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O crescimento rentável, com 3.878.000 veículos vendidos, foi sustentado pela ofensiva de produtos do Groupe PSA, marcada por mais de 70 lançamentos regionais em dois anos, pela implementação da Core Model Strategy com foco nos clientes e pelo empenho da rede comercial.
• Os modelos do Groupe PSA ficaram entre os finalistas das mais conceituadas premiações automobilísticas realizadas anualmente desde 2014. Foram agraciados em 2018 com os prêmios “Van of the Year 2019” IVOTY (Peugeot Partner, Citroën Berlingo Van e Opel/Vauxhall Combo) e “Best Buy Car of Europe 2019” da AUTOBEST (Citroën Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life e Peugeot Rifter), seguindo o Citroën C3 Aircross em 2017.
• A Core Technology Strategy do Groupe PSA também recebeu o prêmio “Motor Internacional do Ano” pelo quarto ano consecutivo com o motor a gasolina de 3 cilindros Turbo PureTech (110 e 130 cavalos).
• Os modelos SUV do Groupe PSA são um verdadeiro sucesso, impulsionado pelos Peugeot 2008, 3008[1], 5008 (marca líder na Europa), pelos Citroën C3 Aircross[2], C3-XR, C5 Aircross, pelo DS 7 Crossback, e pelos Opel/Vauxhall Crossland X, Mokka X e Grandland X. Essa dinâmica continuará em 2019, com grandes lançamentos para todas as marcas.
• O Grupo anunciou sua ofensiva de eletrificação para todas as marcas e deve disponibilizar os primeiros modelos PHEV[3] e EV[4] já em 2019, começando pela marca DS.
O Groupe PSA bateu um novo recorde de vendas de VULs: 564.147 unidades vendidas, em alta de 18,3%.
• O Groupe PSA renovou suas gamas de furgões compactos em 2016 e de furgonetas em 2018 e consolidou sua liderança na Europa em todos os subsegmentos: cerca de um em cada quatro compradores de VULs opta por um modelo do Grupo atualmente.
• A ofensiva VUL do Grupo fundamentou as bases de seu crescimento internacional, com o sucesso do lançamento da produção do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy na Eurásia, e o começo muito promissor de uma vasta gama de produtos e serviços VUL destinados aos clientes da América Latina.
Europa[5]: mudança de escala com uma participação no mercado de 17,1%
O Groupe PSA soube aproveitar plenamente a excelência com que administrou a implementação da nova norma WLTP para ganhar vantagem em relação à concorrência no último quadrimestre do ano. Sua participação no mercado cresceu 3,8 pontos, alcançando 17,1% no final de 2018, graças às marcas Peugeot e Citroën, que registraram as maiores progressões de vendas em 2018, com +5% para cada, posicionando-se no Top 10 das marcas na Europa.
A Peugeot confirma sua dinâmica: líder SUV na Europa, número 1 na Espanha e número 1 na França nos mercados B2C e B2B de veículos particulares. A Citroën atingiu um nível de vendas recorde, inédito nos últimos sete anos. A DS Automobiles registrou uma progressão significativa, com um crescimento de 6,7% das vendas, graças ao lançamento do DS7 Crossback. A Opel/Vauxhall continua com sua ofensiva de produtos impulsionada pela gama X.
O Groupe PSA teve um desempenho melhor que o do mercado e progrediu em todos os principais países: França (+2,6 pts.), Espanha (+4,2 pts.), Itália (+3,9 pts.), Reino Unido (+4,8 pts.) e Alemanha (+3,7 pts.).
Oriente Médio – África: o Grupo permanece ofensivo em um contexto regional complexo.
Apesar de importantes adversidades decorrentes essencialmente da cessação progressiva das atividades no Irã[6] e do declínio do mercado na Turquia, a participação de mercado do Groupe PSA cresceu no Marrocos (+1,7 pt), na Tunísia (+1 pt) e no Egito (+3,1 pts.). O Grupo mantém a liderança no mercado dos Departamentos Ultramarinos Franceses.
A implantação da estrutura industrial regional está em curso, tendo como etapa principal o início da produção na planta de Kenitra (Marrocos) em 2019.
China & Sudeste Asiático: o Groupe PSA se dedica a superar a situação na China e prepara sua ofensiva comercial nos países da ASEAN.
No mercado chinês de veículos particulares, em queda de -2%, as vendas do Grupo caíram 34,2%. O Grupo está elaborando diversos planos de ação com seus parceiros para superar as dificuldades atuais. Em especial, está implementando sua estratégia de eletrificação com a marca Fukang, que será seguida de modelos eletrificados PCD[7] a partir de 2019. No âmbito da Core Model Strategy, atualmente em curso, serão propostos produtos melhor adaptados às expectativas dos clientes chineses.
