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Os emplacamentos das 28 marcas de
automóveis e comerciais leves associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das
Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) foram 22,2% menor
no primeiro mês de 2015, no comparativo com janeiro de 2014.
No comparativo com os
emplacamentos de dezembro de 2014, a queda foi de 24,7%, resultado previsto
considerando o que a ABEIFA já havia sinalizado que a reação registrada no
último mês do ano de 2014 teria sido a antecipação de compra, estimulada pela
entrada do 13o salário e para aproveitar os preços antes do aumento do IPI,
aplicado em 1o de janeiro de 2015.
Em janeiro de 2015, as associadas
da ABEIFA emplacaram 7.478 automóveis e comerciais leves, ante os 9.609 de
janeiro de 2014 e os 9.930 emplacados em dezembro de 2014.
“Como já havíamos indicado, não
vamos especular sobre possíveis reações imediatas, mas sim analisar os números
com cautela”, comenta Marcel Visconde, presidente da entidade. “Para o nosso mercado, os índices mais relevantes
que temos de acompanhar são a Confiança do Consumidor e a taxa de câmbio”,
argumenta o líder setorial.
O Índice de Confiança do
Consumidor teve um dos piores resultados em janeiro de 2015, segundo a FGV/SP,
caindo de 96,2 pontos em dezembro para 89,8 pontos em janeiro. Outro indicador
que impacta a confiança dos consumidores é o de otimismo com a situação
econômica nos seis meses seguintes, que também caiu de 92,5 em dezembro, para
77,6 pontos em janeiro. “A luz vermelha acendeu e os brasileiros continuam a espera
de notícias que mudem o cenário de pessimismo e retração”, declara Visconde.
O mercado total, que inclui todas
as marcas de automóveis e comerciais leves produzidos no Brasil e os
importados, teve resultado negativo, caindo 31% no comparativo com o mês de
dezembro de 2014 e 18,6% no comparativo com janeiro de 2014. “O setor está em
alerta e sabemos que 2015 será um ano de grandes desafios e dificuldades para
superar”, reitera Marcel Visconde.
Fonte: Nextar
Communications
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