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Pioneiro na comercialização de
veículos 100% elétricos acessíveis ao público em geral, o Grupo Renault é o
único fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos. Agora, são
ainda mais opções, graças às suas duas últimas novidades.
Com o motor R240, os clientes que
utilizam o ZOE em trajetos diários contam agora com uma autonomia ainda maior.
Acompanhado de uma bateria com gestão eletrônica otimizada, a autonomia do ZOE
foi aumentada para 240 km NEDC, um aumento de 30 km. Ele também tem agora uma
recarga em média 10% mais rápida em terminais domésticos, graças a uma evolução
no sistema de recarga Caméléon.
O Twizy Cargo é a versão do Twizy
adaptada para o transporte de mercadorias. Ele tem um porta-malas estanque com
capacidade de 180 litros (que substitui o lugar traseiro), cujo acesso é feito
a partir da porta traseira do veículo. Tão compacto como o Twizy, o Twizy Cargo
é a ferramenta de trabalho ideal para empresas de entrega ou serviço rápido na
cidade. Ele pode ser totalmente adesivado com as cores da empresa e conta com
baixos custos de utilização.
Novo motor R240 oferece mais autonomia para o ZOE
Batizado de R240 e acompanhado de
uma bateria com gestão eletrônica otimizada, o novo motor do ZOE oferece melhor
rendimento e performances de recarga ainda maiores. Revelado no Salão de
Genebra de 2015, o modelo está disponível para venda a partir do segundo
trimestre deste ano, conforme o país.
Atualmente, mais de 25.000 ZOE
estão em circulação, em aproximadamente vinte países.
30 km (1) de autonomia a mais, 10%
de tempo de recarga a menos (2)
Motor R240 apresenta autonomia
incomparável no segmento: 240 km NEDC, sendo 30 km a mais que o motor Q210.
Os engenheiros da Renault melhoraram
o rendimento do motor, otimizando a gestão eletrônica. O rendimento melhor
permite diminuir o consumo elétrico do ZOE em rodagem, ao mesmo tempo em que
mantém sua potência. Menos energia consumida significa mais autonomia.
Com o motor R240, o tempo de
recarga do ZOE foi reduzido em 10% em média em relação ao motor Q210 para os
usos mais comuns.
Para aumentar a autonomia do ZOE,
os engenheiros da Renault também trabalharam na redução do tempo de recarga em
baixa potência, com evoluções no carregador Caméléon (3). Para cada minuto de
recarga, são ainda mais quilômetros ganhos pelo usuário.
Com o motor R240, a Renault segue
sua estratégia em favor da mobilidade elétrica acessível ao público em geral.
Seus 240 km de autonomia NEDC proporcionam mais leveza aos clientes que
utilizam o ZOE nos trajetos diários. Disponível com o motor R240, a versão
aperfeiçoada do carregador Caméléon é especialmente performante em terminais de
3 a 22 kW, que representam mais de 95% das infraestruturas de recarga
atualmente disponíveis.
Além disso, a Renault mantém o
motor Q210 em sua linha de produtos, permitindo uma recarga rápida do ZOE em
terminais de 43 kW, principalmente para clientes que utilizam corredores
viários.
Motor R240 concebido e produzido pela Renault na França.
Integralmente desenvolvido pela
Renault, o motor R240 foi concebido pelos engenheiros do Technocentre (na
cidade de Guyancourt, região de Yvelines) e da fábrica de Cléon (região Seine
Maritime). Ele é produzido nesta fábrica, localizada próxima à fábrica Renault
de Flins, que produz o ZOE.
Vale lembrar que, até hoje, o ZOE
contava apenas com um único motor, o Q210, produzido por um fornecedor
espanhol. Motor elétrico R240 (visão explodida)
Renault inovou e registrou 95 patentes para conceber este
motor.
O motor R240 é um motor elétrico
síncrono com rotor bobinado de 65 kW e 220 Nm com carregador Caméléon
integrado. Ele conta com um rendimento melhor e performances de recarga
aumentadas graças à otimização da gestão eletrônica de cada componente, assim
como às suas dimensões reduzidas. Inovador em sua concepção e arquitetura, o
motor R240 foi objeto do registro de 95 patentes.
Engenheiros da Renault conseguem reduzir tamanho do motor
em 10%.
O motor R240 é mais compacto que o
Q210, ao mesmo tempo em que mantém as mesmas performances motoras (potência,
torque, etc.), graças ao trabalho realizado em 3 áreas:
- Integração: passagem de
macromódulos empilhados para módulos completos integrados;
- Miniaturização: concepção de
módulos menores, montados conforme a necessidade (minimização dos espaços entre
os módulos, eliminação de cabos de alimentação externa);
- Simplificação: passagem do
resfriamento a ar para uma máquina elétrica (eliminação de tubulações entre
módulos).
Por fim, a caixa de interconexão,
a eletrônica de potência e o carregador Caméléon agora formam um único conjunto
chamado de “Controlador Eletrônico de Potência”. O tamanho deste grupo de
funções foi reduzido em 25%.
Para conceber, ajustar e produzir
este novo motor de alta tecnologia, o Grupo Renault contou com seu know-how de
fabricante de motores térmicos e a experiência em tecnologia elétrica adquirida
por suas equipes.
