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Maior fabricante e exportadora de veículos da história do
País, a Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a marca de 3,5 milhões de
veículos exportados desde que iniciaram os seus embarques, em 1970. A empresa
também foi a maior exportadora do setor automotivo em 2016, com 107.322
unidades embarcadas para 17 países.
“A Volkswagen tem como uma de suas vocações a exportação,
enviando para diversos países em todo o mundo os produtos fabricados com mão de
obra brasileira. É motivo de grande orgulho para nós conquistar a marca de 3,5
milhões de veículos exportados e a confirmação, mais uma vez, do posto de maior
exportadora do setor automotivo do País, especialmente num ano de grandes
desafios, como foi 2016. Em 2017, pretendemos atuar ainda mais intensamente nos
mercados da América do Sul, América Central e Caribe, que têm um grande
potencial para o desenvolvimento dos nossos negócios”, diz o Presidente e CEO
da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
O modelo mais exportado em 2016 foi o Gol, com 49.911
unidades, seguido do up! (20.318), Voyage (17.512), Saveiro (12.443). O
principal mercado externo da marca continua sendo a Argentina, com 57.555
unidades embarcadas. A Volkswagen foi mais uma vez a marca líder em vendas no
país vizinho.
Em 2016, a Volkswagen iniciou as exportações do Novo Gol,
Novo Voyage e Nova Saveiro, lançados no ano passado, para países como a
Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. A Nova
Saveiro também abriu um novo mercado, passando a ser exportada para a Jamaica.
A marca também iniciou a exportação do Novo Gol e Nova Saveiro para Honduras,
do Novo Gol para Curaçao e da Nova Saveiro para o Panamá.
Em 2016, foi criada a estrutura regional da Volkswagen na
América do Sul, América Central e Caribe, como parte da estratégia de
regionalização mundial da marca. O CEO e presidente da Volkswagen do Brasil,
David Powels, foi escolhido para comandar essa nova estrutura, em adição às
suas funções no País. A Volkswagen pretende conquistar uma participação ainda
mais forte nesses mercados, por meio de um trabalho integrado, que visa trazer
mais autonomia, responsabilidade e contato com os clientes destas localidades.
Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou seus
veículos para 147 países. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de
veículos para mercado no exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos
modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul
(1970).
Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil
foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente
instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no
País. A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e
Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade estratégica com as
fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e
São José dos Pinhais (PR).
Curiosidades sobre as
exportações:
As exportações da
Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos
modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do
Sul.
Em 1972 os volumes
exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa
perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e
comerciais leves).
Um dos maiores
contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil
unidades do Passat de 1983 a 1988.
Outro grande
contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado
norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com
25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
Em 2000, após o
sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou
a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais
exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades
do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá
entre os anos de 2000 a 2009.
O Gol com motor a
diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no
período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
Em junho de 2004 a
Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que
representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
O ano de 2005
registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente
Médio, mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos
para países com diferentes exigências.
Os produtos da
Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na
Europa, África, Ásia e Américas.
Com a criação do Mercosul
em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, no
qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e
não-tarifárias no comércio entre os países membros, o impacto geral sobre a
performance da indústria automobilística foi extremamente positivo,
considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de
investimentos estrangeiros diretos.
Em alguns países
os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se
Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
Entre 2004 e 2005,
o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular
naquele país.
Ucrânia,
Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o
automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao
Brasil.
China e Irã
chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.
Modelos mais
exportados pela Volkswagen do Brasil:
• Gol: 1.362.508
unidades
• Fox: 457.927
unidades
• Voyage: 421.711
unidades
• Saveiro: 221.748
unidades
• CrossFox: 92.531
unidades
Fonte: Volkswagen
do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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