A manutenção preventiva dos pneus é fundamental para
garantir a segurança do motorista e dos passageiros. A Bridgestone, maior
fabricante de pneus do mundo, indica, entre um conjunto de medidas a serem
tomadas para prolongar sua vida útil, o rodízio. Este importante procedimento
permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira estável, equilibrando o
desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.
O rodízio de pneus consiste na troca de posição entre os
pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal); tipo (simétrico,
assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas
quatro rodas). Além disso, é recomendável que cada pneu passe por todas as
posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o
manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil
quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.
“Sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar e
balancear as rodas, verificar e ajustar a pressão de inflação (utilizando o
valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada),
checar as condições das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por
exemplo) e das válvulas de ar”, lembra Quadrelli.
Observações
importantes:
1: As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que
podem ser feitas em lugar das indicadas pelas linhas sólidas.
2: Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus
normais (simétricos) já que o rodízio manterá o lado externo montado na parte
externa, pois o pneu não é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro).
3: Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se
houver necessidade de passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e
invertidos no aro.
4: Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao
mesmo tempo assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus
unidirecionais.
5: Veículos 4x4: executa-se o rodízio em "X" dos
quatro pneus (caso não sejam unidirecionais).
6: Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio
é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.
“Caso o motorista não efetue o rodízio, o desgaste dos pneus
se processará de maneira desigual já que normalmente os pneus dianteiros se
desgastam mais rapidamente que os traseiros. Com isso o desempenho dos pneus em
termos de dirigibilidade e frenagem é afetado já que o comportamento dinâmico
dos pneus nos dois eixos não será mais uniforme”, finaliza Quadrelli.
Fonte: Assessoria
de imprensa - Bridgestone do Brasil Ind. e Com. Ltda.
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