VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Toyota lança no mercado
brasileiro a linha Etios 2017, que chega com muitas novidades: família de
motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, transmissão manual de seis velocidades,
painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart
Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em
todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica
recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. O grande diferencial,
no entanto, é a adoção da transmissão automática de quatro velocidades para
toda a família Etios 2017, tanto nas versões hatchback quanto nas versões com
carroceria sedã.
A linha Etios 2017 exibe qualidades
que atendem os mais exigentes consumidores, que buscam por conforto e
tecnologia, sem abrir mão de performance, segurança, eficiência e baixo custo
de propriedade. Destaque também para a capacidade do porta-malas do sedã, de
562 litros, uma das maiores da categoria.
Desde seu lançamento, em setembro
de 2012, o Etios foi reconhecido pelo DNA Toyota de qualidade, durabilidade e
confiabilidade. De lá para cá, a Toyota promoveu diversos aprimoramentos
atendendo aos pedidos dos consumidores, fazendo com que se tornasse referência
em índice de satisfação e de lealdade entre os proprietários.
Ao longo de sua trajetória, o Etios
se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil. Em 2015, a marca
comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para
Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o
veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil
unidades por ano.
As vendas da linha Etios 2017 têm
início em 28 de abril, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a
partir de R$ 43.990,00.
A Toyota recheou o Etios 2017 com
ampla lista de itens de conforto e conveniência. Desde a versão de entrada X, a
linha traz de série novidades como o Toyota Smart Screen, computador de bordo,
antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista
(somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
O modelo também possui direção
eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do
porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e
fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e
um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro;
alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de
segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do
motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de
conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo
dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
A versão XS adiciona os seguintes
itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com
função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro
(versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante;
difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão
cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em
duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de
bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível,
possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível
durante uma viagem.
A versão XLS agrega todos os
equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo
desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por
calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de
smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas;
revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores
de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A Cross, disponível apenas na
carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve,
costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo
de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que
identificam a proposta aventureira da versão.
A linha Etios 2017 marca o início
de um novo tempo na história da Toyota do Brasil. O modelo é o primeiro do
portfólio a ser equipado com propulsores produzidos na nova planta de motores,
localizada em Porto Feliz (SP).
Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V
Flexfuel, trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas
variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de
admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de
maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
São dois tipos de motores
disponíveis:
- 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de
16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88
cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de
12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para
esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à
versão anterior.
- 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de
16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com
etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta
configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com
gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência,
11 cv, em relação à versão anterior.
Ambos os propulsores são
construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita
entre desempenho e durabilidade. O Etios 2017 também não utiliza o subtanque
auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema
de pré-aquecimento.
Na zona de operação do Etios 2017,
os comandos do ar-condicionado são manuais e foram aprimorados, com a
introdução de um compressor de software mais avançado. Com ele, após um período
constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por
alguns segundos e religar automaticamente, a fim de não subtrair a potência do
motor e auxiliando na economia de combustível.
A linha Etios 2017, tanto hatchback
quanto sedã, teve a direção eletroassistida progressiva recalibrada, garantindo
ótima dirigibilidade e mantendo os excelentes raios de giro de 4,8 m no
hatchback e 4,9 m no sedã.
Paralelamente, o desempenho
dinâmico do modelo melhorou com o ajuste da suspensão. Molas e amortecedores
foram recalibrados, tornando o Etios 2017 ainda mais estável e confortável no
uso diário.
Todas as versões do Toyota Etios
2017 (X, XS, XLS e Cross), tanto hatchback quanto sedã, dispõem de novas opções
de transmissão: manual, agora com seis velocidades, e automática, de quatro.
A transmissão automática era o
principal pedido dos consumidores. Seu desenvolvimento teve como premissa
privilegiar a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de
combustível, dentro de um sistema altamente eficiente.
O diferencial dessa transmissão é o
software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle
de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do
veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim,
selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Como resultado, o motorista tem uma
sensação agradável ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas
rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada.
A superioridade do Etios 2017 é
demonstrada em seu interior, unindo sofisticação e funcionalidade. Desde a
versão de entrada X, o acabamento interno é primoroso. Todas as versões têm
interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black. Os
materiais de revestimento das portas e o tecido dos bancos são de alta
qualidade.
O painel de instrumentos foi
incrementado com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta
resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius), o chamado
Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de
bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o
esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.
A tela exibe também diversas informações
sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo
utilizada na transmissão automática.
Outro item que transmite sensação
de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas
versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross, para os indicadores de velocidade e
rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da
luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as
variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
Para a linha 2017, a Toyota do
Brasil aprimorou os sistemas de segurança do modelo, com a inclusão do encosto
de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do
banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
Todas as versões são equipadas com
airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD),
que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em
frenagens de emergência.
Duas cores foram introduzidas –
Prata Premium e Cinza Cosmopolita –, complementando o portfólio já existente,
composto por Azul Journey, Branco Bossa Nova, Branco Perolizado, Prata Lua
Nova, Preto Infinito e Vermelho Fúria.
Confira todos os preços do novo Toyota Etios 2017:
Toyota Etios X manual – R$ 43.990
Toyota Etios X automático - R$
47.990
Toyota Etios XS manual - R$ 48.995
Toyota Etios XS automático - R$
52.495
Toyota Etios XLS manual - R$ 53.895
Toyota Etios XLS automático – R$
57.395
Toyota Etios Sedan X manual - R$
48.495
Toyota Etios Sedan X automático -
R$ 51.995
Toyota Etios Sedan XS manual - R$
51.695
Toyota Etios Sedan XS automático -
R$ 55.195
Toyota Etios Sedan XLS manual - R$
56.795
Toyota Etios Sedan XLS automático –
R$ 60.295
Toyota Etios Cross manual - R$
57.395
Toyota Etios Cross automático - R$
60.895
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.