro e Parati. A conquista ocorre no mesmo mês em que a Volkswagen completa 60 anos de atividades no País.
Desde o lançamento do primeiro integrante, o Gol, em 1980, a Volkswagen já produziu 7,1 milhões de unidades do Gol, 1,1 milhão de unidades do Voyage, 900 mil unidades da Saveiro e 900 mil unidades da Parati, modelos que juntos agora somam 10 milhões de unidades produzidas.
"A força, a confiabilidade, a versatilidade e, principalmente, a inovação a cada geração, fizeram do Gol, da Saveiro, da Parati e do Voyage protagonistas de uma história de sucesso da indústria automobilística brasileira. São 10 milhões de veículos fabricados, que representam a metade das 20 milhões de unidades já produzidas pela Volkswagen do Brasil. Essa conquista é motivo de orgulho para todos nós, colaboradores, clientes, concessionários e fornecedores da Volkswagen, especialmente no ano em que a empresa comemora 60 anos de Brasil", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Conheça a história da "Família Gol"
Gol: o precursor da grande família
O Gol foi lançado em maio 1980 e já nasceu com esse conceito de "família" de veículos derivados. O segundo integrante, derivado do Gol, foi o Voyage, em 1981. Em seguida, foi a vez da Parati, a station wagon da família, lançada em 1982. No mesmo ano, o último integrante a completar a família foi a Saveiro, picape derivada de carro de passeio.
Atualmente, o Gol é líder de vendas no Brasil há 26 anos ininterruptos. O modelo tem permanecido no topo, mesmo com aumento expressivo do número de concorrentes em seu segmento, que saltou de 11 modelos, em 2002, para 24, em 2013. Os 26 anos de liderança do Gol, somados aos 24 do Fusca, posicionam a Volkswagen como a marca que fabrica o carro preferido dos brasileiros por 50 anos. Além de recordista em liderança, o Gol acumula vários outros números em trajetória de sucesso:
7,1 milhões de unidades produzidas
1,1 milhão de unidades já exportadas para 66 países
1 Gol produzido a cada 47 segundos, nas fábricas da Anchieta e de Taubaté
O nascimento do campeão
Ainda na fase de esboço da primeira geração do Gol, nas pranchetas dos designers, em 1976, a Volkswagen já tinha certeza dos elementos que precisava para produzir um carro vencedor. Além do melhor conteúdo tecnológico em sua categoria, o Gol deveria ter visual moderno, ser robusto, resistente e adequado às condições brasileiras, características que foram se aperfeiçoando e se ampliando a cada nova geração do modelo.
O Gol foi logo reconhecido pelo cliente por sua ótima relação custo-benefício, manutenção de baixo custo e, principalmente, pelo valor de revenda. Além de econômico, o Gol era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro na época (870 quilômetros). Esses atributos e a sua vocação para se manter sempre atual garantiram ao Gol a liderança do mercado brasileiro em 1987, posição que mantém até hoje.
Geração II
A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo. O design passou a ser arredondado e inovador, o que motivou o apelido carinhoso de Gol "Bolinha".
Lançado na versão duas portas, o Gol Geração II ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança. Em 1998, o Gol passou a ter versão quatro portas.
Geração III
Lançada em 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. Com novos padrões de qualidade na fabricação, o carro apresentava maior uniformidade nas junções dos painéis da carroceria, reforço estrutural minimizando as torções do monobloco, maior uso de chapas zincadas, resistentes à ferrugem e novos tecidos e materiais de revestimento interno.
Foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão e também sistema Total Flex (2003).
Geração 4
A quarta geração do Gol chegou em agosto de 2005. O carro mais vendido do Brasil ganhou um design com linhas mais limpas e arredondadas, reforçando seu caráter de robustez e esportividade.
O Gol G4 continuou no mercado na versão duas portas, mesmo com o lançamento da quinta geração, o Novo Gol (2008). Em 2010, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou o Gol Ecomotion, mais uma versão com duas portas, com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo de combustível no painel de instrumentos.
