VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O Programa de Avaliação de Carros novos para América Latina
e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é
parceira, publicou hoje o resultado do Chevrolet Onix conforme novo protocolo
de avaliação de 2016. O compacto, líder em vendas no Brasil, conseguiu um
resultado decepcionante de zero estrela em relação à proteção do passageiro
adulto e três estrelas quanto à proteção do passageiro criança.
O Latin NCAP incluiu, desde 2016, um teste de impacto
lateral como parte de seus protocolos, começando a testar alguns dos modelos
mais vendidos que, desde 2014, já eram avaliados no impacto frontal.
Por enquanto, o Latin NCAP vem realizando o teste de impacto
lateral no Fiat Palio, Peugeot 208 e, agora, no Chevrolet Onix. No teste, o
Latin NCAP analisou os dados dos dummies (bonecos de teste) para os três
modelos. O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites
biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão.
A respeito da segurança estrutural dos três automóveis, o
Fiat Palio teve o melhor desempenho estrutural em colisão lateral, seguido do
Peugeot 208, que não conta com barras laterais nas portas na versão vendida do
Brasil. Ambos teriam mostrado um melhor desempenho caso contassem com airbags
laterais. Contudo, no caso do Onix, o desempenho estrutural no impacto lateral
mostrou um grande deslocamento (penetração) da coluna B, dentro do
compartimento do passageiro, significativamente maior que nos outros dois
veículos avaliados. Provavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a
situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais. Além disso, a porta
traseira do Onix se abriu no teste. A abertura da porta significa um alto risco
para os ocupantes, especialmente crianças, bem como o fato de o modelo não ter
cumprido com a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações
Unidas (UN95).
A PROTESTE vem lutado ativamente no decorrer dos anos para
que os veículos ofereçam maior segurança aos consumidores. Dentre as lutas,
conquistou a vitória em que exigiu a obrigatoriedade de que todos os carros
devem sair de fábrica com Airbags e freios ABS (antitravamento).
Fonte: C4
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.