As vendas nos países da ASEAN duplicaram em relação à 2017, atingindo 10.882 veículos. A joint-venture com a Naza (Malásia) entregará seus primeiros produtos em 2019, com os Peugeot 3008 e 5008.
América Latina: a queda das vendas deve-se em grande parte ao forte declínio do mercado argentino (-32% no segundo semestre), decorrente da conjuntura econômica, com um impacto negativo nas taxas de câmbio, e das dificuldades do mercado brasileiro. Contudo, as vendas mantêm uma tendência positiva na região pan-americana (54.887 veículos vendidos, em alta de 13,3%), composta pelo Chile, México, Colômbia, Peru, Uruguai e Equador.
O lançamento do novo SUV Citroën C4 Cactus, produzido na América Latina, é animador. A produção local da gama de VULs está em curso (lançamento dos modelos Jumpy MiniBus, Berlingo, Boxer e Jumper no Brasil, Jumpy e Expert Crewcab na Argentina e Partner na versão elétrica no Chile e no Uruguai).
Índia-Pacífico: o crescimento das vendas resulta essencialmente do bom nível das atividades do Grupo no Japão (+9,6%). O projeto de produção na Índia, desenvolvido em parceria com o grupo CK Birla, continua conforme previsto.
Eurásia: estabilidade das vendas. As vendas aumentaram na Ucrânia (+7%). A boa dinâmica dos modelos Peugeot 3008, C4 Sedan e dos novos VULs produzidos em Kaluga desde abril (Peugeot Expert e Citroën Jumpy) é animadora.
“Em um contexto cada vez mais instável, conseguimos prosperar graças à implementação rigorosa de nossa Core Model Strategy, que demonstrou sua eficiência. A atratividade que nossos produtos exercem sobre os clientes B2B ou B2C sustenta a política de precificação de todas as nossas marcas, ao passo que implementamos atualmente nossa ofensiva elétrica. A agilidade e o espírito darwinista nunca foram tão importantes para vencer os desafios futuros e aumentar a satisfação de nossos clientes”, declarou Carlos Tavares, Presidente Mundial do Groupe PSA.
Fonte: Media Groupe PSA Brasil
• Os modelos do Groupe PSA ficaram entre os finalistas das mais conceituadas premiações automobilísticas realizadas anualmente desde 2014. Foram agraciados em 2018 com os prêmios “Van of the Year 2019” IVOTY (Peugeot Partner, Citroën Berlingo Van e Opel/Vauxhall Combo) e “Best Buy Car of Europe 2019” da AUTOBEST (Citroën Berlingo Van, Opel/Vauxhall Combo Life e Peugeot Rifter), seguindo o Citroën C3 Aircross em 2017.
• A Core Technology Strategy do Groupe PSA também recebeu o prêmio “Motor Internacional do Ano” pelo quarto ano consecutivo com o motor a gasolina de 3 cilindros Turbo PureTech (110 e 130 cavalos).
• Os modelos SUV do Groupe PSA são um verdadeiro sucesso, impulsionado pelos Peugeot 2008, 3008[1], 5008 (marca líder na Europa), pelos Citroën C3 Aircross[2], C3-XR, C5 Aircross, pelo DS 7 Crossback, e pelos Opel/Vauxhall Crossland X, Mokka X e Grandland X. Essa dinâmica continuará em 2019, com grandes lançamentos para todas as marcas.
• O Grupo anunciou sua ofensiva de eletrificação para todas as marcas e deve disponibilizar os primeiros modelos PHEV[3] e EV[4] já em 2019, começando pela marca DS.
O Groupe PSA bateu um novo recorde de vendas de VULs: 564.147 unidades vendidas, em alta de 18,3%.
• O Groupe PSA renovou suas gamas de furgões compactos em 2016 e de furgonetas em 2018 e consolidou sua liderança na Europa em todos os subsegmentos: cerca de um em cada quatro compradores de VULs opta por um modelo do Grupo atualmente.
• A ofensiva VUL do Grupo fundamentou as bases de seu crescimento internacional, com o sucesso do lançamento da produção do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy na Eurásia, e o começo muito promissor de uma vasta gama de produtos e serviços VUL destinados aos clientes da América Latina.