Na linha 2013, o Gol G4 recebeu novas calotas aro 13" e passou a oferecer o pacote opcional Trend, com detalhes internos cromados no farol, lanternas traseiras escurecidas, três alças de segurança no teto, luz de cortesia no porta-malas e volante de quatro raios. Recebeu também, novos pacotes opcionais, como rodas 14" de liga leve e faróis dianteiros de neblina.
Gol Geração 5
Uma total renovação marcou a introdução da quinta geração do Gol, em 2008. O carro ganhou nova plataforma, com o motor e câmbio posicionados transversalmente, maior largura e maior altura. A nova arquitetura permitiu aumentar o conforto interno. A nova suspensão e sistema de direção, inspirados no Polo, deu ao carro mais estabilidade e dirigibilidade superior.
Um ano depois, o Gol G5 passou a oferecer, como opcional, a nova transmissão automatizada I-Motion, um sistema automatizado que proporciona o conforto das trocas de marchas automáticas, sem prejuízo no desempenho e consumo de combustível.
Novo Gol
O Novo Gol, lançado em julho de 2012, junto com o Novo Voyage, trouxeram o design mundial da marca e mais inovação tecnológica, além de recursos que tornam os modelos mais atraentes e avançados em seus respectivos segmentos de mercado, com novos equipamentos de série.
Desde a versão de entrada com os motores 1.0 e 1.6, fazem parte da lista de série itens como o novo conjunto ótico frontal escurecido (com máscara negra), cinto de segurança traseiro retrátil, grade preta – seguindo o padrão do Fox –, conta-giros (tacômetro) e limpadores do para-brisa aerowischer (que têm aerodinâmica mais eficiente e melhor performance).
Também fazem parte do pacote de série dos modelos de entrada as novas saídas de ar no painel, com acabamento em materiais mais nobres e ajustes milimétricos. Essas novas saídas de ar têm visual mais "limpo" e são mais práticas, com melhor ergonomia. O novo console traz recursos visuais e acabamento de segmentos superiores, seguindo o padrão utilizado em veículos da Volkswagen.
Bancos com tecido de PET
A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automobilística do País a desenvolver e aplicar a tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e painéis de portas de seus automóveis, que estreia no Novo Gol e Novo Voyage. A tecnologia protege o meio ambiente e faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.
Séries especiais
A história de sucesso do Gol é pontuada por um grande número de séries especiais, criadas para assinalar momentos históricos importantes ou trazer inovações almejadas pelos consumidores.
O primeiro foi o série Copa, lançado em 1982, comemorando a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol, da Espanha. A série revelou-se um sucesso, abrindo caminho para muitas outras edições diferenciadas.
Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo com o Gol Rolling Stones, que teve 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Gol Atlanta em homenagem à cidade sede dos Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.
Outra série de sucesso foi a Fun, lançada em maio de 2001, que conquistou o público de espírito jovem tendo como destaque a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo. Depois vieram as séries Gol Highway I e II, lançadas respectivamente em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e a série Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e estilo off-road, relançado em 2007. Outra série que acabou incorporada à linha permanente foi a Power, em 2001.
O lançamento de séries especiais prosseguiu em 2006, com o novo Gol Copa, celebrando o campeonato mundial realizado na Alemanha, e o Gol Tech, com produção limitada vendida apenas no estado de São Paulo. Em 2010, a Volkswagen assinalou o patrocínio da seleção brasileira na copa realizada na África do Sul e lançou o Gol Seleção.
O ano de 2011 começou inspirado na música, com o lançamento da edição Vintage, com apenas 30 exemplares, e o Gol Rock in Rio, em homenagem ao evento internacional acontecido no Rio de Janeiro. Duas séries especiais a mais também foram lançadas: o Gol Black e o Gol 25 Anos, este último para comemorar os 25 anos de liderança de vendas do modelo no mercado brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.