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A Yamaha
Motor Co., Ltd. (Tóquio: 7272) anunciou em 9 de fevereiro que a receita
operacional para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015 subiu 38,0
por cento para 120.4 bilhões de ienes e as vendas líquidas aumentaram 6,2 por
cento para 1.615,4 bilhão de ienes.
A receita ordinária subiu 28,7 por cento para 125,2 bilhões
de ienes, enquanto a receita líquida diminuiu 12,3% para 60,0 bilhões de ienes.
As vendas e a receita foram fortes nos mercados
desenvolvidos. Os aumentos foram registrados com os modelos globais e de preços
mais elevados no segmento de motocicletas, grandes modelos (e devido ao efeito
de depreciação do iene) no segmento marítimo e modelos de veículos recreativos fora
de estrada (ROV - recreational off-highway vehicle) no segmento de produtos de
força.
Nos mercados emergentes, as vendas de motocicletas subiram
no Vietnã, Filipinas e Taiwan. Os modelos premium também tiveram bom desempenho
e reduções nos custos produziram efeitos positivos. Como resultado, a redução
na venda de unidades e as depreciações das moedas em mercados tais como
Indonésia, Brasil e China foram compensadas suficientemente para manter a
receita no nível do ano anterior.
A Yamaha Motor tem por objetivo manter o pé firme no
acelerador em 2016. Além de lançar uma nova plataforma de motocicletas, a
companhia irá impulsionar o poder e a rentabilidade de sua marca para a
expansão dos investimentos no segmento marítimo. A companhia também pretende aumentar
seu poder de ganhos no campo dos ROVs esportivos e outros negócios do segmento
de produtos de força.
Para 2016, a Yamaha Motor prevê um aumento de 5,2 por cento
nas vendas líquidas para 1.700,0 bilhão de ienes e um aumento de 33,3 por cento
na receita líquida passando para 80,0 bilhões de ienes. A receita operacional e
a receita ordinária deverão diminuir 0,4 por cento e 0,2 por cento,
respectivamente.
Fonte: Divisão de
Comunicação Corporativa - Equipe de RP Global - Yamaha Motor Co., Ltd.
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