VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Fiat Automóveis encerrou o ano
de 2014 como líder de vendas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais
leves pelo 13º ano. A marca licenciou 698.236 mil unidades, conquistando 21% de
market share e ficando mais de 119 mil unidades à frente do segundo colocado.
Além dessa conquista, o Palio foi o automóvel mais vendido no Brasil em 2014,
com 183.745 unidades emplacadas no ano. O modelo da Fiat superou todos os
demais concorrentes e alcançou um market share de 5,5% das vendas totais entre
todos os carros produzidos no Brasil e importados, conforme dados divulgados
hoje pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores.
“Nossa liderança decorre de uma
gestão eficiente da produção e do constante monitoramento do mercado para
entendermos o que os consumidores estão desejando. Com isso, conseguimos nos
antecipar e oferecer produtos que surpreendem nossos clientes”, avalia
Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América
Latina.
Em 2014, três modelos da Fiat
estiveram entre os cinco mais vendidos do ano: o Palio, a picape Strada
(153.139 unidades) e o Uno (122.244 unidades).
A Fiat também bateu seu recorde de
vendas de veículos comerciais leves, ao licenciar 192.726 unidades no ano
passado. Contribuíram para essa marca histórica os maiores volumes de vendas da
Strada (153.139 unidades) e da Fiorino (23.837 unidades) desde o lançamento
desses produtos. A picape compacta da Fiat foi o carro mais vendido do Brasil
no mês de março último, é líder em seu segmento há 14 anos e ultrapassou, em
maio, o patamar de 1 milhão de unidades vendidas desde sua chegada ao mercado,
em 1998. Fatos que comprovam o sucesso desse versátil veículo.
No ano passado, a Fiat lançou
cinco modelos: Novo Palio Fire, Linea 2015, Palio Fire Way, 500 Abarth e o Novo
Uno 2015, primeiro carro nacional a contar com a tecnologia Start&Stop e a
ser equipado com o câmbio Dualogic® Plus controlado por botões no console
central e por “borboletas” (paddle shifts) atrás do volante para mudar as
marchas manualmente.
Atualmente, a gama Fiat é composta
por 18 modelos, que vão do Palio Fire, o veículo mais barato fabricado no
Brasil, passando por comerciais leves como a picape Strada e a Fiorino, até a
SUV Freemont. Destes, 16 são fabricados em Minas Gerais e dois (Fiat 500 e
Freemont) são importados.
Desde o seu lançamento, em 1996,
mais de 3,14 milhões unidades do Palio já foram vendidas no mercado brasileiro.
A liderança de mercado alcançada em 2014 é resultado do posicionamento
estratégico do modelo no mercado, de modo que suas várias versões atendem desde
a faixa de entrada até consumidores mais exigentes, e vem coroar a trajetória
bem-sucedida do hatchback da Fiat Automóveis.
O Palio carrega uma história de
ousadia, vanguarda e inovação no mercado brasileiro. Foi o primeiro carro
mundial da Fiat produzido no Brasil e se destacou pela inovação e pioneirismo
na adoção de itens de tecnologia e segurança em modelos de sua faixa de
mercado. Já na versão de lançamento, chamou a atenção pelo design moderno e os
equipamentos que disponibilizava, como freios ABS, ar-condicionado e airbags
frontais. Em 2000, a versão Palio Citymatic trazia uma embreagem automática,
oferecida pela primeira vez num automóvel dessa categoria. Em 2003, passou a
ter como opção os motores Flex 1.0 8V, 1.3 8V e 1.8 8V, que podiam ser
abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina em qualquer proporção.
Após três reestilizações, a Fiat
lançou em 2011 o Novo Palio. Esta geração foi totalmente remodelada e
apresentou inovações tanto no design quanto no conteúdo. O carro ficou maior no
comprimento, na largura, na altura e no entre-eixos: um ganho para todos os
ocupantes, que passaram a contar com mais espaço interno e ainda mais conforto.
Além disso, todas as seis versões foram oferecidas com direção hidráulica,
entre outros recursos.
Com versões que atendem aos mais
variados perfis de consumidores, a família Palio cresceu no ano passado após um
reposicionamento estratégico da gama Fiat. O Palio Fire se tornou o carro mais
barato fabricado no Brasil e ganhou ainda uma versão mais robusta, o Palio Fire
Way. Foi essa versatilidade que deu ao carro a liderança no ranking de vendas
em 2014.
O ano de 2014 também foi marcado
pela constituição da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), resultado da junção da
Fiat SpA e do Chrysler Group LLC. O novo grupo é o sétimo maior fabricante
mundial de automóveis e desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis,
veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção por meio de
companhias localizadas em 40 países, tendo presença comercial em 150 mercados.
As marcas automotivas da FCA são:
Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram,
Ferrari e Maserati, além de Abarth, Mopar e SRT. Os negócios da FCA também
incluem a Comau (sistemas de produção), Magneti Marelli (componentes) e Teksid
(fundição em ferro e alumínio). O grupo oferece ainda serviços financeiros em
apoio ao varejo e concessionárias por meio de suas subsidiárias, joint ventures e acordos comerciais com
instituições especializadas.
Até o fim de 2016, a FCA lançará
no Brasil quatro novos modelos Fiat e dois Jeep, todos fabricados localmente.
Fonte: FiatPress
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.