VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Marcopolo divulgou hoje (terça-feira) ao mercado o seu
desempenho no exercício 2015. A empresa alcançou receita líquida consolidada de
R$ 2,739 bilhões, com retração de 19,4% em relação à obtida em 2014 (R$ 3,4
bilhões). O destaque foi o crescimento de 28,5% nos negócios no exterior e
exportações – R$ 1,475 bilhão, contra R$ 1,148 bilhão registrado no ano
anterior.
A significativa retração da demanda brasileira por ônibus
foi o principal motivo para a queda da receita. O mercado nacional caiu 38,4%,
com a fabricação de 17.511 unidades (contra 28.429 unidades de 2014). Em que
pese a retração do mercado nacional, a participação de mercado da Marcopolo
aumentou para 40,7% em 2015, contra 39,6%, em 2014.
Com relação aos resultados alcançados com os negócios
oriundos do exterior, a companhia exportou, a partir do Brasil, 1.766 unidades
(já excluindo os kits desmontados) contra 1.628 em 2014, aumento de 8,5%.
Em relação às operações no exterior, a Marcopolo produziu
2.254 ônibus nas unidades da África do Sul, Austrália e México, contra 2.376 no
ano anterior. A África do Sul registrou crescimento de 3,7% e fabricou 334
ônibus, em 2015, contra 322, em 2014. Na Austrália, o desempenho foi
praticamente estável, com a produção de 428 unidades, contra 435 no ano
anterior. No México, a produção atingiu 1.492 unidades em 2015, contra 1.619 em
2014.
De acordo com a direção da Marcopolo, a companhia segue
engajada na adoção de três forças-tarefas para acelerar as atividades críticas
que colaborem para superar as dificuldades advindas de um mercado interno ainda
estagnado em um nível bem abaixo do histórico. As ações incluem o
fortalecimento da atuação nos mercados de exportação e ampliação do portfólio
de clientes, medidas para a redução de despesas e custos indiretos, e do
aumento da eficiência operacional por intermédio da adoção dos conceitos LEAN,
além da melhoria do capital de giro pela redução de estoques e recebíveis.
As exportações a partir do Brasil seguem aquecidas,
impulsionadas principalmente pela taxa de câmbio mais competitiva. As ações da
companhia visando a cobertura de novos mercados e a ampliação do portfólio de
clientes no exterior já trazem reflexo nos negócios fechados e naqueles em
andamento. Em relação às unidades controladas da Marcopolo no exterior, a
empresa espera um ano melhor na Austrália, onde o programa de transformação está
refletindo na melhora da eficiência operacional. No México, a Marcopolo
pretende intensificar a sua presença, especialmente no segmento de rodoviários,
tanto por intermédio da continuidade da parceria com a Mercedes, como também
pelas novas oportunidades de encarroçar com outras marcas de chassis.
Apesar das dificuldades advindas do momento político e
econômico brasileiro, a companhia segue acreditando na necessidade de
investimentos em sistemas de mobilidade urbana e na renovação da frota brasileira
de ônibus. Acredita também que a retração da demanda em 2015 e nesse início de
2016 representa um represamento de pedidos que deverá se reverter em novos
negócios assim que as condições econômicas e políticas do país permitirem.
Crédito das fotos:
Gelson Mello da Costa
Fonte: Secco
Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.