VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Em setembro, a Renault comunicou que uma Carta de Intenções
havia sido assinada com a Lotus. Paralelamente, as equipes da Renault
mantiveram um trabalho de análise das condições de retorno da marca à Fórmula
1. Todas as atenções se voltaram à capacidade de a empresa participar do
campeonato de forma bem-sucedida, bem como às condições econômicas deste
retorno como escuderia a partir de 2016.
“A Renault tinha duas opções: voltar 100% ou abandonar
completamente a categoria. Após uma análise detalhada, tomei minha decisão: a
Renault estará presente na Fórmula 1 a partir de 2016. Os últimos elementos
obtidos por parte dos principais players da F1 permitem que nos projetemos com
confiança neste novo desafio. Temos a ambição de vencer, mesmo que isso leve um
tempo razoável”, afirmou Carlos Ghosn, Presidente e CEO.
Tornando-se novamente uma escuderia independente, a Renault
poderá tirar total proveito de suas conquistas. Posicionar-se como fornecedora
de motores foi uma estratégia sensata, mas mostrou ter suas limitações. O
retorno sobre a imagem e o investimento exigido com a entrada de uma nova
regulamentação de motores se mostrou insuficiente.
Foi conduzido um trabalho para colocar em prática o acordo
para a aquisição da Equipe Lotus de F1 dentro do melhor prazo. Os principais
contratos foram assinados em 3 de dezembro de 2015. A Lotus se apresentou como
a melhor escuderia parceira. Renault e Lotus F1 se conhecem há 15 anos e,
juntas, foram campeãs do mundo em 2005 e 2006.
A Renault tem mantido uma presença contínua na Fórmula 1 há
40 anos. A Renault revolucionou a Fórmula 1, tendo inventado em 1977 o motor
Turbo, que rapidamente se tornou imprescindível. A marca conquistou 168
vitórias, 12 títulos de construtores e 11 títulos de pilotos. A Renault já
correu mais de 600 Grandes Prêmios!
Ao escolher estar presente na Fórmula 1 como construtor, a
marca confirma que o automobilismo esportivo é um atributo essencial da
Renault. A Fórmula 1 é a expressão máxima da paixão pelo automóvel. E a paixão
constitui exatamente a identidade da Renault, expressa em sua assinatura ‘Passion
for Life’. A Fórmula 1 é um forte motivo de conquista de inúmeros clientes, e
um elemento motivador para os colaboradores. A Fórmula 1 é o suprassumo do
automobilismo esportivo, que exige excelência tecnológica e operacional. Esta
categoria é uma vitrine da expertise tecnológica que a Renault desenvolve para
seus produtos em benefício de seus clientes.
A Fórmula 1 é um meio para a Renault acelerar seu
desenvolvimento e continuar a estar um passo à frente nas principais evoluções
tecnológicas da categoria, além de manter uma ponte entre as tecnologias mais
avançadas, desenvolvidas para a Fórmula 1, e as tecnologias para produção em
série, principalmente nas áreas de eletrificação e hibridização. Como
consequência deste compromisso com a F1, a Renault vai desenvolver sua gama de
modelos R.S., aumentando seus investimentos para estar presente em todos os
continentes, com veículos adaptados em diferentes segmentos.
A Fórmula 1 é um vetor de notoriedade e imagem de marca em
todos os seus mercados, em todo o mundo. A Fórmula 1 é um dos esportes mais
midiatizados no mundo, nos 5 continentes, principalmente nos mercados
emergentes, reunindo 450 milhões de telespectadores a cada ano em torno do
esporte. A categoria oferece um grande potencial de crescimento, com
oportunidades em torno de novas tecnologias, redes sociais, videogames, etc.
Agora, temos um encontro marcado para janeiro, quando
anunciaremos outros detalhes sobre este compromisso, e em março de 2016, para a
largada do campeonato.
Fonte:
imprensa.renault.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.