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No início de 2016, a Porsche apresentará no Salão Internacional
de Detroit mais um destaque de sua linha de produtos. Os modelos de topo da
série 911 - o 911 Turbo e 911 Turbo S - trazem agora 15 kW (20 hp) a mais de
potência, um design mais refinado e conteúdo aperfeiçoado. Os modelos serão
disponibilizados desde o início nas versões coupé e cabrio.
O motor de seis cilindros biturbo do 911 Turbo, com
deslocamento de 3,8 litros, agora tem 397 kW (540 hp). Este ganho de potência
foi alcançado pela modificação das aberturas de entrada dos cabeçotes, novos
bicos injetores e aumento da pressão do combustível. O 911 Turbo S desenvolve
agora 427 kW (580 hp), graças a novos conjuntos de turbo com compressores
maiores. A Porsche continua a ser a única fabricante a utilizar
turbocompressores com turbinas com geometria variável em motores a gasolina.
Os motores agora possuem o que é conhecido como uma função
dinâmica de elevação, para melhorar ainda mais a resposta do motor em operação
dinâmica. Ela mantém a pressão de admissão durante mudanças de carga no pedal
do acelerador. Isto é conseguido pela interrupção apenas da injeção do
combustível, enquanto a borboleta do acelerador permanece aberta. O resultado é
que o motor reage praticamente sem intervalo a outra pressão no pedal do
acelerador. Os efeitos dessa função são mais pronunciados nos modos Sport e
Sport Plus que no modo Normal.
Em resumo, os novos carros-esporte de alta performance
conseguem alcançar um impressionante desempenho esportivo, ao mesmo tempo que o
consumo de combustível é reduzido ainda mais. O 911 Turbo S Coupé acelera até
100 km/h em 2,9 segundos. Sua velocidade máxima, 330 km/h, é 12 km/h mais alta
do que antes.
O 911 Turbo alcança a marca dos 100 km/h em 3,0 segundos e
sua velocidade máxima é 320 km/h - cinco quilômetros por hora mais rápida que a
do modelo anterior. Mesmo assim, os cupês consomem apenas 9,1 litros por 100
quilômetros rodados e os conversíveis, 9,3 l/100 km. Isto representa 0,6 litros
de combustível a menos por 100 km para todas as versões. A razão disso é o
gerenciamento eletrônico do motor e transmissão ainda mais avançado, que teve o
mapeamento das trocas de marchas revisado.
O novo volante esportivo do GT - com 360 mm de diâmetro e
design adotado do 918 Spyder – traz como item de série um seletor de modos de
condução. Ele consiste de um anel rotativo com posições graduadas, que é usado
para selecionar um dos quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus ou
Individual. A seleção Individual permite que o condutor configure e mantenha
registrado um acerto do carro personalizado.
Outro novo item do pacote Sport Chrono é o tecla Sport
Response (resposta esportiva), no centro do selecionador de modos. Inspirado no
automobilismo de competição, ele pré-condiciona o motor e a caixa de câmbio
para obter as respostas mais imediatas possíveis. Nessa situação, o motor pode
proporcionar o máximo em aceleração por um tempo de até 20 segundos,
contribuindo para uma manobra de ultrapassagem, por exemplo. Um indicador
presente no painel de instrumentos, na forma de um timer, mostra ao condutor o
tempo total de acionamento da função. A função Sport Response pode ser usada
tanto quanto desejado e em qualquer dos modos de condução.
O Porsche Stability Management (PSM - controle de
estabilidade) do 911 Turbo possui agora um novo modo PSM Sport. Um ligeiro
toque no tecla PSM no console central coloca o sistema num modo altamente
esportivo, independentemente do programa de condução selecionado. Acionado
separadamente, o modo PSM Sport altera a forma de intervenção do PSM muito mais
do que acontecia no modo Sport Plus no modelo anterior. O novo modo possibilita
chegar ainda mais perto dos limites de desempenho, numa pista de autódromo, por
exemplo. Neste modo a lâmpada de advertência do PSM se acende e uma mensagem no
painel de instrumentos indica que a contribuição do sistema PSM para manter a
estabilidade está limitada. Mesmo assim, o PSM permanece ativo no fundo, mesmo
no modo PSM Sport. Uma pressão prolongada no tecla PSM, porém, desativa
totalmente o sistema, como sempre.
