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Pressão correta dos pneus, alinhamento do veículo,
manutenção... Hábitos simples do dia a dia podem fazer a diferença, tornando-se
um importante aliado da segurança, e do bolso, durante as férias. Para uma
viagem sem contratempos e mais econômica, a Michelin dá dicas para quem vai
pegar a estrada neste fim de ano.
Escolha dos pneus: Há muita diferença entre os pneus,
principalmente quanto à segurança (através da maior aderência no asfalto seco e
molhado), à durabilidade, à resistência a choques em buracos, ao conforto
(maciez), ao ruído e até mesmo à economia de combustível. “Lembre-se de que o único
ponto de contato do veículo com o solo são os pneus, que são responsáveis por
20% do consumo de combustível de um veículo”, explica o engenheiro Flávio
Santana, gerente de marketing produto da Michelin América do Sul.
Verifique a pressão dos pneus: Além de influenciar na
segurança, a pressão incorreta dos pneus gera um maior consumo de combustível
e, consequentemente, um maior custo para o motorista. Segundo Santana, “quando
mais baixa que a recomendada, a pressão altera o comportamento do veículo de maneira
significativa. É como se o carro estivesse com amortecedores em mau estado,
folgas na suspensão ou problemas na direção. O veículo perderá estabilidade,
ficará mais difícil de ser controlado e precisará de uma distância maior para
parar em um caso de emergência. Já a pressão mais alta que a sugerida também é
prejudicial para a aderência dos pneus, provocando seu desgaste”.
A pressão ideal está indicada no Manual do Proprietário do
Veículo, para carga completa ou carga normal (até três passageiros), pneus
dianteiros, traseiros e estepe.
Faça o alinhamento do veículo: A suspensão do veículo é
formada por vários componentes que são montados em ângulos e posições
específicas. Com o uso, devido às vibrações e aos choques em buracos ou asfalto
irregular, estes ângulos sofrem alterações. Com isto, o carro pode tender para
uma determinada direção, os pneus podem “cantar” em curvas (mesmo a baixa
velocidade) e o veículo pode ter que arrastar os pneus para seguir em frente,
gastando mais combustível e os desgastando.
“Pode-se dizer que o alinhamento do veículo é uma mini
revisão mecânica, já que corrige estes problemas, além de verificar o estado
geral da suspensão e da direção do veículo”, afirma o especialista.
Verifique o estado geral dos pneus: Por lei, todos os pneus
têm um indicador de desgaste na banda de rodagem, composto de pequenas
saliências presentes no fundo dos seus sulcos. Se o desgaste do pneu atingir
estes indicadores em qualquer ponto do pneu, é sinal de que é necessário
substituir os pneus por novos. Para localizá-los, basta buscar no ombro do pneu
(a parte que fica entre a banda de rodagem e a lateral do pneu) pequenas marcas
como um triângulo, as letras TWI (Tread Wear Indicator) ou mesmo a imagem do
Boneco da Michelin, onde haverá indicadores de desgaste no fundo dos sulcos.
“Além do Indicador de Desgaste, é importante verificar se
existem deformações no pneu, cortes, materiais encrustados como pedras, cacos
de vidro ou mesmo prego e parafusos e se o desgaste da banda de rodagem parece
normal. Caso haja qualquer anormalidade, deve-se levar o veículo para um
especialista fazer uma verificação mais técnica para avaliar se o dano
observado pode ser reparado ou se é necessário substituir os pneus”, explica o
engenheiro.
Fonte: Dept. de
Comunicação - Michelin América do Sul
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