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O novo Audi A4 está entre os carros mais seguros de sua
categoria. O consórcio europeu Euro NCAP atribuiu ao modelo a pontuação máxima
de cinco estrelas no quesito segurança de adultos e crianças, assim como em
proteção de pedestres.
O A4 também recebeu o "Euro NCAP avançado", prêmio
especial pelo sistema de assistência de freio multicollision, equipamento de
série, e para o sistema básico Audi pre sense, que está disponível como
opcional. O assistente de freio multicollision trava automaticamente os freios
do carro no caso de um acidente, reduzindo assim o perigo de derrapagem, bem
como o risco de colisões maiores. Já o Audi pre sense reforça o cinto de
segurança em situações de risco e fecha as janelas e o teto solar.
Outro elemento-chave entre os itens de segurança do A4 é o
sistema de assistência Audi pre sense city – um aviso antecipado e função de
frenagem de emergência – também de série. Em velocidades de até 85 km/h, o
dispositivo verifica se há outros veículos ou pedestres no caminho. Se houver
risco de uma colisão, o sistema avisa o motorista em várias fases: primeiro
visualmente e acusticamente e, em seguida, por um solavanco nos freios.
Finalmente, desencadeia uma frenagem de emergência automática caso seja
necessário.
Há ainda uma série de outros sistemas de assistência que
aumentam a segurança do A4, incluindo os assistentes anti-colisão, de curva e
de saída. Enquanto o anti-colisão ajuda o condutor a dirigir perto de algum
obstáculo, o assistente de curva monitora o tráfego próximo a curvas por meio
do fluxo de tráfego em baixa velocidade. Em uma situação perigosa, o sistema
freia o carro até a total parada para impedir a entrada em uma curva ou esquina
quando o tráfego está parado.
O aviso da saída minimiza o risco de batidas ao abrir as
portas. Os LEDs que acendem na cor vermelha avisam os ocupantes para não abrir
as portas quando outros veículos se aproximam por trás.
Fundado em 1997, o Programa de Avaliação de Veículos Novos
(NCAP) investiga o desempenho de novos
modelos de automóveis em casos de acidentes. Em 2015, o consórcio passou a
realizar testes de colisão de impacto frontal e lateral ainda mais exigentes a
fim de refletir cenários reais de acidentes com mais precisão.
Fonte: Departamento
de Comunicação Audi do Brasil
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