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A Fiat está lançando seu primeiro aplicativo para clientes.
Agora, proprietários dos modelos Fiat Argo e Toro terão, na palma da mão, o
manual do veículo em formato digital, com uma série de dicas e informações
úteis, além de acesso a serviços como, assistência 24 horas, acesso ao call
center através de um chat e pré-agendamento de serviços e revisões. O
aplicativo foi desenvolvido a partir dos resultados de uma pesquisa feita pela
empresa, que identificou as principais dúvidas dos proprietários com relação à
utilização do veículo.
“Sabemos que os clientes passam grande parte do seu tempo no
interior de seus carros e conhecê-los por completo pode tornar a experiência de
dirigir mais prazerosa. Por isso, simplificamos a apresentação das funções e
características do veículo, modernizando o tradicional manual do proprietário.
Também passamos a oferecer serviços e pré-agendamento de manutenção em um único
lugar: na palma da mão”, diz João Ciaco, diretor de Marketing, Comunicação e
Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina.
O desenvolvimento e operação do aplicativo são parte da
estratégia da FCA de investir em soluções digitais. A empresa avança na direção
do uso intensivo da tecnologia digital em todas suas áreas e níveis, para
tornar-se mais eficiente e precisa. “Trata-se do exercício permanente da
inovação, que resulta da união de tecnologia, processos ágeis e aprendizado,
baseado em pessoas transformadoras”, afirma André Souza, diretor de Information
& Communication Technology (ICT) da FCA para a América Latina.
O desenvolvimento permitiu à FCA acumular uma série de
experiências, como a preparação de plataforma em nuvem e um trabalho conjunto
com outras áreas, destacando a preocupação contínua do projeto em entregar a
melhor experiência para o cliente. A equipe de design e estilo de veículos
trabalhou em conjunto com a equipe de desenho do aplicativo. Muitas áreas foram
envolvidas no desenvolvimento do projeto: atendimento ao cliente, pós-vendas e
serviços, engenharia, comunicação, publicidade e marketing, desenvolvimento de
negócios e ICT. Desta interação resultou um aplicativo com características
muito modernas e atraentes.
Com base na experiência de desenvolvimento do aplicativo, a
FCA revisou algumas estratégias de digitalização. Melhorou o foco e aprimorou o
roadmap (mapa de desenvolvimento) de digitalização, que está organizado em
clusters e evolui em ondas. O aplicativo se insere no cluster de engajamento e
experiência do cliente, que abrange um arco enorme de momentos da jornada do
cliente – desde os mecanismos de decisão de compra até o momento de compra e
experiência de uso do produto. Através de clínicas, pesquisas e informações do
atendimento ao cliente foram mapeadas as principais dificuldades dos clientes,
que serão suprimidas ou mitigadas no esforço de aproximação e relacionamento
que a digitalização permite intensificar.
O processo de digitalização desencadeado pela FCA está
organizado nos seguintes clusters: manufatura digital (ou 4.0), veículos e
serviços conectados, digital back office (digitalização de processos internos)
e engajamento e experiência do cliente.
O aplicativo Fiat permite conhecer melhor o carro e suas
funcionalidades, para que o condutor e passageiros tenham a melhor experiência
possível em seu interior. Além de explicar as funções item por item, o
aplicativo oferece respostas a perguntas frequentes, além de dicas variadas de
uso e manutenção dos veículos.
O conteúdo disponibilizado para o usuário é personalizado e
específico para o modelo e opcionais adquiridos. O usuário tem a opção de
entrar em contato com a central de atendimento através de um chat online. O
design é moderno e inspirado em soluções adotadas por empresas de tecnologia.
A Mopar, marca mundial do grupo FCA para o pós-vendas, é
responsável pelos serviços oferecidos pelo novo aplicativo. A base do trabalho
da Mopar é formada por três pilares de atuação – confiança, conveniência e
customização – buscando sempre simplificar a vida do cliente.
Disponível para as plataformas Android e IOS, o aplicativo
pode ser baixado gratuitamente. Para iniciar a navegação, é preciso informar o
número do chassi do carro.
Fonte: FiatPress
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