VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A nova geração do Audi A4
desembarca no mercado brasileiro trazendo uma síntese fascinante de modernidade
e estética. Toda a tecnologia presente no novo A4 foi redesenvolvida e, mais
uma vez, estabelece os parâmetros do segmento. Para o lançamento do modelo, a
Audi traz ao país a série limitada Launch Edition, oferecida com um pacote
especial de equipamentos com excelente custo-benefício, por R$ 172.990. Em maio
chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente,
que sai por R$ 182.990. A Ambition, equipada com motor 2.0 de 252 cv, e o A4
Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.
Uma das prioridades no projeto do
novo modelo foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km.
Todas as tecnologias empregadas estão focadas na redução da resistência ao
movimento. Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota A do Inmetro (Instituto
Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com 11 km/l aferidos na cidade
e 14,3 km/l na estrada. O bom desempenho foi conquistado graças à combinação de
tecnologias como o Audi Valvelift System, o sistema Start-stop e o motor com
métodos de combustão recentemente desenvolvidos.
O novo A4 também tem o menor
coeficiente de arrasto (Cx) da sua classe – 0,23. Os sistemas de assistência ao motorista e de
infotainment são de altíssima qualidade. Uma nova geração de motores TFSI de
quatro cilindros estabelece referências em termos de consumo de combustível,
emissões e desempenho para motores a gasolina com quatro cilindros.
Com 4,73 m de comprimento e
distância entre-eixos de 2,82 m, a aparência do novo A4 é imponente. Traços
dominantes na frente e na traseira salientam a largura do carro. O desenho
fluido com linhas concisas transmite a elegância esportiva da Audi. A grade
Singleframe é larga e baixa; os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma
marca registrada visual.
O capô envolve as bordas superiores
dos para-lamas. A linha de ombro começa nos cantos dos faróis e se curva de
forma envolvente na direção da traseira.
Sob a linha inferior das janelas, a
carroceria tem aproximadamente o dobro da altura da distância entre a base das
janelas e o teto - uma característica típica da Audi. Os espelhos externos são
montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. A Launch Edition
traz rodas de liga leve com 17 polegadas de série. Opcionalmente, o carro pode
receber rodas aro 18.
A tampa do porta-malas do sedã
termina em uma borda claramente definida. Como os faróis, as lanternas
traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado. Com fortes
recessos nos cantos internos, seus contornos são uma continuação das linhas da
carroceria. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na
parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado
pelas luzes traseiras.
Comparadas às do modelo anterior,
as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido
– em até 120 kg, dependendo da versão e motorização. A carroceria do modelo é
uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de
materiais e às tecnologias de construção.
O Audi Cockpit Virtual, tela de
instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3
polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes
gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
O dispositivo combina as funções da
central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher
visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares
(velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas
funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Um complemento ideal para esse
avançado sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras
informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como
parte do Pacote Tech opcional.
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984
cm³ de cilindrada, equipa a versão de lançamento no Brasil do novo A4. Seus
principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao
cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi
Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas), a válvula de
alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de
combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão
suplementa a injeção direta FSI.
O 2.0 TFSI entrega 190 cv de
potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho
poderoso: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima
de 240 km/h.
A transmissão S tronic de sete
velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas, foi
reprojetada. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma
função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa
o trabalho da tração dianteira.
A versão Launch Edition, que marca
o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote bastante completo de
equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi
Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura,
ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 17,
retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento
traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration,
sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de
limpador de faróis e bancos de couro.
Opcionalmente, o sedã pode contar
com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura,
bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga
leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto
solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
Outros pacotes complementares são o
Assistance e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi
Side Assist e a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema
Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Fonte: Audi do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.