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É em um misto de ansiedade e muita concentração, que o
piloto da Yamaha Rafael Paschoalin – a bordo de uma MT-07 – se prepara para
novamente disputar uma das corridas de motocicleta mais emblemáticas e
desafiantes do mundo: a subida do Pikes Peak, em Colorado Springs, nos Estados
Unidos
A competição que em 2017 chega a 101ª edição, se destaca
pelo elevado grau dificuldade e por suas peculiaridades. E justamente por conta
destes fatores, que o mundo se voltará para o que acontece no próximo domingo
(25/06). Afinal, trata-se da subida de uma sinuosa estrada com 20 km de
percurso com nada menos que 156 curvas. Nele a largada acontece a cerca de 2300
m de altitude e a chegada a mais de 4300 m, fazendo com que o ar rarefeito
coloque ainda mais a prova as máquinas e seus intrépidos pilotos.
Rafael Paschoalin irá competir na categoria Middleweight,
uma das mais disputadas da competição, onde há uma ampla gama concorrentes.
Nela os competidores estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro
tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 750
cilindradas. Além de toda sua experiência conquistada através de participações
em outras provas mais desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man – onde
entrou para a história do motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto
brasileiro na prova – e o GP disputado nas ruas de Macau, na China.
Para o desafio, o piloto apostará novamente na máquina com
que correu o Pikes Peak em 2016, a Yamaha MT-07. Segundo Paschoalin, a união de
fatores como o motor bicilindrico crossplane de 689 CC com 74,8 CV de potência
máxima, o abundante torque disponível já em faixas mais baixas de giro, baixo
peso e ciclística apurada, dão a MT-07 grandes chances de um histórico
resultado em sua categoria.
“A MT-07 é uma motocicleta de respostas contundentes, ágil e
rápida nas mudanças de direção e seu grande torque a torna rápida nas
retomadas, todas as principais qualidades que se precisa em uma motocicleta
para vencer em Pikes Peak. Para esse ano, 80% do trabalho foi feito desde de
quando voltei de minha primeira participação. Trabalhamos pesado em desenvolver
a MT-07 até o ponto em que se encontra agora e, com segurança, posso afirmar
que valeu o todo o esforço... Fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos
treinos de ontem e estou focado em continuar no topo”, completa o piloto.
Helio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento de
produtos da Yamaha Motor do Brasil, traça um interessante paralelo entre o
desafio de Rafael Paschoalin e sua MT-07, em sua segunda participação no Pikes
Peak, com a história da Yamaha Motor: “A prova de estreia da primeira
motocicleta da marca, a YA-1, foi uma subida de montanha – no dia 1º de julho
de 1955 – sagrando-se campeã da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji. Por isso,
nós da Yamaha enxergamos essa competição não só como uma oportunidade de
mostrar o quanto incrível é a nossa MT-07, mas também de fazer história no
motociclismo brasileiro com o Rafael Paschoalin, já que nos treinos tem se
destacado como um dos favoritos de sua categoria”.
A prova do Pikes Peak será disputada no próximo domingo
(25/06), nos Estados Unidos. Acompanhe todas as informações sobre a
participação do piloto Yamaha Rafael Paschoalin, com fotos e vídeos pelo
Facebook, na Fan Page oficial da Yamaha, em www.facebook.com/yamahamotorbrasil
e através do Instagram, em yamahabrasil.
Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por
Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um
pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$
31.690,00 (à vista e sem frete). Além da retirada de itens como suporte de
placa, piscas, espelho e farol, a motocicleta foi preparada com sutis mudanças
no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um
filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.
No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido
mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de
uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original
também buscando um funcionamento mais rígido.
Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote
de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por
conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.
Fonte: Yamaha
Motor do Brasil Ltda.
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