VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Concebido inicialmente para ser produzido no Brasil, o JAC
T40 faz sua estreia no mercado brasileiro neste mês de agosto. As primeiras
unidades começam a desembarcar nos próximos dias e já serão imediatamente
distribuídas pela rede de concessionários JAC Motors de todo o país. Terceiro
SUV da JAC no país, o T40 traz, além de todo o pacote vasto de equipamentos de
série e custo/benefício atraente, ingredientes específicos para seduzir o
exigente comprador de SUV´s.
Além de um espaço interno e volume de porta-malas
absolutamente incomparáveis no segmento, o JAC T40 é bonito, moderno, denota o
status de modelo de maior porte e inova no mercado brasileiro com a exclusiva
JAC Connect Front Camera. Em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é
capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo
T40, o que, além do atrativo tradicional em si, pelas possibilidades que cria
de gravação de passeios a aventuras com o T40, visa uma robusta redução dos
preços do seguro em nosso mercado.
Quando foi desenhado na Itália, ao gosto específico do
consumidor brasileiro, o JAC T40 trouxe as necessidades de uso de um SUV de
entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de
acabamento que denotam uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques
cromados, com destaque para a grade frontal (traz a nova logotipia da JAC
MOTORS), a moldura lateral na base da área envidraçada e os filetes no
para-choque traseiro.
Alto e largo, o T40 é seguramente a resposta fiel dos
designers italianos às necessidades do consumidor brasileiro. Além de permitir
a acomodação de passageiros adultos no banco traseiro – a carroceria possui
1,57 metro de altura –, o T40 exibe a largura de modelos do segmento médio do
mercado: 1,75 m, o que o equipara a um JAC J5, por exemplo, que tem apenas 2 cm
a mais. E isso faz toda a diferença desse segmento! O lançamento da JAC Motors
efetivamente acomoda três passageiros no banco traseiro, que têm espaço para
ombros e cabeças. E isso não é tudo: com 450 litros de capacidade cúbica no
porta-malas, ele é um dos carros mais espaçosos da categoria no compartimento
de bagagem.
A despeito desse pacote de vantagens, o modelo trazido pela
JAC Motors está muito bem posicionado no range de preços dos SUV´s,
assemelhando-se, em valores, a modelos aventureiros de porte menor e menos
equipados. Na versão Pack 2, o JAC T40 custa apenas R$ 56.990. Quando
configurado no Pack 3 sai por R$ 58.990. Como único opcional, o JAC T40 ainda é
oferecido com a pintura bicolor, que custa R$ 1.990.
“The
biggest model in its segment”. Com esse simples briefing, o JAC T40
começou a ser idealizado em março de 2011, no exato instante em que nascia a
JAC Motors Brasil. Já se previa, à época, que o casamento entre a marca chinesa
e o Grupo SHC, responsável pela importação dos modelos ao país, renderia frutos
rapidamente. Uma equipe de engenheiros liderada pelo presidente da empresa no Brasil,
Sergio Habib, desembarcava em Turim, na Itália, para encomendar um novo SUV
para o mercado brasileiro, que estrearia a linha de produção da JAC Motors por
aqui.
E foi essa a primeira exigência efetuada pela equipe de
brasileiros aos profissionais do JAC Italy Design Center, onde o T40, batizado
como projeto A30 à época, já ganharia apenas dois meses depois os primeiros
sketches (propostas de design ainda efetuadas no papel). O primeiro protótipo
em clay (argila) ficaria pronto em setembro daquele ano, com análise de
propostas que duraria até janeiro de 2012. Neste instante, os representantes da
marca no Brasil realizaram o “freezing style”, ou “congelamento do estilo” numa
tradução livre, que é quando você define o design final do modelo.
Os modelos pré-série, já prontos para rodar e efetuar os
testes de durabilidade, começaram a circular por estradas chinesas em meados de
2014. Com o redirecionamento do futuro da fábrica da JAC Motors no Brasil, que
alterou o plano inicialmente previsto, o JAC T40 acabou sendo lançado antes no
mercado chinês, o que ocorreu em agosto de 2015, onde recebeu o nome de JAC S2.
Logo depois, os testes de durabilidade foram iniciados também em território
brasileiro, cumprindo o objetivo regiamente previsto pela marca de 1 milhão de
km rodados no país.
Ao estrear no mercado nacional, o JAC T40 abre uma
importante opção ao consumidor verdadeiramente interessado na compra de um SUV.
Não se trata de um modelo compacto posicionado como aventureiro ou simplesmente
batizado de SUV. O JAC T40 possui aptidões bem específicas para essa
configuração, como a altura livre do solo, que é de 18 cm. Suas suspensões, por
exemplo, aliam a robustez de uso em off-road leve à performance no asfalto,
constituindo-se da aclamada receita com MacPherson na dianteira e eixo de
torção na traseira.
O terceiro SUV lançado pela marca no Brasil oferece motor
igual ao do T5. Trata-se de uma unidade 1.5 VVT 16V JetFlex, que desenvolve a
potência de 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), com torque máximo de 152 Nm e
154 Nm, respectivamente. Como prova de um modelo de categoria superior, o JAC
T40, além de todos os dispositivos eletrônicos que assessoram nas frenagens,
possui um conjunto mecânico mais eficiente que seus rivais: discos ventilados
nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” recai
sobre os cálipers vermelhos nas quatro rodas.
Fonte: JAC Motors
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.