VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Daimler AG tem avaliado o
impacto de seus veículos no meio ambiente durante toda a vida útil. No ano
passado, mesmo diante de um aumento de 5% de sua produção, a Companhia
conseguiu reduzir em 2,5% as emissões de CO2. Isso foi possível graças à adoção
de medidas de economia de energia, além de a transição para combustíveis com
menor teor de CO2. Esse resultado foi
destacado no Relatório Anual de Sustentabilidade do Grupo juntamente com a
informação sobre a redução de mais de 27% das emissões da frota europeia de
automóveis desde 2007.
Os automóveis S 500 PLUG-IN HYBRID
e o C 350, apresentados ao mercado recentemente, são exemplos de modelos com
baixas emissões. Com baixos índices de CO2 (65 g/km e 48 g/km,
respectivamente), deixam uma mensagem clara para o futuro. Esses automóveis
fazem parte da vanguarda de uma produção em larga escala da marca
Mercedes-Benz, que atingirá o total de dez veículos Plug-In Hybrids até 2017.
Além de a tecnologia híbrida, a
Daimler AG também está destacando a condução autônoma para a mobilidade do
futuro. Com a inédita viagem do S 500 INTELLIGENT DRIVE entre as cidades alemãs
de Mannheim e Pforzheim em 2013, por cerca de 90 quilômetros, a Mercedes-Benz
foi a primeira marca de automóveis no mundo a provar que a direção urbana e
interurbana autônoma já é possível. Esse marco destacou o avanço no
desenvolvimento dessa tecnologia que um ano depois estava presente no caminhão
do futuro "Future Truck 2025”, como também no atual veículo de pesquisa, o
F 015 Luxury in Motion (luxo em movimento). Este apresenta um conceito
revolucionário em seu interior para mostrar como o espaço e o tempo poderão ser
usados futuramente com vantagens e segurança pelo condutor.
Muitos dos clientes estão usando
funções de condução parcialmente automatizada nos automóveis das linhas S, E e
C, como também, em breve, no novo GLE Cupê. “Desenvolvemos essas tecnologias e
tornamos a condução autônoma cada vez mais tangível com cada geração dos
sistemas de assistência ao motorista. Os requisitos para levar a direção
autônoma à estrada, entretanto, vão muito além dos aspectos técnicos e incluem
também o esclarecimento das questões jurídicas e éticas," declarou o
Professor Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG
responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Divisão da
Mercedes-Benz Automóveis.
Além de desenvolver os veículos, a
Daimler tem colocado em evidência o diálogo sobre as questões jurídicas e
éticas relacionadas à condução autônoma. "Como se comporta um veículo
autoconduzido em caso de acidente iminente? Quais são as consequências com relação
à responsabilidade e seguro? Essas são apenas algumas das perguntas para as
quais precisamos de respostas por meio do discurso social", afirmou a Dra.
Christine Hohmann-Dennhardt, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG,
responsável pelas Questões de Integridade e Jurídicas, na apresentação do
Relatório de Sustentabilidade de 2014. A juíza do tribunal constitucional
alemão está convencida de que "a condução autônoma responsável está
baseada na lei e na ética".
Este ano, a Dra. Hohmann-Dennhardt
deu início a várias medidas relativas à questão da "Ética e
Legislação". Um comitê diretivo formado por especialistas de várias
divisões de unidades da Daimler está tratando das questões jurídicas e éticas
relacionadas à condução autônoma. O comitê recebe informações importantes do
Conselho Consultivo de Integridade e Responsabilidade Corporativa, uma entidade
externa que tem fornecido à Daimler suporte crítico e construtivo desde 2012.
No outono, pela primeira vez, a
Daimler promoverá uma conferência com especialistas sobre "Direção
autônoma, Legislação e Ética". O objetivo é continuar o diálogo com
representantes das áreas de economia, ciência, política e ONGs. O discurso
principal será feito pelo Dr. Julian Nida-Rümelin, professor de filosofia da LMU
de Munique, e o ministro de Estado da Cultura, que está trabalhando em questões
relativas à ética da robótica e das máquinas.
As questões jurídicas e éticas
relativas a essa tecnologia também serão avaliadas durante o Diálogo de
Sustentabilidade de 2015. Esse evento, que acontecerá em Stuttgart, na
Alemanha, entre os dias 11 e 12 de novembro, reunirá cerca de 100 participantes
externos e especialistas da Daimler para discutir os assuntos mais recentes
sobre sustentabilidade.
Fonte: Imprensa
Mercedes-Benz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.