VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A quarta série de resultados de 2017 do Programa de
Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP,
acabou de divulgar um decepcionante resultado de zero estrela para a versão de
passageiros do Chevrolet N300, apenas uma estrela para o Fiat Mobi e duas
estrelas para o Kia New Rio Sedan.
A versão do Chevrolet N300 para passageiros, uma minivan
produzida na China, obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando
zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para a proteção
do ocupante criança. A falta de airbags e a estrutura instável explicam o alto
risco de lesões registrado. A proteção dos ocupantes crianças também foi fraca,
o veículo contava com cintos de segurança de dois pontos em dois dos três
bancos da segunda fila (onde são instaladas as cadeirinhas de crianças). Não
conta com ancoragens ISOFIX e carece completamente de instruções sobre a
instalação adequada dos Sistemas de Retenção Infantil (SRIs). O teste de
colisão lateral foi feito a pedido do fabricante, mostrando proteção marginal
para o tórax do adulto. Ambas as portas laterais do lado impactado se abriram
no teste de colisão.
O Fiat Mobi, produzido no Brasil, ganhou uma estrela para a
proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante
criança. O Mobi proporcionou proteção marginal ao peito dos adultos no teste de
impacto frontal, estrutura estável nesse impacto, sendo fraca a proteção proporcionada
ao peito do adulto no impacto lateral. O desempenho estrutural do Mobi no
impacto lateral mostrou uma alta penetração igual que no modelo do Chevrolet
Onix, recentemente publicado. A falta de airbags laterais junto com o ruim
desempenho estrutural explicam a baixa pontuação obtida. A porta traseira se
abriu no teste de batida de impacto lateral, expondo os ocupantes a potenciais
riscos. A falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos
bancos, bem como o fato de não contar com ancoragens ISOFIX padrão, preocupa o
Latin NCAP, já que isso limita a instalação dos SRIs.
O Kia New Rio Sedan, fabricado no México, ganhou duas
estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do
ocupante infantil. Esse novo modelo do Rio Sedan oferece um airbag para o
motorista como padrão. A estrutura na batida frontal foi considerada estável,
mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags
laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. O modelo
não conta com freios ABS nem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como
equipamento padrão, fato que surpreende o Latin NCAP, pois é um novo modelo de
um segmento muito concorrido que em outros mercados proporciona ESC, mais
airbags e maior segurança. A falta de ancoragens ISOFIXs, de cintos de três
pontos em todas as posições de assentos, os problemas quanto à instalação dos
SRIs e as instruções de instalação limitadas para os SRIs explicam as duas
estrelas obtidas para a proteção da criança.
Fonte: www.latinncap.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.