VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Ford é a primeira fabricante a testar veículos autônomos
em áreas de inverno rigoroso, incluindo neve, um grande passo dentro do seu
plano de levar a direção totalmente autônoma para milhões de consumidores em
todo o mundo, como mostra o vídeo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=9KNGvq58liU&feature=youtu.be
.Diferentemente de outras empresas automotivas e de tecnologia que testaram
veículos autônomos apenas em ambientes secos, geralmente ensolarados, a Ford
sabe que o futuro da direção autônoma não pode depender de condições ideais.
Os testes de inverno da Ford são feitos em Michigan,
incluindo a Mcity – uma cidade simulada com cerca de 130 mil metros quadrados
localizada na Universidade de Michigan. Veículos totalmente autônomos não podem
depender do GPS, que tem precisão de apenas alguns metros, insuficiente para
identificar a posição do veículo. É essencial para o veículo autônomo saber a
sua localização precisa, não só na cidade ou na estrada, mas também na sua
faixa de rodagem, onde uma variação de alguns centímetros faz uma grande
diferença.
O radar LiDAR, usado pela Ford, é muito mais confiável que o
GPS e pode determinar a posição do
Fusion Hybrid na pista com uma precisão de centímetros. Ele emite pulsos curtos
de laser e permite ao veículo criar uma imagem 3D de alta definição, em tempo
real, do ambiente ao redor.
Em um clima ideal, o LiDAR é o meio mais eficiente de
coletar informações importantes e metadados – informações sobre os próprios
dados – do ambiente, identificando objetos próximos e usando interpretações
para definir o melhor caminho.
Mas em locais com neve ou tráfego intenso, o LiDAR e outros
sensores, como câmeras, não conseguem ver a pista. Isso também acontece quando
as lentes estão cobertas de neve ou sujeira. Especialistas da Ford e da
Universidade de Michigan aceitaram enfrentar esse desafio, buscando uma solução
para o veículo autônomo enxergar uma pista coberta de neve.
Para navegar em pistas cobertas de neve, os veículos
autônomos da Ford são equipados com mapas 3D completos, de alta resolução, com
informações da pista e do que está sobre ela, como marcações e sinais,
geografia, pontos de referência e topografia.
O veículo autônomo cria os mapas rodando no ambiente de
teste com tempo bom, usando tecnologias que registram automaticamente placas de
trânsito, árvores e prédios. Quando o veículo não pode ver o chão, ele detecta
pontos de referência para se posicionar no mapa e dirigir com sucesso nessas
condições.
Fonte: Imprensa
Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.