A Renault participa da novíssima
categoria da Fórmula E no automobilismo esportivo. Foi principalmente graças à
sua posição de especialista em veículos elétricos que ela foi escolhida como
parceira técnica do campeonato mundial. A Renault testa tecnologias elétricas
em competições, com o objetivo de melhorar continuamente as performances de
seus veículos elétricos produzidos em série.
Para a produção do motor, a
fábrica Renault de Cléon é considerada um ícone em todo o Grupo na fabricação
de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores
Renault Sport, etc.). Há 2 anos, ela produz a “Caixa de Passagem” do ZOE, que
faz a interconexão dos circuitos elétricos e foi desenvolvida pela área de
pesquisas no Centro de Tecnologia da Renault na França, o Technocentre. A
fábrica de Cléon tem uma sólida experiência, utilizada hoje para produzir o
Controlador Eletrônico de Potência do motor R240. A expertise da Renault em
termos de bobinagem é fruto da capacitação desenvolvida dentro da Aliança
Renault-Nissan
Para saber mais sobre a fábrica de
Cléon e o motor R240, leia a história “Novo motor elétrico fortalece a
excelência de Cléon em motores” no site www.media.renault.com.
Twizy Cargo: o Twizy para uso profissional
Veículo urbano (4) por excelência
e agora também veículo utilitário, o Twizy Cargo é destinado principalmente às
empresas de entrega ou de serviços rápidos, como manutenção de elevadores,
serviços de encomendas e serviços de emergência.
Disponível na França desde março
de 2014, o Twizy Cargo é vendido atualmente em toda a Europa. Em 2015, mais de
uma a cada dez unidades de Twizy vendida é um Twizy Cargo.
Facilitando entregas na cidade
Twizy Cargo oferece espaço de carga de 180 litros.
No Twizy Cargo, o lugar traseiro
do Twizy é substituído por um espaço de carga protegido, acessado através de
uma porta traseira. Este porta-malas permite carregar e entregar até 180 litros
ou 75 kg. A porta traseira se abre a 90°, permitindo acomodar vários tipos de
pacotes. Por exemplo, um entregador de pizzas pode carregar pelo menos 15
pizzas de uma única vez.
Quando é difícil encontrar uma
vaga de estacionamento e é preciso parar o mais próximo possível do local de
carga ou descarga, a escolha de um Twizy Cargo se mostra ainda mais vantajosa
em comparação com um carro comum, pois o ganho de tempo e energia é
considerável.
As dimensões do veículo (2,34 m de
comprimento e 1,40 m de largura) e seu diâmetro de giro (6,80 m) permitem que o
Twizy possa ser estacionado perpendicularmente em relação à calçada (5), mesmo
entre 2 veículos. Já a porta traseira do Twizy Cargo, voltada para a calçada,
facilita a movimentação de pacotes. Além disso, as portas com abertura do tipo
tesoura, disponíveis conforme a versão, aumentam ainda mais as funcionalidades
relacionadas à entrada e saída do veículo.
Twizy Cargo pode ser totalmente adesivado nas cores da
empresa.
Toda a carroceria do veículo pode
incluir a identidade gráfica da empresa ou profissional. Como um Twizy nunca
passa despercebido, a visibilidade da marca fica garantida.
Ao escolher o Twizy, a empresa
está associando sua marca a uma ferramenta de trabalho que respeita o meio
ambiente (6), já que o Twizy Cargo representa estes valores.
Twizy Cargo tem custos de utilização reduzidos.
Assim como para todos os veículos
elétricos da Renault, o custo de recarga da bateria do Twizy é quase nulo e o
custo de manutenção é limitado, principalmente graças à locação da bateria.
Como o Twizy Cargo é um veículo
transformado pela Renault, os clientes contam com as mesmas condições de
garantia oferecidas para o Twizy. Por exemplo, na França:
- Locação da bateria a partir de
30 € por mês (oferta para “uso reduzido”, limitado a 2.500 km/ano),
- Garantia de 2 anos e
quilometragem ilimitada para o veículo e de 3 anos para o grupo motopropulsor.
Além disso, as empresas contam com
a restituição do IVA no preço de compra do Twizy Cargo.
(6) Os veículos elétricos Renault
não emitem nenhum poluente (óxidos de azoto, partículas finas, etc.) durante a
rodagem (com exceção das peças de desgaste), contribuindo para a qualidade do
ar, um verdadeiro desafio para a saúde pública. Eles também não emitem gases de
efeito estufa (CO2) durante a rodagem (com exceção das peças de desgaste),
responsáveis pelo aquecimento climático. E como não utilizam combustíveis
fósseis, sua utilização preserva recursos naturais não renováveis.
Considerando-se o mercado total em
2014, as vendas de veículos elétricos (VE) cresceram 56% na Europa e mais 52%
nos 5 primeiros meses de 2015. Em escala mundial, o crescimento do mercado de
VE é aproximadamente 10 vezes superior ao do mercado de automóveis em geral.
Estima-se que a cada 3 segundos em todo mundo um usuário de veículo térmico
passe para a propulsão elétrica (7).
Fonte: imprensa.renault.com.br
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