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Mais de 73 mil visitantes apaixonados por motocicletas e
motoclubes vindos de todos os cantos do País estiveram reunidos de 31 de maio a
02 de junho no Pavilhão 2 do Riocentro conferindo de perto a 8ª edição do Salão
Moto Brasil. O evento, que integra o calendário anual do motociclismo nacional
– é o maior do setor no Rio de Janeiro e um dos maiores do segmento duas rodas
no Brasil –, contou mais uma vez com o prestígio do público.
Foram três dias movimentados com muita diversão, adrenalina
e até manobras radicais por conta da equipe Força & Ação que marcou
presença na quinta-feira (31). Nem o adiamento por conta da greve dos
caminhoneiros apagou o brilho do Salão Moto Brasil que, como acontece todos os
anos, reúne as principais marcas do mercado e tem como objetivo gerar negócios,
entretenimento, educação e turismo.
De acordo com a Rioplan, organizadora do evento, “esta
edição reagendada mostrou a união do setor: expositores se mantiveram e o
público compareceu, mesmo com toda a dificuldade que o país viveu naqueles
dias. Apesar do número expressivo de visitantes, a queda de 25% em relação ao
último ano ocorreu justamente devido aos acontecimentos conturbados no cenário
nacional”.
Coordenada por Gustavo Lorenzo, a equipe da Rioplan é quem
acompanha de perto todos os preparativos do evento, desde a definição da data
até a realização e encerramento. Também está à frente das parcerias firmadas,
como a cortesia do estacionamento para motos e triciclos oferecida pelo
Santander e Mastercard. Clientes das duas marcas ainda tiveram desconto na
compra de ingressos na bilheteria do local.
A 8ª edição do Salão Moto Brasil também escreveu um novo capítulo
na história da Muteki, uma das maiores importadoras de motopeças do País.
Através da recente parceria firmada com a italiana SWM (Speedy Working Motors),
a Muteki passa a comercializar as motos SWM e escolheu o evento que mais
entende o mundo duas rodas para lançar os modelos Superdual X e T, RS300R,
RS500R, Gran Milano e SM500R. A importadora também levou ao Riocentro peças das
marcas Vesrah, JT Sprockets, Potenza, Orkaan, SBS, Ariete, Regina, entre
outras.
A grande novidade desta edição foi a realização do evento no
mês dedicado ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para
redução de acidentes de trânsito. “Fizemos nossa parte e continuaremos fazendo
nas próximas edições e sempre que possível. Segurança e educação no trânsito estão
entre nossos pilares e sempre teremos espaço para elas”, ressalta Gustavo.
Como é desde cedo que se educa, o público infantil contou
com uma área exclusiva. Cerca de 550 crianças passaram pelo Clubinho Honda,
iniciativa que a marca realiza a cada nova edição do Salão, buscando ensinar
desde cedo as regras e cuidados no trânsito.
Para os adultos, dentre outras ações, foram realizados dois
painéis com a presença do deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca (Lei
11.705/2008). De acordo com o parlamentar, “é impossível contestar a vitória da
vida, e a realidade dessa segurança maior nas ruas está tão nítida quanto a
visão e a consciência de um motorista responsável”.
Distribuídas em 104 estandes, o Salão contou com a exposição
de mais de 100 motos das principais marcas do País.
No auge de seus 115 anos de história, a Harley-Davidson
“causou”. Dona do maior estande (380m²), a lendária fabricante de Milwaukee
reuniu mais de 300 harleyros no tradicional comboio que foi recepcionado com
muito rock’n’roll. Os principais destaques foram as novas Fat Bob, Fat Boy,
Heritage Classic e a CVO RoadGlide.
Todos os anos, o Salão Moto Brasil representa a maior
oportunidade do Rio de Janeiro reunir todos os amantes do motociclismo. Num
único espaço puderam ser vistas todas as novidades e relevâncias, além da
possibilidade de estreitamento no relacionamento com os clientes, ouvindo suas
necessidades e opiniões.
Ao longo dos 300m² de seu estande, a Honda levou ao público
14 de seus principais modelos. Dentre os destaques, a CRF 1000L Africa Twin,
uma big trail com design marcante, desenvolvida para obter a melhor
aerodinâmica para uma pilotagem versátil, transmitindo conforto para viagens,
agilidade na cidade, e leveza para o uso off-road. O modelo XRE 190 ABS foi outra
novidade da marca japonesa, que traz na linha 2018 o posicionamento de QR codes
na carenagem traseira e no tanque do modelo com as principais informações do
manual do proprietário em realidade aumentada.
Outra grande estrela da marca foi a recém-chegada ao mercado
brasileiro X-ADV, concebida e desenvolvida na Itália. O modelo é um novo
conceito de maxi-scooter e estilo crossover, ideal para rodar tanto nas áreas
urbanas ou nas grandes aventuras estrada afora. Conta com sistema ABS
eletrônico de última geração, smart key, suspensão dianteira invertida up side
down e computador de bordo.
