VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Yamaha mais uma vez escreveu uma linha na história do
motociclismo mundial. Além da Equipe Yamaha Factory Racing vencer pela terceira
vez consecutiva a famosa e emblemática corrida 8 Horas de Suzuka – disputada no
Japão –, a equipe GMT94 Yamaha Official EWC, em uma corrida estratégica,
faturou o título de campeã do Mundial de Endurance, competição essa que se
destaca por exigir ao máximo a perícia e resistência de pilotos e suas
máquinas.
Depois de ser a mais rápida nos treinos e largar em
primeiro, a Equipe Yamaha Factory Racing teve um iníco de prova difícil, com o
piloto japonês Katsuyuki Nakasuga perdendo a liderança. Contudo, o herói local
se recuperou e assumiu novamente a ponta após 16 voltas. Nakasuga manteve-se
focado e imprimindo um forte ritmo até o fim de seu turno, quando passou a
Yamaha YZF-R1 a seu companheiro de equipe Alex Lowes. O jovem britânico não só
se manteve na ponta, como abriu uma boa vantagem com mais de 4 segundos sobre
as equipes rivais.
O terceiro piloto a assumir o guidão foi Michael van der
Mark. A situação que já era favorável para o holandês, que pilotava determinado
a aumentar a vantagem, ficou ainda tranquila quando a moto de número 634, que
ocupava a segunda posição, sofreu um acidente que deu à Equipe da Yamaha uma
vantagem ainda maior.
A partir daí, o trio nunca mais foi incomodado na
competição, mantendo um ritmo superior a ponto de quebrar o recorde de volta
mais rápida por duas vezes, primeiramente com 2: 07.402, e depois com incrível
tempo de 2: 06.932.
Ao cruzar a linha de chegada com uma volta de vantagem sobre
os outros competidores, a belíssima e poderosa YZF-R1 azul da equipe oficial
Yamaha, levou aos delírio os milhares de fãs japoneses, escrevendo uma página
histórica em Suzuka: a segunda vitória tripla consecutiva conquistada por uma
equipe. Nakasuga foi ovacionado pelos torcedores ao se tornar o primeiro piloto
japonês a ganhar o Suzuka 8 Horas três vezes seguidas.
Além de desafiadora, a prova válida pelo Campeonato Mundial
de Endurance foi a última e decisiva etapa da temporada 2017 foi um verdadeiro
teste de paciência para a Equipe GMT94 Official EWC.
A equipe começou a corrida largando em 15º lugar com Niccolò
Canepa ao guidão da YZF-R1. Apesar das condições difíceis, com chuva
intermitente em alguns trechos do circuito de Suzuka, o piloto italiano lutou
bravamente na busca por melhores posições. Seu companheiro veterano, David
Checa, ao assumir a moto, manteve o ritmo definido por Canepa na primeira hora
da competição.
A medida que as horas passavam, a equipe francesa conseguiu
reverter a situação com voltas consistentes. O objetivo, diferente dos
ponteiros, não era vencer a corrida, mas administrar a diferença dos pontos em
relação aos seus rivais para um bem maior. Mesmo cruzando a linha de chegada na
11ª posição, a Equipe GMT94 Official EWC foi a grande vencedora do campeontato!
Por fim, completando os feitos da Yamaha em Suzuka, a Equipe
YWR YARTHA mais uma apresentou um resultado constante, se posicionando entre a
principais equipes do Campeonato. A prova disso é que o quinto lugar
conquistado na etapa japonesa, deu à equipe o honrado trofeu de terceiro lugar
no Campeonato Mundial de Endurance 2017.
Resultados:
Suzuka 8 Hours Race
1 - Yamaha
Factory Racing Team - Nakasuga/Lowes/VD Mark – 216 voltas.
2 - Kawasaki Team – Green - Watanabe/Haslam/Kamaruzaman -
216 voltas - Diferença: 2:09.52.
3 - F.C.C TSR Honda - Aegerter/De Puniet/Hook - 215 voltas -
diferença: 1 volta.
4 - MuSASHi RT HARC - PRO Honda - Takahashi/Miller/Nakagami
- 214 - Diferença: 2 voltas.
5 - YART Yamaha Official EWC Team - Parkes/Nozane/Fritz -
212 voltas - Diferença: 4 voltas.
6 - Honda Dream Racing - Koyama/Iwato/Yamaguchi - 212 voltas
- Diferença: 4 voltas.
7 - Yoshimura Suzuki Motul Racing - Guintoli/Brookes/Tsuda -
212 voltas - Diferença: 4 voltas.
8 - Satu HATI Honda Team Asia - Pratama/Zaidi/Wilairot - 211
voltas - Diferença: 5 voltas.
9 - MotoMap
SUPPLY FutureAcces - Waters/Aoki/Konno - 211 - Diferença: 5 voltas.
10 - Honda Dream RT SAKURAI - HONDA -
Mizuno/O'Halloran/Stauffer - 211 voltas – Diferença: 5 voltas.
11 - GMT94 Yamaha Official EWC Team - Checa/Canepa/Di Meglio
- 210 Voltas – Diferença: 6 voltas.
Fonte: Yamaha
Motor do Brasil Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.