VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270
pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68
automóveis com 4 ocupantes. Este é o ônibus biarticulado F 360 HA, o mais novo
veículo da Scania destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus
Rapid Transit). O impacto desse tipo de produto nas grandes cidades representa
um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais de transporte,
na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a
mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam
61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10
vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses. Com esse modelo de
transporte urbano é possível ter segurança, qualidade, integração intermodal,
rapidez e conforto. Com a elevada demanda de passageiros, cada vez mais são
necessários veículos com maior capacidade.
“O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a
população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta
capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação,
caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de
Ônibus da Scania no Brasil. “Agora temos uma completa gama para o transporte
urbano a partir de 12 metros. Trazemos para o biarticulado a tradicional
redução de custo operacional do ônibus Scania. Cada componente foi projetado
para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a
economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade.”
O biarticulado Scania F 360 HA 8x2 segue os padrões de BRT
do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), adotado
pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores
exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer
veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque
e desembarque.
A novidade da Scania, o modelo F 360 HA, de piso normal, tem
motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em
baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na
parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a
permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está
perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui,
enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da
Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque, de
fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se
adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o
veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha
e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.
O veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade de
carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28
metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado
pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir
praticamente dois articulados. As carrocerias disponíveis são Neobus e Caio.
O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com sistema de articulação
seguro com monitoração, elevado nível de conforto, maior estabilidade para o
veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos
eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o
tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar
Scania Retarder.
Ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para
facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas
estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou
quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para
poder operar. Com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania
pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Vantagem que garante
menos tempo perdido e maior velocidade.
Fonte: Scania
Latin America
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.