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Neste ano o Grupo ZF completa um
século de existência. Em setembro de 1915 a “Zahnradfabrik GmbH” foi fundada
quando a marca apareceu pela primeira vez em um registro comercial na cidade de
Friedrichshafen, na Alemanha. Em uma história extraordinária repleta de
inovações e pioneirismos tecnológicos, o Grupo ZF se transformou em uma empresa
líder em driveline e tecnologia de chassis.
Com 71.600 colaboradores em 122
plantas industriais em todo o mundo, o Grupo ZF programou uma série de
atividades e eventos em suas unidades com o objetivo de celebrar este marco na
agora secular história da empresa.
Com a filosofia de se planejar
para médio e longo prazo, o Grupo ZF se prepara para o futuro. A empresa está
concretizando o maior negócio de sua história: a aquisição da norte-americana
TRW Automotive, que posicionará o Grupo ZF entre as três principais
fornecedoras mundiais para o competitivo e exigente mercado automotivo e,
assim, complementando seu portfólio de produtos, bem como sua presença no mercado
mundial, com foco nas megatendências.
Um olhar sobre a evolução,
pioneirismo tecnológico e desenvolvimento da ZF mostra uma história fascinante
e dinâmica, durante a qual a empresa se desenvolveu, partindo de suas raízes
como fornecedora especializada em tecnologia para dirigíveis, para uma
representativa empresa global de tecnologia de mobilidade. Sua fundação
aconteceu na região do Lago Constance, na Alemanha e teve suas origens na
empresa Luftschiffbau Zeppelin GmbH, e que também foi parceira acionária da
Zahnradfabrik sediada na cidade de Friedrichshafen. A tarefa da recém-fundada
empresa era desenvolver, testar e fabricar engrenagens e transmissões para
dirigíveis. Apenas alguns anos mais tarde, a ZF ofereceu a sua tecnologia para
os fabricantes da indústria automotiva, tornando-se uma empresa importante no
fornecimento de transmissões para a ainda jovem indústria alemã. Usando seu
próprio conhecimento e adquirindo licenças, a ZF ampliou o seu portfólio de
produtos: sistemas de direção para automóveis e veículos comerciais foram
adicionados em 1930, assim como unidades de tração para tratores agrícolas.
Em 1946, a ZF começou a fabricar
transmissões para tratores agrícolas e para veículos comerciais. A sua força
inovadora, aliada a produtos sofisticados e de alta qualidade, contribuiu para
a empresa entrar em novos segmentos de mercado, como por exemplo, com a
produção, em 1965, da primeira transmissão com várias relações de marchas para
carros de passeio. 50 anos depois, a ZF estabeleceu-se como uma das líderes de
tecnologia neste segmento. Paralelo a isso a empresa começou a expandir sua
presença internacional com a construção de sua primeira planta fora da
Alemanha, quando instalou uma unidade de produção no Brasil inaugurada em 1958.
Em 1979, a ZF expandiu ainda mais
o número de plantas fora do seu país de origem e começou a produzir nos EUA e,
visionária, aportou na China em 1993.
Em 1984, a ZF comprou o Grupo
Lemförder, entrando no negócio mundial de componentes de chassis e sistemas
completos de eixos para automóveis e veículos comerciais. Em 2001, com a
aquisição da antiga Mannesmann Sachs AG, a receita líquida e o portfólio de
produtos do Grupo aumentaram, e inovações adicionais foram trazidas para o
mercado. Hoje, essas inovações estão intimamente ligadas ao nome “ZF”, como por
exemplo, o sistema adaptativo de amortecimento CDC (Controle Contínuo de
Amortecimento) e da tecnologia híbrida.
Os produtos da ZF em todo o mundo
são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de
construção e agrícolas, no segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A
empresa também foca no segmento de energia eólica e de componentes eletrônicos.
Em 15 de agosto 1958, em São
Caetano do Sul, a ZF iniciou as obras para a construção da primeira planta do
Grupo fora da Alemanha, na mesma época em que a indústria automotiva começava a
crescer significativamente no Brasil.
O primeiro produto fabricado pela
planta no País foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag já em 1959.
Em menos de uma década a ZF do Brasil começou a atuar fortemente também no
segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos
depois se deu o início da produção dos reversores marítimos para embarcações de
trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da
empresa.
Com a produção aumentando
continuamente, a capacidade da unidade localizada no ABC chegava perto do
limite, e a solução encontrada foi de abrir uma nova planta de produção no País
em 1981. Assim a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente
700 mil m² em Sorocaba, interior de São Paulo, que em pouco tempo já produzia
uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas
agrícolas. Em 1997 toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a
planta sorocabana.
Com o crescimento do mercado e o
aumento do portfólio de produtos na região da América do Sul, a ZF ampliou a
quantidade de plantas produtivas no continente, contando também com as unidades
de São Bernardo do Campo e Araraquara, onde são produzidas embreagens para
veículos comerciais e de passeio respectivamente, e em São Francisco na
Argentina que produz amortecedores. Além disso, a ZF possui escritórios
comerciais em Buenos Aires (AR) e Bogotá (CO).
Atualmente, a ZF na América do Sul
é líder na maioria dos segmentos de mercado em que atua, produzindo e
comercializando transmissões manuais, automatizadas, automáticas e eixos para
veículos comerciais; sistemas de embreagem e componentes de chassis para carros
de passeio e veículos comerciais; eixos e transmissões para máquinas agrícolas
e construção, bem como sistemas de propulsão marítima para embarcações. Para
dar suporte de peças e serviços a toda esta gama de produtos a ZF conta com uma
ampla rede concessionárias e distribuidores em todo o território sul-americano.
“A história da ZF é um exemplo de
como explorar oportunidades em conjunto”, diz o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer.
“Todos os colaboradores da ZF podem se orgulhar disso – desde os que atuam no
desenvolvimento de produto até nas linhas de produção, independentemente se das
unidades que sempre pertenceram a ZF, ou das que se juntaram ao Grupo
posteriormente.”
Entre eventos que acontecerão nas
plantas industriais da empresa em todo o mundo, a principal cerimônia será
realizada em Friedrichshafen no dia 9 de setembro, o dia da inscrição do
registro comercial da empresa no tribunal distrital de Tettnang, há exatamente
100 anos. Em breve a história da empresa terá seu lugar no ZF Fórum, a nova
sede corporativa do Grupo em Friedrichshafen, que proporcionará espaço para
exposições permanentes e periódicas. O acesso a estas exposições estará aberto
para todos os interessados.
Fonte: MM Editorial –
www.mmeditorial.com.br
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