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Em 160 páginas ricamente ilustradas
com inúmeras fotografias de época e outras produzidas em estúdio, o livro
Austin-Healey – A história de um clássico britânico, lançamento da Editora
Alaúde, apresenta a trajetória do automóvel que se consagrou por sua
performance em corridas, sua beleza e durabilidade.
Bill Piggott, advogado apaixonado
por carros, apresenta em sua obra a história do veículo ano a ano, com
particularidades sobre desempenho e produção de cada modelo, listagem com o
número do chassi de todas as unidades produzidas, além de comentários da
imprensa automotiva e outros relatos.
Na obra, Piggott conta em detalhes
sobre o encontro entre Donald Healey, um experiente engenheiro, vendedor e
famoso piloto de rali, e Leonard Lord, diretor da Austin, no Salão do Automóvel
de Londres, em 1952. Nesse dia, Healey realizou seu sonho, apresentando o arrojado
protótipo do modelo esporte Healey 100 ao público. A novidade encheu os olhos
de Lord e resultou em uma parceria que proporcionou ganho de escala para a
produção em série do carro, que também se revelaria um sucesso de vendas.
“O salão de Earls Court daquele ano
já mostrava as novas tendências: os carros de cores pesadas, como cinza e
preto, davam lugar a novos modelos em tons mais alegres, e entre eles estava o
Healey 100, que logo viria a se tornar o Austin-Healey. Esse belo carro foi
durante anos um clássico do segmento de modelos esporte de preço intermediário.
Além de bonito, era rápido, prático e, acima de tudo, acessível – até mesmo à
classe média”.
Em seus quinze anos de fabricação,
o “Big Healey” foi produzido em três versões básicas, que sintetizavam o
espírito dos carros esporte britânicos da época – os modelos 100 de quatro
cilindros, o 100-Six de seis cilindros e o 3000, com motor de três litros. A
obra não deixa de mencionar as versões de corrida 100S e as principais vitórias
nas pistas conquistadas por este ícone do automobilismo.
Desde seu lançamento, em 1953, até
o fim da produção, em 1967 – que se deu devido ao endurecimento das normas
americanas antipoluição e de segurança - foram vendidos mais de 70 mil carros
no total.
Fonte: Virta Comunicação Corporativa
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