terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Promoção de férias na Chevrolet Líder Recreio


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Foto: Marcus Lauria


Há poucos dias para as tradicionais viagens em família, é necessário começar a pensar nos preparativos que devem ser feitos e conseguir aproveitar bem o período com a família. Para quem quer aproveitar o momento de folga, é necessário cuidar da revisão do carro e garantir, assim, que a viagem seja um sucesso, realizada com segurança e tranqüilidade.
  
“Não importa o percurso que você vai fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental”, afirma Caio Soares, Gerente Geral da Lider, concessionária Chevrolet no Recreio dos Bandeirantes.

Por isso, a concessionária preparou pacotes completos que vão garantir que você faça a revisão adequada do seu carro e garanta a sua segurança e de toda a sua família.

A concessionária preparou um kit de revisões a partir de R$ 212,00 para modelos de entrada. A promoção tem ainda troca de óleo com a higienização do ar condicionado a partir de R$ 210,00, limpeza dos bicos injetores a partir de R$ 150,00 e alinhamento e balanceamento a partir de R$ 90,00.

Para Caio Soares, a checagem completa no carro é tão importante quando a reserva do hotel e a definição do programa de viagem. Ela deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisas, etc.  

Cuidados especiais com seu carro

Segundo Caio a checagem deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisa, etc. Segundo ele o superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro em um terreno plano e com o motor frio. O nível do óleo deve estar rigorosamente entre o limite máximo e mínimo da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da vareta).  

O Manual do Proprietário Chevrolet traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas. Cuidado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a circular no motor. 

A água é outro item vital para o motor. Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, há aditivo ACDelco, para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).
 
Faróis e lanternas

Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem à sua frente.   

Freios   

Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido.  Nos congestionamentos, acionamos diversas vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes.

Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida) principalmente em descidas de serra. Também é bom lembrar que os freios ABS servem para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.

Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores esforços.
 
Pneus  
  
Uma falha na calibragem, a banda de rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem representar o fracasso das férias. Portanto, antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de seu veículo.

Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.    

Se o pneu costuma esvaziar com freqüência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo". Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.    

Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear.   

Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.    

Faça, sempre que houver necessidade, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre todos os componentes.   

Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.   

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