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O novo Ford Mustang GT é elogiado em todo o mundo pela
dirigibilidade, com o uso de tecnologias que permitem um controle apurado da
potência bruta do seu motor V8 de 466 cv. Um desses avanços é a suspensão
adaptativa MagneRide, com amortecedores magnéticos que ajustam o desempenho e o
conforto de rodagem de cordo com as condições da pista e o modo de direção
selecionado pelo motorista – veja o vídeo.
Os amortecedores MagneRide são equipados com um fluido
viscoso eletromagnético e sensores que ajustam instantaneamente o comportamento
da suspensão para oferecer a melhor resposta em cada situação. O resultado é
maior conforto em retas e um desempenho mais firme em curvas, no esportivo que
vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega a 250 km/h.
O sistema utiliza um óleo viscoso dotado de micropartículas,
conhecido como fluido magnetoreológico (MRF). Essas particulas reagem quando um
campo eletromagnético é aplicado e mudam a sua viscosidade, alterando o
comportamento na absorção de impactos. Outra vantagem dessa tecnologia é o
controle preciso que ela oferece, com a variação de intensidade do campo
eletromagnético.
Os sensores monitoram as condições da pista e os eletroímãs
controlam as partículas de ferro suspensas no óleo. O campo magnético é
ajustado automaticamente 1.000 vezes por segundo para alinhar as partículas em
cada amortecedor. É a mesma tecnologia usada em próteses de última geração de
atletas amputados que praticam esportes radicais, como snowboard e esqui.
Aplicada principalmente nas articulações de próteses de joelho, ela traz uma
reação mais rápida e melhora a absorção de impactos em aterrissagens fortes.
O novo Mustang tem suspensão dianteira do tipo MacPherson com
duplo “ball joint” e, na traseira, adota pela primeira vez um sistema
independente Integral Link, melhorando a capacidade de tração e o controle de
cambagem. Junto com a tecnologia MagneRide, essa arquitetura garante tanto uma
direção empolgante nas pistas como uma rodagem suave e refinada no dia a dia,
reagindo automaticamente e em tempo real a cada situação.
Fonte: Imprensa
Ford
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