O Volkswagen Virtus chega para revolucionar o mercado
brasileiro em termos de design, espaço interno, segurança e alto desempenho. O
modelo será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de
conectividade e digitalização. A partir de janeiro, o sedã feito em São
Bernardo do Campo (SP) vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson
para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações
contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com
o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.
Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por
esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu
Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em
português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment
Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar
corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras
informações.
A implementação dessa nova tecnologia complementará a forma
com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o
conteúdo impresso continua a ser oferecido.
O aplicativo permitirá aos usuários interagir e obter
informações sobre a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.
O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar
gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android
(Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma
identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.
Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará
o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.
A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app
Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua
pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa
informal.
O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto
mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você)
e “qd” (quando).
Utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente
perguntar, por exemplo, “como conecto meu celular no rádio?”.
Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada,
seus fones de ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth
ativado. Tudo certo? Então siga esses passos:”
Se o assistente não encontra informações para responder a
questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o
Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem
resposta.
Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas
dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as
perguntas mais frequentes feitas à CRC.
O assistente cognitivo também poderá responder algumas
dúvidas além daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi
elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes
Volkswagen à CRC.
Fonte: Volkswagen
do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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