VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O clima descontraído e de liberdade dos apaixonados por
motos dominou o Riocentro, no Rio de Janeiro, nos quatro dias do 7° Salão Moto
Brasil, que terminou ontem, domingo, dia 29/01. Acomodado em um pavilhão maior
que o da edição anterior, melhor estruturado e distribuído, o Salão ficou mais
“confortável”. Os 92.348 visitantes – vindos de diversas vários lugares do
Brasil, como Brasília, Espírito Santo, Pernambuco, Goiânia, Paraíba, Campo
Grande, Minas Gerias e São Paulo - encontraram entretenimento, negócios,
educação e turismo.
Em meio a muita diversão, os negócios tiveram lugar de
destaque. A novidade desse ano foi a 1ª Feira de Negócios – um evento dentro do
evento com foco em motopeças – destinado a convidados VIP´s para fomentar o
B2B. De um lado, expositores (fabricantes, importadores, distribuidores de
motopeças e acessórios) e de outro, importantes clientes (melhores atacadistas,
distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas). “Unimos quem quer
vender com quem quer comprar. E o resultado foi muito bom”, conta Gustavo
Lorenzo, da organização do Salão Moto Brasil, já fixado no calendário do
motociclista brasileiro.
As empresas que participaram foram Awa Motos, Cinborg Pneus,
Dagostin fabricação de peças para motocicletas, Dem Tec, Fábrica Nacional de
Amortecedores, Filtran - Filtro Andorinha, Firebreq, Fischer pastilhas e freios
especiais, G & B Autopeças, Givi do Brasil, GVS Sport Nordeste, Indústria
de Acumuladores e Componentes Motocíclisticos Erbs, Indústria de baterias
Raiom, Laquila peças, Nacional motopecas Pioneira, Plasmoto, Pro Tork,
Provision, Sportive, Valplas, Vazlog, Vedox, Veran, Viper, Vulcan.Bor e WLS
pneumáticos & moto-partes.
Com acesso ao público em geral, que encheu os olhos com as
motos, os estandes de grandes marcas como BMW (Autokraft), BRP (Quadricenter),
Moto Rio DAFRA KTM, Rio Harley-Davidson, Honda, Indian Motorcycle Rio, Kawasaki
(Moto Flecha), Ego Motos Suzuki, Rio Triumph e Yamaha (Trinca Motos) venderam
juntas quase 40 motos novas e usadas durante o evento.
Considerando a Feira de Negócios, as vendas de motos e as
empresas que comercializaram roupas, acessórios e outros produtos relacionados
a duas rodas, como Pirelli e Porto Seguro, houve um número expressivo em
vendas. “Os dados parciais já são significativos, mas não param por aí; muitos
negócios são iniciados no salão e terminam fora dele”, diz Lorenzo. “O
importante é que iremos conseguir movimentar o mercado de motos por pelo menos
3 meses e isso é essencial para o setor”. Mercado e suas vertentes existem:
somente o Rio de Janeiro tem uma frota circulante com mais de 900.000
motocicletas, de acordo com o Detran/RJ.
Entretenimento -
Grupos de amigos e muitas famílias passearam pelos corredores do
pavilhão e tiveram muito o que curtir. As atrações – pensadas para agradar toda
família – foram concorridas.
O Bike & Art Show – uma “galeria” de arte com curadoria
de Lord - agrupou respeitados nomes da customização de motocicletas no Brasil e
foi passagem quase obrigatória. Nele estavam expostos pinturas, esculturas,
tanques e capacetes customizados, peças artesanais e gravação em metais. Motos
do Tarso Marques, referência em customização, ganharam lugar especial e atraíram
inúmeros olhares. As 10 fotos expostas, resultado de um concurso popular
realizado na fanpage do Bike & Art Show, eram de: 1° e 2° lugar de
Cellington Pinto; 3°, de Tábata Taninja; 4° lugar de Susana Marques; 5° de
Claudio Rosanes; 6° de Eliana Malizia, seguidos por Arlene Melo, Cláudio
Rosanes, Victor Daniel e Tábata Taninja.
