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O portal Automotive Business,
principal plataforma de conteúdo para profissionais do setor automotivo,
divulgou ontem (20) o resultado parcial de uma pesquisa inédita sobre a atuação
da mulher nesta indústria, durante o 1º Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo
promovido pela empresa, em São Paulo. Uma das conclusões do estudo é de que o
número de trabalhadoras na cadeia produtiva ainda é pequeno: 83% dos postos de
trabalho ainda são ocupados por pessoas do sexo masculino. A boa notícia é que
houve evolução. Este porcentual era de 85% em 2013, com apenas 15% das vagas
ocupadas por mulheres.
“Os dados indicam que, durante a
crise, a participação feminina nas empresas automotivas teve leve evolução. Os
motivos deste movimento não estão claros. Mas os salários, em geral, mais
baixos pagos às mulheres podem ter garantido certa proteção aos seus empregos
nesse período de contração do mercado. É possível ainda que mudanças culturais
tenham contribuído para este cenário ou que o nível mais elevado de escolaridade
das profissionais do sexo feminino fez a diferença”, avalia Paula Braga,
diretora de Automotive Business e líder do projeto Presença Feminina no Setor
Automotivo.
Outro destaque do levantamento é
que 87% das empresas respondentes não contam com nenhuma mulher em cargos de
vice-presidência ou presidência. Do total, 60% não têm mão de obra feminina nem
mesmo em posições de diretoria. No que diz respeito à remuneração, foi
verificado que os homens recebem salário superior desde as funções mais simples
nas companhias automotivas. A diferença na remuneração se aprofunda, com
desvantagem maior em cargos mais altos, em que as mulheres chegam a ganhar
33,8% a menos.
A faixa etária das mulheres com
carreira na indústria automotiva também chama a atenção. Apenas 11% das
mulheres que compõem o quadro de funcionários das empresas entrevistadas na
pesquisa têm idade acima de 46 anos, enquanto a longevidade dos profissionais
do sexo masculino nas companhias do setor é maior: 26% dos homens empregados no
setor têm mais de 46 anos.
Segundo ela, o objetivo desta
iniciativa foi gerar conhecimento sobre a atual condição da mulher nesta
indústria e criar a oportunidade de discutir o assunto e refletir sobre
caminhos que possam ser seguidos para promover empresas mais igualitárias. “O
conteúdo gerado nos deu um suporte importante para uma discussão profunda e um
direcionamento mais sólido”, diz Paula.
A pesquisa Presença Feminina no
Setor Automotivo pesquisou a realidade de montadoras e fabricantes de autopeças
para construir um retrato da cadeia produtiva desta indústria. O estudo recebeu
127 respostas – o que garante alta confiabilidade, já que o foco do
levantamento estava em universo de 460 empresas. “Os questionários foram
respondidos por responsáveis pela área de Recursos Humanos das organizações”,
comenta a diretora de Automotive Business.
O conteúdo gerado nas discussões do Fórum Presença Feminina no Setor
Automotivo fará parte do relatório final da pesquisa, que será apresentado em
março nas plataformas digitais da empresa. Confira o estudo na íntegra: www.mulheresautomotivas.com.br.
Fonte: SD&PRESS Consultoria
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