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Foto: Marcus Lauria
Há poucos dias para as tradicionais
viagens em família, é necessário começar a pensar nos preparativos que devem
ser feitos e conseguir aproveitar bem o período com a família. Para quem quer
aproveitar o momento de folga, é necessário cuidar da revisão do carro e
garantir, assim, que a viagem seja um sucesso, realizada com segurança e
tranqüilidade.
“Não importa o percurso que você vai
fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável
cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens,
do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é
fundamental”, afirma Caio Soares, Gerente Geral da Lider, concessionária
Chevrolet no Recreio dos Bandeirantes.
Por isso, a concessionária preparou
pacotes completos que vão garantir que você faça a revisão adequada do seu
carro e garanta a sua segurança e de toda a sua família.
A concessionária preparou um kit de
revisões a partir de R$ 212,00 para modelos de entrada. A promoção tem ainda
troca de óleo com a higienização do ar condicionado a partir de R$ 210,00,
limpeza dos bicos injetores a partir de R$ 150,00 e alinhamento e balanceamento
a partir de R$ 90,00.
Para Caio Soares, a checagem completa no
carro é tão importante quando a reserva do hotel e a definição do programa de
viagem. Ela deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como
pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisas, etc.
Cuidados
especiais com seu carro
Segundo Caio a checagem deve contemplar
a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios,
amortecedores, luzes, limpador do pára-brisa, etc. Segundo ele o
superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar,
observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro
em um terreno plano e com o motor frio. O nível do óleo deve estar
rigorosamente entre o limite máximo e mínimo da vareta de medição (em geral,
são dois pequenos traços no final da vareta).
O Manual do Proprietário Chevrolet traz
a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que
possível, faça a substituição completa. Evite misturar óleos de marcas
distintas ou com tempo de uso diferente. Com o passar do tempo, o óleo perde
parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas. Cuidado com o filtro.
Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a
circular no motor.
A água é outro item vital para o motor.
Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante.
No mercado, há aditivo ACDelco, para radiadores que evitam não apenas a
corrosão e o superaquecimento, mas até o congelamento (boa dica para quem
pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).
Faróis
e lanternas
Faróis, lanternas e limpador de
pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao
fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer
de acionar as setas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados,
ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização
perfeita do que o motorista tem à sua frente.
Freios
Se você costuma rodar com seu carro em
grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o
estado das lonas, pastilhas de freio e fluido. Nos congestionamentos,
acionamos diversas vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes.
Mesmo quem conta com o moderno sistema
ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já
providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que
mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio do motor (marcha reduzida)
principalmente em descidas de serra. Também é bom lembrar que os freios ABS servem
para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo
utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança.
Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas
fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores
esforços.
Pneus
Uma falha na calibragem, a banda de
rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem representar o fracasso
das férias. Portanto, antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das
condições dos pneus de seu veículo.
Normalmente, a pressão dos pneus deve
ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga
e passageiros.
Se o pneu costuma esvaziar com freqüência,
é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto
perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior
pressão no pneu avariado para mantê-lo "cheio por mais tempo".
Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.
Procure manter os quatro pneus com o
mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o
desempenho do veículo se manterá linear.
Com pneus cheios demais, o carro vibra
excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da
banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível
e desgastar as laterais da banda de rodagem.
Faça, sempre que houver necessidade, o
alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos
para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão,
freios etc) estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende
do equilíbrio entre todos os componentes.
Quase sempre escondido sob a bagagem de
toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais
pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.
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