quarta-feira, 29 de maio de 2013
Honda South America investe em nova sede no Brasil para impulsionar crescimento no país
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por FSB Comunicações
A Honda South America (HSA) comunica hoje a decisão de concentrar em um único local, na cidade de Sumaré (SP), onde já funciona desde 1997 sua fábrica de automóveis, todas as operações administrativas, incluindo oboard e as áreas corporativas de Customer Service, Recursos Humanos, Controladoria, Tecnologia da Informação, Jurídico, Regulamentação de Produto, Relações Institucionais, Pós-Venda e Auditoria. Também ficarão no mesmo local as áreas de Vendas, Desenvolvimento, Compras e Administrativa dos negócios da Honda Automóveis do Brasil (HAB).
Baseado no conceito global de ‘one floor’, já utilizado na matriz japonesa, o projeto prevê maior proximidade das áreas administrativas com a operação industrial com objetivo de acelerar os processos de tomada de decisão e, com isso, ganhar em agilidade e competitividade, especialmente no segmento de automóveis.
Ainda em 2013, e com término previsto para o segundo semestre de 2014, será iniciada a construção de um prédio no terreno da fábrica especialmente projetado para abrigar as áreas e promover a integração.
Seguindo o mesmo conceito, a Moto Honda da Amazônia (HDA), responsável pela operação de motos da Honda, também terá um novo prédio em Manaus (AM), onde está a linha de produção de duas rodas da marca. Neste prédio, que será inaugurado já no próximo mês de agosto, ficarão também de forma integrada as áreas de Engenharia (já sediada em Manaus), Desenvolvimento e parte da área de Compras, que antes ficavam em São Paulo (SP).
Permanecem na capital paulista, por questões comerciais, a Honda Serviços Financeiros (HSF), que reúne o Banco Honda, o Consórcio Nacional Honda e a Seguros Honda, e as áreas relacionadas a Vendas de duas rodas e produtos de força.
Um dos aspectos importantes do conceito ‘one floor’ é o da proximidade com a maioria dos fornecedores da companhia, que estão nas cidades vizinhas à Sumaré (SP) e Manaus (AM). Ainda no mesmo conceito de proximidade com os públicos da empresa, serão criados escritórios regionais nas cidades de São Paulo, Sumaré, Recife e Ananindeua, aproveitando as estruturas já existentes nestas cidades, além de Brasília. O objetivo das equipes destes escritórios será manter maior proximidade com a rede de concessionárias e clientes, buscando entender as necessidades específicas de cada região e desenvolver ações locais com maior agilidade. Toda a reestruturação estará concluída até o segundo semestre de 2014.
Segundo o presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa, esse movimento é uma tendência natural para a Honda, que está há mais de 40 anos no país. “Temos uma história muito sólida no Brasil e a decisão de integrar as áreas faz parte da busca pela melhoria constante de nossos processos”, diz ele.
“Importante ressaltar, porém, que esta é apenas mais uma iniciativa de uma série que a Honda está fazendo para crescer cada vez mais no Brasil”, diz Takedagawa. Ele afirma que todos os 15 mil funcionários da companhia estão engajados neste novo momento Honda no país, que inclui outros investimentos já anunciados recentemente.
Aposta no Brasil
A Honda South America está apostando na readequação dos seus negócios no Brasil para acelerar o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos, com preços mais competitivos para o consumidor brasileiro.
Nos últimos dois anos, sob a liderança de Masahiro Takedagawa, a empresa passou por mudanças importantes, que visam criar uma Honda cada vez mais forte, moderna e dinâmica. O executivo nacionalizou a alta gestão da empresa, nomeando presidentes brasileiros – Issao Mizoguchi, pela Honda da Amazônia, Ricardo Tomoyose, da Honda Serviços Financeiros, e Carlos Eigi, da Honda Energy.
O novo presidente também anunciou relevantes investimentos nos negócios da HSA. Foi renovado o line up de autos e motos, com a chegada, por exemplo, da nona geração Civic, que retomou em 2013 a liderança no segmento de sedans médios no país e de mais de 10 novos modelos de motocicletas de 100 a 1200cc. Também estão em curso dois investimentos significativos para a empresa, ambos da ordem de R$ 100 milhões cada um: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sumaré (SP), que será em breve um dos principais centros de desenvolvimento da Honda fora do eixo Japão – Estados Unidos e permitirá o desenvolvimento local de produtos para o mercado brasileiro, e o moderno Parque Eólico que será construído na cidade de Xangri-lá (RS) para suprir 100% da demanda de energia elétrica da fábrica de automóveis.
“Temos objetivos ambiciosos no mercado brasileiro, que ajudarão a HSA a continuar crescendo e expandindo os seus negócios não só aqui, mas em toda a América do Sul”, afirma o executivo. “Estamos no país desde 1971, com a importação de motocicletas, e desde 1976 com produção nacional, em Manaus. Ao longo dos anos, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro, ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. E estamos apenas dando mais um passo para fazer com que a Honda continue escrevendo novos capítulos de sua história de sucesso no Brasil”, diz Takedagawa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.