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A Nissan iniciou os testes com seu protótipo de condução
autônoma em vias urbanas e estradas reais. A Nissan tem duas visões
corporativas para uma sociedade com mobilidade sustentável: "Zero
Emissões" e "Zero Fatalidades". Em relação às emissões zero, a
meta da empresa é para eliminar as emissões de CO2 dos veículos da Nissan,
enquanto o conceito de zero fatalidades procura eliminar as lesões e mortes
causadas por acidentes de trânsito.
A inteligência dos veículos irá desempenhar um papel
fundamental na concretização do conceito “Zero Fatalidades” e, por isso, a
empresa está desenvolvendo uma forma de inteligência para seus veículos chamada
Intelligent Driving (Condução Inteligente, em português), que é composta de
várias características inovadoras que serão apresentadas por estágios.
Para a primeira fase, a Nissan vai oferecer até ao final de
2016, no Japão, a Unidade Pilotada 1.0 que permite a condução autônoma segura
em condições de tráfego pesado nas autoestradas. Para 2018, a empresa espera
implementar um sistema de condução autônoma em pistas múltiplas que permita a
mudança automática de faixas. Em 2020, uma nova tecnologia será introduzida e
permitirá que os veículos viagem de forma independente por ruas e estradas
urbanas, incluindo cruzamentos.
O veículo protótipo será testado em condições reais de
circulação para desenvolver e melhorar a confiabilidade do sistema Intelligent
Driving da Nissan para uso público. O veículo é baseado no 100% elétrico Nissan
LEAF e está equipado com recursos como o radar de ondas milimétricas, scanner a
laser, câmera, chip de computador de alta velocidade e interface especializada
homem-máquina (HMI, por sua sigla em Inglês) para citar apenas alguns.
Tudo isso permite que o veículo possa operar de forma
completamente autônoma tanto nas estradas quanto nas vias urbanas sem qualquer
manipulação do motorista, com exceção da definição do destino no sistema de
navegação. Os testes estão previstos para acontecer no Japão e em outros países
em um futuro próximo.
Duas tecnologias inovadoras foram desenvolvidas para
permitir a condução autónoma nas ruas. A primeira é um scanner em miniatura a
base de raios laser da mais alta qualidade, um protótipo em fase final de
elaboração. O scanner a laser determina com precisão a distância entre o
veículo e os objetos circundantes através do uso de uma medida tridimensional
que permite que o veículo seja conduzido com segurança através de espaços
estreitos.
A segunda tecnologia é uma câmera de 8 lentes que fornece
uma visão 360 graus do veículo, permitindo-lhe tomar o caminho certo quando
guiado em cruzamentos e estradas com curvas sinuosas. Com estas duas inovações,
o novo protótipo garante um ritmo seguro e suave de condução, mesmo no
transporte em tráfego pesado.
"A Nissan quer um carro futurista seguro e livre de
problemas. Pretendemos ser líderes da indústria na implementação de condução
autónoma", concluiu Asami.
Fonte: Nissan do
Brasil
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