VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A 40ª edição da competição de
veículos mais rigorosa do mundo, o Rally Dakar, foi concluída no último sábado
(20). Os pilotos percorreram 8.793 quilômetros e passaram por territórios
peruanos e bolivianos, iniciando o trajeto pela Argentina e concluindo em
Córdoba.
Para conseguir a vitória, os
participantes de cada categoria (carros, caminhões, motos, quads e SxS) sabem
que devem estar atentos a cada detalhe, como o tipo de terreno e as condições
climáticas, já que qualquer descuido pode afetar os veículos, desde
complicações com o motor e o computador até problemas com os pneus, que têm um
papel fundamental quando se percorrem as diferentes e rigorosas superfícies que
o Dakar impõe ao longo de sua rota.
Contando com uma vasta experiência
nesse tipo de competição, a Goodyear analisou a importância da escolha correta
dos pneus para as travessias com condições extremas como as do Dakar,
concentrando-se em dois pontos:
1. Materiais especiais: um dos
fatores mais importantes a serem considerados diz respeito aos materiais usados
na fabricação dos pneus. Se não forem utilizados compostos de alta qualidade,
podem acabar sofrendo cortes na superfície da borracha durante o trajeto com
trechos repletos de pedras. Para essas situações, a Goodyear desenvolveu um
portfólio completo para todos os tipos de veículos e terrenos, cujo um dos
integrantes é o Wrangler MT/R, o pneu mais resistente e de desempenho
insuperável para operações off-road que proporciona tração otimizada em
lamaceiros profundos, areia e rochas. É feito de borracha avançada de sílica e
com laterais reforçadas pela tecnologia Dupont Kevlar.
2. Design especializado: Outra
situação possível é a perda de controle do veículo em curvas ou pistas molhadas
por conta da baixa aderência à superfície. Além disso, a diversidade de
terrenos, abrangendo montanhas, zonas rurais, desertos, geleiras, entre outros,
pode desgastar rapidamente os pneus e até mesmo fazer com que o veículo
abandone totalmente a competição. Com isso, o Wrangler MT/R da Goodyear
assegura tração agressiva em terrenos não pavimentados e melhora a
dirigibilidade em estradas asfaltadas, além de ter um inovador design
assimétrico para a banda de rodagem. Essa característica que aumenta a resistência
a perfurações nas laterais em 35%, garante maior segurança em terrenos
complicados, o que torna o pneu ideal para competições de ralis.
"Os terrenos que percorremos
são altamente complicados e até perigosos, portanto não basta apenas a
experiência do piloto para lidar com essas situações. Precisamos contar também
com o veículo e cada um dos seus componentes. Por isso, os pneus de alto
desempenho são um dos pontos mais importantes que devemos verificar antes de
cada etapa", afirma Diego Weber, piloto da equipe Duro 4x4 e 10 vezes
campeão nacional de rally, que pilotou uma picape equipada com pneus Goodyear
Wrangler MT/R Kevlar.
Essas recomendações visam
contribuir para o desempenho de pessoas que participaram de competições
off-road, seja como hobby ou profissionalmente. Segurança é um fator que deve
sempre estar em mente. Como os pneus estão contato direto com as superfícies
mais difíceis, é importante contar com o modelo ideal para veículo, também
levando em conta o terreno que vai enfrentar.
Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.