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Pelos dados divulgados pela ABRACICLO – Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas
e Similares, em dezembro foram fabricadas 50.633 motocicletas, ante 84.820
unidades em mês similar de 2014, correspondendo a uma retração de 40,3%. Em
novembro de 2015, a produção havia chegado a 74.972, o que deixa o volume de
dezembro 32,5% inferior, porém devem ser consideradas as habituais férias
coletivas das fábricas do setor no último mês do ano. No acumulado do ano,
foram produzidas 1.262.708 motocicletas, 16,8% a menos do que o registrado em
2014 (1.517.662).
As vendas no atacado – para as concessionárias – atingiram
69.253 unidades em dezembro, recuo de 39,3% em relação ao mesmo mês de 2014,
com 114.104, e leve queda de 1,6%, em comparação com novembro de 2015 (70.398).
De janeiro a dezembro foram comercializadas 1.189.933 motocicletas, 16,8%
inferior que no mesmo período de 2014, com 1.430.393.
As exportações somaram 5.944 unidades em dezembro, ante
6.298 do mês anterior, o que corresponde a uma baixa de 5,6%. Em comparação ao
mesmo mês de 2014, houve uma retração de 1,8%. Nos 12 meses do ano passado
foram exportadas 69.123 motocicletas, frente a 88.056 unidades em 2014,
correspondendo a uma queda de 21,5%.
Ainda em dezembro, com base nos licenciamentos registrados
pelo Renavam, foram emplacadas 131.253 motocicletas, volume 24,6% superior ao
apresentado no mês anterior (105.371 unidades), porém estes números continuam a
ser impactados pela nova regulamentação dos ciclomotores. Em relação ao mesmo
mês de 2014 (127.711 unidades), houve alta de 2,8%. No acumulado do ano, a
queda foi de 11%, passando de 1.429.692, em 2014, para 1.273.047, em 2015.
Através da lei 13.154/2015, sancionada em 30 de julho
passado, o emplacamento dos ciclomotores passou a ser de reponsabilidade dos
Detrans de cada estado, o que impulsionou um crescimento substancial nos
números de licenciamento do veículo, que passaram de 17.011 unidades, em 2014,
para 64.692, em 2015, significando um avanço de 280,3%. É importante observar
também que, em função da nova legislação, muitos ciclomotores que estão sendo
licenciados agora chegam a ter dois ou três anos de uso.
Na comparação regional, destaque para o Nordeste, que
registrou 36.188 ciclomotores licenciados, em 2015, contra 1.884, em 2014. A região
Sudeste, em segundo lugar, apresentou 22.239 unidades frente a 9.960.
Fonte: SD&PRESS
Consultoria
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