Europa[5]: mudança de escala com uma participação no mercado de 17,1%
O Groupe PSA soube aproveitar plenamente a excelência com que administrou a implementação da nova norma WLTP para ganhar vantagem em relação à concorrência no último quadrimestre do ano. Sua participação no mercado cresceu 3,8 pontos, alcançando 17,1% no final de 2018, graças às marcas Peugeot e Citroën, que registraram as maiores progressões de vendas em 2018, com +5% para cada, posicionando-se no Top 10 das marcas na Europa.
A Peugeot confirma sua dinâmica: líder SUV na Europa, número 1 na Espanha e número 1 na França nos mercados B2C e B2B de veículos particulares. A Citroën atingiu um nível de vendas recorde, inédito nos últimos sete anos. A DS Automobiles registrou uma progressão significativa, com um crescimento de 6,7% das vendas, graças ao lançamento do DS7 Crossback. A Opel/Vauxhall continua com sua ofensiva de produtos impulsionada pela gama X.
O Groupe PSA teve um desempenho melhor que o do mercado e progrediu em todos os principais países: França (+2,6 pts.), Espanha (+4,2 pts.), Itália (+3,9 pts.), Reino Unido (+4,8 pts.) e Alemanha (+3,7 pts.).
Oriente Médio – África: o Grupo permanece ofensivo em um contexto regional complexo.
Apesar de importantes adversidades decorrentes essencialmente da cessação progressiva das atividades no Irã[6] e do declínio do mercado na Turquia, a participação de mercado do Groupe PSA cresceu no Marrocos (+1,7 pt), na Tunísia (+1 pt) e no Egito (+3,1 pts.). O Grupo mantém a liderança no mercado dos Departamentos Ultramarinos Franceses.
A implantação da estrutura industrial regional está em curso, tendo como etapa principal o início da produção na planta de Kenitra (Marrocos) em 2019.
China & Sudeste Asiático: o Groupe PSA se dedica a superar a situação na China e prepara sua ofensiva comercial nos países da ASEAN.
No mercado chinês de veículos particulares, em queda de -2%, as vendas do Grupo caíram 34,2%. O Grupo está elaborando diversos planos de ação com seus parceiros para superar as dificuldades atuais. Em especial, está implementando sua estratégia de eletrificação com a marca Fukang, que será seguida de modelos eletrificados PCD[7] a partir de 2019. No âmbito da Core Model Strategy, atualmente em curso, serão propostos produtos melhor adaptados às expectativas dos clientes chineses.
As vendas nos países da ASEAN duplicaram em relação à 2017, atingindo 10.882 veículos. A joint-venture com a Naza (Malásia) entregará seus primeiros produtos em 2019, com os Peugeot 3008 e 5008.
América Latina: a queda das vendas deve-se em grande parte ao forte declínio do mercado argentino (-32% no segundo semestre), decorrente da conjuntura econômica, com um impacto negativo nas taxas de câmbio, e das dificuldades do mercado brasileiro. Contudo, as vendas mantêm uma tendência positiva na região pan-americana (54.887 veículos vendidos, em alta de 13,3%), composta pelo Chile, México, Colômbia, Peru, Uruguai e Equador.
O lançamento do novo SUV Citroën C4 Cactus, produzido na América Latina, é animador. A produção local da gama de VULs está em curso (lançamento dos modelos Jumpy MiniBus, Berlingo, Boxer e Jumper no Brasil, Jumpy e Expert Crewcab na Argentina e Partner na versão elétrica no Chile e no Uruguai).
Índia-Pacífico: o crescimento das vendas resulta essencialmente do bom nível das atividades do Grupo no Japão (+9,6%). O projeto de produção na Índia, desenvolvido em parceria com o grupo CK Birla, continua conforme previsto.
Eurásia: estabilidade das vendas. As vendas aumentaram na Ucrânia (+7%). A boa dinâmica dos modelos Peugeot 3008, C4 Sedan e dos novos VULs produzidos em Kaluga desde abril (Peugeot Expert e Citroën Jumpy) é animadora.
“Em um contexto cada vez mais instável, conseguimos prosperar graças à implementação rigorosa de nossa Core Model Strategy, que demonstrou sua eficiência. A atratividade que nossos produtos exercem sobre os clientes B2B ou B2C sustenta a política de precificação de todas as nossas marcas, ao passo que implementamos atualmente nossa ofensiva elétrica. A agilidade e o espírito darwinista nunca foram tão importantes para vencer os desafios futuros e aumentar a satisfação de nossos clientes”, declarou Carlos Tavares, Presidente Mundial do Groupe PSA.
Fonte: Media Groupe PSA Brasil
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