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Após realização de teste prático com dois veículos do mesmo
modelo, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema, a
PROTESTE Associação de Consumidores comprovou a importância de esse item
constar como obrigatório nos carros brasileiros para redução de acidentes. E
está lançando campanha em: www.proteste.org.br/carrosobcontrole, que coletará
assinaturas para pressionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para
que todos os carros saiam de fábrica com esse sistema a partir do segundo
semestre de 2017.
No primeiro teste, um piloto profissional fez um desvio de
emergência a 70 quilômetros por hora e no veículo sem o controle eletrônico de
estabilidade, ele teve dificuldade para controlá-lo e por no chão, após
levantar a roda. Ou seja, se não fosse um profissional, teria capotado. Já o
modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento da ocorrência
dos movimentos de descontrole, evitando a derrapagem.
No segundo teste, um slalom, em que é provocada uma
instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, o controle de
estabilidade também se mostrou
essencial. Ele perde somente para o cinto de segurança quanto a item mais
importante de segurança.
O resultado do teste comprovou que é importante o
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se sensibilizar, assim como
aconteceu com o freio ABS e com o airbag e dar um prazo até o segundo semestre
de 2017 para que todos os carros tenham este item de segurança como obrigatório
e não atrelado a um pacote de conforto e de luxo, como ocorre hoje.
Nos Estados Unidos e na União Europeia, este item já é
obrigatório, o que pode evitar mais de 50% dos acidentes fatais. E na
Argentina, será item de série em 2018.
"No Brasil, já avançamos na segurança veicular, mas centenas de pessoas
ainda morrem todos os dias no trânsito, porque o Controle Eletrônico de
Estabilidade só equipa carros de luxo", destaca Maria Inês Dolci,
coordenadora institucional da PROTESTE. "Vamos juntos lutar por mais este
direito do consumidor", completa.
O Controle Eletrônico de Estabilidade recupera a trajetória
do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. Esse
sistema passará a ser item obrigatório, a partir de janeiro, para que o veículo
ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes feitos pelo Programa de Avaliação de
Carros Novos (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira.
Fonte: PROTESTE -
Associação de Consumidores
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