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Inventada há quase um século, a válvula para pneus Schrader
é padrão para utilização em pneumáticos com câmara e sem câmara. E embora
poucos motoristas tenham essa consciência, trata-se de um importante
equipamento de segurança no conjunto roda-pneu.
Mas, infelizmente, na realização das manutenções dos pneus
as válvulas são comumente esquecidas e até mesmo negligenciadas. O fato é que
elas são equipamentos de segurança e possuem um papel importante no conjunto
roda-pneu. Assim como outras peças, a válvula também envelhece e sofre
desgastes, o que pode comprometer a segurança do veículo e a durabilidade do
pneu.
Para compreender os esforços aos quais as válvulas são
submetidas constantemente, podemos calcular a magnitude da força que atua sobre
elas durante o seu trabalho. Quando um veículo montado com pneus na dimensão
205/55R16 roda a 100 km/h, o pneu é submetido a quase 519 rotações por minuto e
nesse processo a válvula sofre uma força de 0.610kgf – o equivalente a mais de
60 vezes o seu peso - por ação da força centrífuga.
“Essa força toda gera fadiga no material, trincando o corpo
da válvula. Além disso, é comum que elas ressequem com o passar do tempo pelo
ataque do ozônio, deixando-as ainda mais suscetíveis a cortes, o que pode
causar uma falha no componente”, explica Rafael Astolfi, gerente de Assistência
Técnica da Continental Pneus Mercosul.
Ele alerta que danos nas válvulas podem causar uma perda
súbita de pressão, uma situação que oferece um grande risco à segurança do
veículo e de seus ocupantes. Válvulas velhas também perdem sua propriedade de
estanqueidade, fazendo com que os pneus percam sua pressão gradativamente. Isso
reduz a performance, afeta a dirigibilidade do veículo, diminui a vida útil do
pneu e o deixa mais propenso a danos por impactos.
“Em razão de sua localização e de sua forma de montagem, é
difícil fazer uma inspeção de integridade estrutural de forma eficaz. Além
disso, inspecionar as válvulas não é uma prática comum e elas acabam sendo
sempre esquecidas durante as revisões do veículo”, lembra Rafael Astolfi.
Por todos esses fatores, a Continental recomenda que as
válvulas sejam substituídas sempre que pneus novos sejam montados no veículo ou
quando um pneu for desmontado para conserto e no qual a válvula esteja em uso
há muito tempo. Válvulas de procedência duvidosa nunca devem ser utilizadas e
nem as válvulas desmontadas reaproveitadas.
Fonte: MLP
Assessoria de Imprensa
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