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Seguindo a linha de desenvolvimento de tecnologias
inovadoras, com o compromisso de uma mobilidade segura, sustentável e
eficiente, a Iveco apresenta seu conceito de transporte com energia 100% limpa
e renovável: o Daily Minibus Elétrico. Desenvolvido na Europa, o veículo chega
ao Brasil para testes com a equipe de engenharia e inovação da marca. O
objetivo é explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica na
movimentação de passageiros.
Segundo Fábio Nicora, gestor da área de Inovação da Iveco
para a América Latina, a ideia é aprimorar o projeto e adequar o modelo para
atender as demandas que o mercado necessita. "O Daily Elétrico já roda em
alguns países da Europa, porém, para o Brasil e toda a América Latina,
precisamos entender as necessidades do segmento, como também a utilização do
produto, de acordo com as diferenças climáticas e de aplicações dos clientes."
Nicora relembra ainda
que o projeto tem a parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Companhia
Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais (PUC Minas). "Como em todo novo projeto, a interação com
instituições e seus diversos especialistas cria um ambiente ideal de pesquisa
para trabalhar toda as possibilidades da tecnologia, verificando as variáveis
de durabilidade, custos, performance e até mesmo a aceitação do mercado",
comenta.
O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel
FIAMM SONICK Z5, que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada,
tipo assíncrono, trifásico, controlado por um inversor de potência refrigerado
a água.
As baterias não exigem manutenção, e também não possuem
efeito memória, isto é, não “viciam”. Em outras palavras, a carga pode ser
feita com qualquer quantidade residual de energia. O tempo de recarga é de até
oito horas para cada ciclo – quando estão completamente descarregadas.
Cada uma das baterias é hermeticamente fechada em um
invólucro metálico, que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo,
garantindo a mesma performance, seja com temperatura ambiente elevada ou muito
baixa. Ao contrário das outras tecnologias disponíveis no mercado, os
componentes da bateria FIAMM SONICK não liberam hidrogênio durante a carga. Além
disso, são três vezes mais leves do que o modelo de chumbo-ácido comum, com
capacidade similar de armazenamento de energia.
O sistema de tração elétrica desenvolvido pela Iveco é
adequado para operações de logística urbana do veículo, permitindo o uso
eficiente da energia embarcada, por exemplo, durante a frenagem, quando o
sistema funciona como um gerador que converte a energia cinética em energia de
tração. Além disso, o Daily Elétrico poupa sua carga ao desligar a direção
assistida, nas ocasiões que o veículo está parado. As luzes se alimentam de um
sistema de abastecimento de energia 12 V, disponível em uma bateria paralela.
Com relação à velocidade e ao desempenho, o veículo pode chegar a até 70 km/h,
e sua autonomia varia de 90 km a 130 km, com carga energética completa,
dependendo do número de baterias e da utilização.
Já quando falamos em performance e potência, com carga
plena, e em uma situação de arrancada em rampa, o veículo suporta inclinações
de até 18%, atendendo as missões mais comuns das áreas urbanas, como a
distribuição de produtos e mercadorias, e o transporte de pessoas. Seguindo
também o padrão de qualidade, segurança e conforto da linha Daily, o carro
também está equipado com freios ABS e airbag.
O zelo com a robustez da estrutura, que é o principal
destaque da linha Daily no mercado mundial, se mantém o mesmo. Montado sobre o
chassi-escada, o equipamento garante rigidez, resistência à fadiga e maior
durabilidade do segmento. Por esse motivo, a Iveco pode oferecer, nas versões furgão
e chassi cabine, o peso máximo de 7 toneladas. Na prática, resulta em uma
capacidade de carga superior à de muitos veículos da linha de gama média.
A intercomunicação de todos os componentes elétricos
acontece com uma unidade de controle dedicado, que é gerenciada por meio de uma
rede CAN. Os sistemas auxiliares, como o resfriamento das baterias e da bomba
para o Brake Assist, são acionados por motores elétricos, controlados por
um conversor 12v DC/DC.
O painel, por sua vez, permite o monitoramento, das
condições do sistema elétrico, exibindo informações necessárias para a condução
do veículo: estado da carga, tensão, temperatura da bateria e indicações sobre
as condições de funcionamento do sistema de propulsão elétrica.
Fonte: PÁGINA 1
COMUNICAÇÃO
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