O chassi dos novos modelos 911 Turbo, agora com PASM
(Porsche Active Suspension Management) de série, oferece uma interação ainda
maior entre desempenho e conforto. Além disso, o 911 Turbo S oferece
adicionalmente um conjunto de itens de série para complementar a direção
dinâmica: o sistema de ajuste de chassi PDCC é equipamento de série, assim como
o sistema de freios de cerâmica PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake). As
novas opções para todos os modelos 911 Turbo incluem o assistente de troca de
faixas baseado em radar e um sistema de levantamento para o eixo dianteiro que
pode ser usado para aumentar a distância livre do solo da lâmina do defletor
dianteiro em 40 mm.
Naturalmente, a nova geração do 911 Turbo adota
características significativas do impactante design dos atuais modelos Carrera,
complementadas por itens especiais típicos do 911 Turbo. A dianteira com nova
configuração, com defletores de ar laterais e estreitas luzes de condução
diurna em filamentos duplos, precisamente distribuídas, dá à frente do carro
uma aparência de maior largura, em combinação com a barbatana adicional
presente na tomada de ar central.
Visto de lado, o carro-esporte de alto desempenho exibe
novas rodas de 20 polegadas. No 911 Turbo S, por exemplo, as rodas com cubos
rápidos (fixadas por uma única porca) agora têm sete, em vez de dez raios
duplos. Também mudaram as dimensões das rodas do 911 Turbo: com as medidas 9 J
x 20 na frente e 11,5 J x 20 atrás, as novas rodas agora são meia polegada mais
largas. Elas agora têm o mesmo tamanho das rodas do 911 Turbo S. As novas
maçanetas das portas agora vêm sem os antigos insertos tipo concha - exatamente
como as dos modelos Carrera.
A traseira da carroceria também foi amplamente retrabalhada.
Chamam a atenção à primeira vista as lanternas traseiras tridimensionais com
suas luzes de freios com quatro pontos e a iluminação com aspecto de aura, já
conhecida da série 911 Carrera. As aberturas do sistema de escapamento na
traseira, assim como as ponteiras duplas, foram redesenhadas. A grade na tampa
traseira também foi recriada e agora tem três partes: as seções esquerda e
direita tem barras longitudinais e, no centro, há uma cobertura separada para
otimizar a entrada forçada de ar no motor.
Juntamente com a mudança de geração dos modelos, um novo
sistema de informação e entretenimento, PCM com navegação online*, está sendo
adotada nos cockpits dos modelos 911 Turbo como equipamento de série. O sistema
pode ser operado através de um monitor multitoques com superfície de vidro de
alta qualidade, perfeitamente integrado ao console central. Ele oferece
numerosas e amplas funções de conectividade, graças ao módulo Connect Plus de
série. A navegação também pode acessar as últimas informações sobre o trânsito
em tempo real. Rotas e locais podem ser visualizados em imagens 360 graus e de
satélite.* Além disso, o sistema agora pode processar dados introduzidos à mão.
Telefones celulares e smartfones agora podem ser integrados
mais rapidamente, de forma fácil e compreensível que antes através de Wi-Fi,
Bluetooth ou cabo. Algumas funções do veículo agora também podem ser
controladas remotamente.* Como em modelos anteriores, o sistema de som Bose é
disponível de série. Um sistema Burmester pode ser fornecido como opção. O novo
Porsche 911 Turbo será lançado na Alemanha no final de janeiro de 2016 e a
previsão de chegada do modelo no Brasil é no primeiro semestre de 2016, com
preços ainda não definidos.
Fonte: PR and
Press Manager - Porsche Brasil
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