Nessa mesma “galeria” aconteceu dois concursos: um com voto
popular, que escolheu entre as 12 motos customizadas participantes a do carioca
Mauricio Fazzi, da Fazzi Custom, como a favorita. Já entre o júri técnico,
houve empate entre as motos de Célio Dobrucki, de Curitiba, e Eric Nobre, da Redlad Garage, do Rio de Janeiro, no
primeiro lugar.
O Museu Moto Brasil com cerca de 200m² encheu de curiosidade
adultos e crianças. Com o tema “Um sonho em duas rodas”, uma linha do tempo
detalhada com a evolução das motos dos séculos XIX, XX e XXI e 13 relíquias
expostas, foi possível vivenciar um pouco da história. Os destaques ficaram por
conta de uma réplica do modelo criado por Pierre e Ernest Michaux em 1861, na
França: o velocípede, uma bicicleta com pedais adaptados à roda dianteira. E
também uma Triumph, 1915.
O Clubinho Honda mais uma vez foi o ponto de encontro das
crianças de 3 a 7 anos. Em um cenário de minicidade com prédios, casas, pista,
farol e minimoto, centenas de crianças aprenderam brincando noções de educação
no trânsito.
A Equipe 360° do Globo da Morte e as manobras radicais da
Pro Tork Alto Giro e GTM Show (Grupamento Tático de Motociclistas da PMERJ)
impressionaram.
O rock and roll ao vivo embalou os presentes todos os dias
no Bikers Bar, um lounge com palco e bar temático.
Os motoclubes sempre marcando presença. Foram mais de 450 de
todo Brasil que se cadastraram.
Um dos momentos mais esperados foi a chegada no
estacionamento dos comboios do HOG, da Harley-Davidson, e o da Indian.
As musas que trabalharam nos estandes não foram esquecidas e
Wisnance Reis, de 28 anos, ganhou o concurso Gata do Salão, pela segunda vez
consecutiva.
Área de Serviços” -
Na parte externa, o espaço
destinado para os serviços foi visitado por quem, durante o evento, queria
lubrificar a corrente da moto na Petrobrás, trocar pneus na Pirelli ou lavar a
moto, fazer blindagem de pneus (vacina), cristalização de pintura, limpeza de
cromados, polimento, enceramento, restauração de plásticos e vitrificação na Dry
Cleaning.
Educação - Também
teve lugar para conhecimento. As palestras diárias ministradas por experts em
trânsito e pilotagem tinham como objetivo reforçar e incentivar a propagação de
informações para ajudar na formação de motociclistas conscientes, inclusive
crianças. Gratuitas, dinâmicas e repletas de esclarecimentos, as palestras de
Carlos Amaral, Detran-RJ, JOJAFER, Leandro Mello, Portal Big Trail, Polícia
Rodoviária Estadual (BPRv) e Valéria Solitária do Asfalto foram assistidas por
centenas de pessoas.
Moto Turismo - Impossível pensar em motos e não associar a
estrada e boas viagens. No evento, empresas apresentaram sugestões de destinos,
como a Di Roma que deu ênfase ao Tour Cuba; a BMW Experience, com diversas
expedições nacionais e internacionais, Rider Day e Rider Weekend e a divulgação
do Paraty Moto Festival. Falta de moto não é problema para quem quer ir viajar:
a Rentals Motorio, também presente no Salão, aluga moto.
O Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário
anual do motociclismo nacional, é o maior evento de moto do Rio de Janeiro e um
dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios,
entretenimento, educação e turismo. O
Salão Moto Brasil teve como principais apoiadores AMO-RJ (Associação dos
Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro), DETRAN RIO, FMCRJ (Federação de
Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro), Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio
Conventions & Visitors Bureau e RioTur. O patrocínio é da Assim Saúde,
Petrobras e Porto Seguro.
Fonte: VGCOM - Vanessa
Giannellini Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.