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Na vanguarda do segmento de veículos elétricos com o
lançamento do hatch LEAF, o modelo mais vendido do mundo com mais de 150 mil
unidades comercializadas desde 2010, a Nissan levou sua expertise para o
eVADER, projeto da Comissão Europeia que está desenvolvendo a próxima geração
dos sistemas de alertas sonoros para pedestres. Em parceria com dez outros
participantes do consórcio, a marca japonesa colaborou com a criação de uma
tecnologia que produzirá sinais sonoros eficazes e segmentáveis para alertar
pedestres para a presença de um veículo elétrico (EV, ou Electric Vehicle, em
inglês) nas proximidades e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os níveis
de poluição sonora.
A tecnologia de alerta de pedestres é um tema atual por
conta do crescimento das vendas de carros elétricos, o que levou a discussões
sobre os prós e contras do silêncio proporcionado por esse tipo de veículo. Os
baixos níveis de ruído são um grande benefício, pois contribuem para a redução
drástica da poluição sonora.
Como uma das principais fabricantes veículos elétricos, e
desenvolvedora do sistema Approaching Vehicle Sound for Pedestrians (som de
veículos se aproximando para pedestres - VSP), item de série para seus modelos
elétricos (LEAF e e-NV200), a Nissan tem priorizado as pesquisas neste assunto.
David Quinn, líder do projeto e-VADER na Nissan, explica que a segurança dos
pedestres é de extrema importância para a marca. “É por isso que já temos um
alerta instalado em nossos carros elétricos como medida preventiva. E, como
líderes nesse segmento, estamos empenhados em melhorar sempre. Nosso objetivo
tem sido o de encontrar um ótimo equilíbrio entre os carros serem percebidos
pelas pessoas e a redução da poluição sonora”, completa.
A Nissan tem desempenhado um papel pioneiro no
desenvolvimento da tecnologia dos veículos elétricos. Em 2010, com a introdução
para o consumidor final do Nissan LEAF - o primeiro veículo fabricado e vendido
em série -, a empresa revolucionou o segmento automotivo.
O som a ser criado não tinha que ser apenas direcionado aos
pedestres, mas deveria também manter níveis reduzidos. Ruídos semelhantes aos
de sirenes foram descartados logo no início por serem considerados irritantes,
altos e, em alguns casos, emocionalmente perturbadores para alguns pedestres.
A versão final do sistema possui uma câmera embutida no
para-brisas do Nissan LEAF, que a reconhece pedestres, ciclistas e outros que
componentes do trânsito. No caso de uma pessoa se aproximar do carro, seis
alto-falantes de som direcionam o feixe sonoro para alerta a pessoa da presença
do veículo elétrico. O som é até cinco decibéis mais baixo que o emitido por
modelo convencional movido a gasolina ou a diesel. A Nissan desenvolveu o
sistema em um protótipo do LEAF, e demonstrou sua aplicação em evento para a
comunidade de deficientes visuais, em Barcelona, Espanha, em dezembro de
2014. A receptividade da novidade foi muito positiva.
A pesquisa e os resultados obtidos pelo projeto resultaram
em um material de referência inestimável para desenvolvimentos futuros nesta
área – é provável que seja utilizado para moldar a futura legislação da União
Europeia sobre sons de alerta para pedestres emitidos por veículos elétricos.
Se desejar conhecer o alerta do projeto, faça o download do arquivo neste
link: http://www.newsroom.nissan-europe.com/download/media/specialfile/136171_1_5.aspx
Fonte: Nissan do
Brasil
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