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Com a aproximação dos feriados, é fundamental prestar
atenção aos cuidados com os pneus antes de viajar. Principal elo entre o
veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico
de um carro e suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos
sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim
maior segurança ao motorista e aos passageiros.
Para ajudar os motoristas com ações preventivas e dicas de
cuidados, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, elaborou os 10
mandamentos para o bom desempenho do pneu.
“Além da revisão, é necessário que todo o conjunto
pneu-veículo-motorista atue em harmonia”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente
geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Não adianta colocar pneus novos,
se a suspensão e outras partes do veículo não estiverem em bom estado. Da mesma
forma, de nada adianta viajar com um veículo zero, com pneus novos, se o
motorista não tomar os cuidados básicos da direção segura evitando o choque dos
pneus em lombadas, guias ou buracos, ou se acelera e freia bruscamente. Dirigir
com cuidado e responsabilidade é um dos procedimentos para se utilizar o pneu
de forma inteligente”.
Conheça os 10
mandamentos para o bom desempenho do pneu:
1. Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação
do manual do fabricante do veículo.
2. Fazer o rodízio dos pneus: Veículos com pneus radiais a
cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco
mil quilômetros.
3. Evitar sobrecarga no veículo: Excesso de peso compromete
a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais.
4. Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo:
Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre
os pneus.
5. Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo
fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de
forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este
equilíbrio.
6. Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o
veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem
desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o
veículo estiver "puxando" para um lado ou a cada dez mil quilômetros.
7. Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na
cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas
no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do
veículo.
8. Observar periodicamente o indicador de desgaste da
rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo
para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite
de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.
9. Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo
ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas
propriedades físico-químicas e mecânicas.
10. Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e
mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e
imperfeições de piso.
Fonte: Máquina
Cohn & Wolfe
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