sexta-feira, 8 de abril de 2016

Livro releva detalhes históricos do Austin-Healey



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Em 160 páginas ricamente ilustradas com inúmeras fotografias de época e outras produzidas em estúdio, o livro Austin-Healey – A história de um clássico britânico, lançamento da Editora Alaúde, apresenta a trajetória do automóvel que se consagrou por sua performance em corridas, sua beleza e durabilidade.

Bill Piggott, advogado apaixonado por carros, apresenta em sua obra a história do veículo ano a ano, com particularidades sobre desempenho e produção de cada modelo, listagem com o número do chassi de todas as unidades produzidas, além de comentários da imprensa automotiva e outros relatos.

Na obra, Piggott conta em detalhes sobre o encontro entre Donald Healey, um experiente engenheiro, vendedor e famoso piloto de rali, e Leonard Lord, diretor da Austin, no Salão do Automóvel de Londres, em 1952. Nesse dia, Healey realizou seu sonho, apresentando o arrojado protótipo do modelo esporte Healey 100 ao público. A novidade encheu os olhos de Lord e resultou em uma parceria que proporcionou ganho de escala para a produção em série do carro, que também se revelaria um sucesso de vendas.

“O salão de Earls Court daquele ano já mostrava as novas tendências: os carros de cores pesadas, como cinza e preto, davam lugar a novos modelos em tons mais alegres, e entre eles estava o Healey 100, que logo viria a se tornar o Austin-Healey. Esse belo carro foi durante anos um clássico do segmento de modelos esporte de preço intermediário. Além de bonito, era rápido, prático e, acima de tudo, acessível – até mesmo à classe média”.

Em seus quinze anos de fabricação, o “Big Healey” foi produzido em três versões básicas, que sintetizavam o espírito dos carros esporte britânicos da época – os modelos 100 de quatro cilindros, o 100-Six de seis cilindros e o 3000, com motor de três litros. A obra não deixa de mencionar as versões de corrida 100S e as principais vitórias nas pistas conquistadas por este ícone do automobilismo.

Desde seu lançamento, em 1953, até o fim da produção, em 1967 – que se deu devido ao endurecimento das normas americanas antipoluição e de segurança - foram vendidos mais de 70 mil carros no total.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.