quinta-feira, 28 de agosto de 2014
R.S. 01 o novo carro de competições da Renault
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal. Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca. Sua ficha técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg e um motor com potência superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em 2015 o novo modelo de competição da Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará posicionada como ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance.
O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.
«O Renault Sport R.S. 01 é um carro de corridas de conceito extraordinário, emblemático da paixão da Renault pelo automobilismo de competição. Graças ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas linhas espetaculares conseguem traduzir as ambições deste automóvel fora dos padrões. Sob sua carroceria nós condensamos o que há de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que permite obter desempenho do mais alto nível e capaz de mexer com o coração dos pilotos e do público. Se fosse possível resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5! » Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)
No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direção aos dois radiadores de água. A saída deste fluxo é feita por extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veículo. Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
« O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veículos de competição que revelerão os futuros campeões de GT ou Endurance. » Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de competição)
O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.
A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!
O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos extratores posicionados após as rodas dianteiras. Esta solução garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.