Marcando presença também na área externa, a Honda realizou
cerca de 600 test rides em sua área de 2.500m² com modelos de baixa e alta
cilindradas.
Nos três dias de Salão Moto Brasil também foram realizados
1.500 test rides no Priceless Ride, patrocinado pelo Santander Mastercard e
administrado pelo GPR Motorcycle Course e Hooters Motors. Nesta área de testes,
o público pilotou modelos das marcas Harley-Davidson, Indian, BMW, Triumph e
Suzuki. Para uso no local, o participante recebia uma pulseira Santander Pass
que liberava a cancela Santander
Mastercard localizada em um determinado trecho do percurso.
A Indian Motorcycle apresentou ao público as novidades da
linha Dark Horse: Scout Bobber Dark Horse, Chief Dark Horse & Chieftain
Dark Horse. A custom Roadmaster, de R$ 105 mil, também estava exposta no
estande. De acordo com o representante Marcelo Fernandes, além da
comercialização de modelos como Scout e Springfield (que dispensa chave para
ignição), “várias sementes foram plantadas para colhermos bons frutos nos
próximos meses”. Nos dois primeiros dias de evento, a marca vendeu R$ 18 mil em
acessórios. Para o sábado foram oferecidos descontos especiais aos clientes que
estavam no Salão.
Presente mais uma vez no Salão Moto Brasil, a Suzuki levou
20 modelos ao estande. Um dos destaques ficou por conta da GSX-R1000R equipada
com suspensão BFF, Quick Shift, controle de largada e cornering brake mais aguçado.
O modelo V-STROM 650 XT também chamou a atenção, desenvolvido para fornecer o
máximo de diversão em longas viagens com versatilidade e conforto. A Suzuki
também apresentou ao público os modelos que está comercializando da Haojue (DK
150) e da Kymco (People GTi 300 e Downtown 300i ABS).
Quem visitou o estande da alemã BMW pode conferir os 13
modelos expostos pela marca. Dentre eles, a S 1000 RR, que revolucionou a
classe das superesportivas e tornou-se ícone. Outros modelos de destaque no
estande foram a F 800 GS, considerada a mais esportiva da família GS, e a R
1200 GS. Por mais de três décadas, a R 1200 GS vem definindo seu segmento e tem
provado ser uma companhia confiável em qualquer aventura sobre duas rodas.
Recorde em tempo de venda, nas primeiras horas do Salão a
Triumph já havia vendido o modelo mais caro do estande, a ‘nova’ Tiger 1200. O
acionamento do modelo adventure é o mais potente por eixo de transmissão da
categoria, e oferece 141 CV de potência. O motor de 1200cc entrega torque imediato
em baixa rotação e proporciona um som ainda melhor.
Quem também marcou presença no Salão foi a Kawasaki. Na
linha sport, a marca levou a Ninja 1000, de 1.043cc, versátil tanto para
estrada quanto para cidade. A cruiser Vulcan S também atraiu visitantes ao
estande com seu motor bicilíndrico em paralelo, desenho único do quadro e um
novo plano de suspensão. Já quem gosta de adventure, o design imponente da
Versys-X 300 chamou a atenção.
Outro modelo de moto que fez sucesso entre o público foi a
nova KTM Duke 390, no estande da Moto Rio. Recém-chegada ao Brasil, a naked
ganhou acelerador eletrônico, faróis de LED na vertical e o ‘KTM My Ride’,
sistema através do qual é possível espelhar o smartphone ao painel de TFT
colorido.
Uma das grandes sensações desta edição foi o airbag Air
Hoof, da marca Hit-Air produzida pela Mugen Denko. Ainda sem data de
comercialização no Brasil, o item de segurança é acionado manualmente por uma
válvula. Outra novidade apresentada no Salão foi o Cosmo Connected. De fabricação
francesa, o dispositivo eletrônico, que se conecta à parte traseira do
capacete, emite uma luz vermelha que simula a luz de freio da moto melhorando a
visibilidade da motocicleta.
O público se encantou e também soltou a voz! O Festival Moto
Brasil Jazz & Blues teve shows diários no palco instalado junto à Praça de
Alimentação, em uma área de 2,5 mil m² e contou com a realização da Prefeitura
Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria da Cultura e Lei Municipal de Incentivo
à Cultura (Lei do ISS) e patrocínio do Grupo Assim Saúde e Grupo AB.
Alguns concursos também foram realizados ao longo do evento.
Parceria entre a organização e a Estácio de Sá, 20 alunos de Design Gráfico da
universidade participaram do concurso de customização de capacetes, vencido por
Gabriel Almeida, com o tema ‘Lobo’.
O 4º Bike & Art Show apresentou as obras de 12
customizadores que ficaram expostas durante os três dias de evento. Eric Nobre
– Redlab Garagem do Rio de Janeiro foi o vencedor no voto popular. Customizador
da Maria, moto oficial do Salão Moto Brasil, Leo Dalla – Circumano Design de
Vitória (ES) ganhou no júri técnico.
Fonte: VGCOM -
VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
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