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O Camaro chega à sexta geração ainda mais potente,
tecnológico e refinado. O estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior
foi mantido, porém, agora com uma linguagem mais contemporânea. As dimensões e
a arquitetura são completamente inovadoras, contribuindo para uma dinâmica
veicular realmente surpreendente.
Os avanços também estão presentes no conjunto mecânico. O
novo motor V8 de 6.2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de
torque, enquanto a transmissão é de 8 marchas com sistema Active Select, que
permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por
exemplo.
A cabine do Camaro 2017 está mais refinada. Traz avançados
recursos, como painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com
Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para
smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste
elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da
ignição.
Outra novidade é o intensificador de som do motor para a
cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor
sobe. Uma experiência verdadeiramente única para entusiastas e fãs de
superesportivos.
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de
condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de
alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas
anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio
e lanternas com LEDs.
Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas
peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão
luxuosa da gama.
Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova
geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. As 100
primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do
lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos.
A configuração SS conversível também estará disponível no
mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro
trimestre do ano que vem.
Aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro
foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28%
mais rígido e 83 kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente
idêntica entre os dois eixos.
Isso foi possível devido ao uso abundante de materiais
nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do
veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.
O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com
geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é
do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle
excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações
bruscas.
De série na versão SS mundo afora, os freios de alta
performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e
338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Contam com assistência
antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de
urgência (PBA).
Já os pneus foram concebidos para oferecerem o melhor
desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde
concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por
serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. As rodas
são de alumínio aro 20.
Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à
performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização
do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro
modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos
parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do
volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da
cabine.
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque
(Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade
para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas
recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da
tração.
A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento
retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da
primeira geração. As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força
e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado
reforça o porte atlético do veículo.
Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para
melhor visibilidade. À noite, quando acessos, criam uma assinatura luminosa
peculiar da marca Chevrolet. Enquanto novas entradas no capô e no parachoque
servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função
aerodinâmica.
A lateral chama a atenção pelas pela baixa distância em
relação ao solo, pelas saias esculpidas na própria carroceria e pela linha de
cintura elevada, com janelas estreitas e de formas angulares marcantes. O perfil
dinâmico de um autêntico “fastback” fica evidente nos vidros vigias envolvidos
pelos para-lamas salientes, que acomodam as belas rodas raiadas de 20 polegadas
e os repetidores do pisca, agora com superfície transparente e posicionados na
vertical.
Na parte traseira do Novo Camaro há as tradicionais
lanternas horizontais de dois elementos. Assumem aspecto futurista com o efeito
dos LEDs. Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso,
sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o
“downforce” traseiro.
O parachoque posterior também foi redesenhado e ganhou
vincos nas extremidades, ressaltando a expressividade do conjunto. Na parte
inferior, um aplique escuro agrupa a dupla saída de escape e a luz de ré na
parte central.
Até o teto passou por mudanças conceituais significativas.
Seu processo de montagem, por exemplo, é feito por meio de solda a laser,
eliminando a necessidade de canaletas e outras peças complementares, garantindo
melhor acabamento e menos peso.
Enquanto o cupê soma teto solar elétrico à sua lista de
equipamentos de série, o conversível ganha capota com acionamento retrátil
completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou
por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h).
Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma
silhueta do cupê.
Uma reinterpretação do icônico distintivo vermelho, branco e
azul do Camaro identifica a lateral do modelo SS, cujo a linha 2017 estreia com
cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit,
Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.
Como a parte externa, a interna foi completamente renovada
preservando elementos característicos que consagraram o Camaro ao longo dessas
últimas cinco décadas, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do
conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos.
A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas,
entre os dois mostradores essenciais. Configurável, a tela pode exibir
informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do
computador de bordo.
Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central
do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do
multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema
de navegação com mapas em 3D.
O console central está igualmente mais funcional e
ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram
incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter
acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.
O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos
LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos
central. São 24 opções de cores disponíveis.
A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos
de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a
iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro
completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis.
Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de
memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante
redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as
configurações.
A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua
ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel,
sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de
celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação
traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de
pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes
em que os ocupantes têm maior contato, como os apoios de braço, bancos, console
central e inserto do painel. Há superfícies soft touch e costuras pespontadas
em cor de destaque, contrastando com o revestimento predominantemente escuro do
habitáculo.
Nota-se também maior utilização de materiais nobres em
elementos decorativos. A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco
e a assinatura Camaro no topo e na base.
O mais potente Camaro SS de todos os tempos chega ao Brasil
equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray.
Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do
superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao
todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes
mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de
competição.
A transmissão automática também é nova. Traz agora oito
marchas, com trocas extremamente rápidas e fluídas. O motorista pode optar por
fazer a passagem das marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.
O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi
lançado no Brasil, no fim de 2010, o Camaro teve mais de 5 mil unidades
emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial
da atualidade.
Fonte: GM do
Brasil
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